Vocês já devem ter ouvido falar que conhecer Paris nos meses de julho e agosto, nas férias do verão europeu, é uma fria. Leitoras e leitores já me pediram esclarecimentos sobre esta apreciação.
foto Sérgio T. Gonçalves. A mãe e seu bebê, um banho de sol na esplanada do Centre Georges Pompidou.
Primeiro os argumentos positivos. Tenho vários amigos parisienses que não viajam nos meses de julho e agosto porque todos os europeus estão viajando, as praias vão estar lotadas, as estradas congestionadas, os restaurantes entupidos. O que eles fazem? Eles ficam em Paris e adoram. Adoram porque as ruas estão mais vazias pois todos os parisienses estão fora, adoram porque a cidade adquire uma atmosfera mais descontraída.
Com o sol e o calor todos ficam alegres, os terraços e jardins cheios de pessoas tomando sol, conversando, lendo. Paris adquire mesmo uma praia artificial nas margens do Sena.
Eu pessoalmente preferiria visitar Paris no verão que no inverno. Digo logo, eu detesto o frio. Amigos brasileiros dizem sempre que eles adoram o inverno francês. Enquanto o frio for exótico, quer dizer algo longe dos nossos costumes, ele tem charme. Deixando de ser exótico ele passa a ser insuportável.
Como conhecer esta cidade sem caminhar, caminhar e caminhar. Com temperaturas abaixo de zero, impossível.
Em seguida quais são os argumentos negativos, porque as pessoas repetem tanto que visitar Paris no verão é roubada. Uns dizem que nesta época Paris está lotada. Não é verdade e como disse acima Paris se esvazia dos seus habitantes. Outros que faz muito calor. Já passei um verão inteiro em Paris com blusa de lã. Claro que de repente pode acontecer um verão absurdamente quente. Já aconteceu. Mas é raro. Dizem também que os bons restaurantes estão fechados. Alguns fecham, outros estão abertos.
Então, qual é o problema? Na minha opinião existe um só problema, a escolha cultural é pobre. A temporada de espetáculos acaba no início de julho. Ela começa sempre em setembro na volta das férias e termina no início das férias de verão do ano seguinte.
Um exemplo, o Theatre de la Ville já colocou no seu site o programa para a temporada setembro 2008/junho 2009. Os ingressos para balés como Pina Bausch já estão a venda. O espetáculo será em fevereiro ou março 2009. E o último espetáculo deste teatro, da temporada 2007/2008, será Pina Bausch dia 2 de julho.
A conclusão é a seguinte. Os meses ideais para visitar Paris são os meses correspondentes à primavera e ao outono europeu, quer dizer, abril, maio, junho, setembro, outubro. Nestes meses você ainda pode caminhar pela cidade e a temporada cultural está no auge.
Mas eu sou teimosa, continuo dizendo que se você tiver só duas opções inverno ou verão prefira o verão.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
612 Comentários
Katia
Lina, Beth
Fui a Paris em abril deste ano. Foi a primeira vez que fui à cidade. Achei-a linda apesar do humor azedo dos parisienses. O encanto da cidade me farão voltar em fevreiro de 2012. Já comprei a passagem. Li alguns comentários e confesso que fiquei meio perdida. Não tenho como mudar esta data. A época que fui, achei muito quente. Minhas férias não poderão ser alteradas. Sei que terei que levar roupas para frio, mas qual a temperatura média ? Ficarei de 29 de janeiro a 09 de fevereiro em Paris e depois até 17 de fevreiro entre Veneza e Lisboa. Além do frio, chove muito? Sei que é imprevisível, pergunto em termos de probabilidades. Será que terei de contentar-me em pessear só de metrô? Não poderei caminhar como fiz em abril? Gosto de andar sem destino certo, até porque os pontos turísticos mais conhecidos eu já fui. Quero agora, curtir mais a cidade, seus recantos. Mas confesso que com chuva e vento, fica meio enjoado. O frio dá para administrar com roupas adequadas, que algumas levarei e outras comprarei em Paris mesmo.
conexaoparis
Katia
Venha de qualquer forma. Se o inverno for rigoroso, faça como os franceses: quando sentir frio tome um chocolate quente. Dê preferência para programas culturais.
Beth
Ariane
É fácil: 21 de junho é o dia mais longo do ano, 21 de dezembro é o mais curto! Em 21 de março e 21 de setembro os dias e noites tem a mesma duração. Resumindo, os meses com dias mais longos vão de abril até setembro. E os mais curtos, de outubro até março…
Abs.
Ariane
Puxa, obrigada pela ajuda.
Vc acha que fevereiro é mto frio? Não vou aguentar?
Você mora em paris?
Se vc fosse escolher um mês pra conhecer esta cidade tão linda, qual escolheria e porque?
Desculpe ficar te perguntando, mas to perdida.
Bjs
conexaoparis
Ariane
Eu gosto dos meses de maio, junho e setembro. Os melhores. Temperaturas agradáveis.
Ariane
Bom dia, estarei casando em 16/02/13 e gostaríamos de passar a lua de mel em paris. Mas gostaria de saber se é muito frio e se os dias são mto curtos.
Em abril os dias são mais longos? Você saberia me informar a duração dos dias e a estação de cada mês do ano para que eu verificasse o melhor período?
Obrigada
conexaoparis
Ariane
Precisamente não sei te dizer. Mas em fevereiro escurece às 17.45h ou 18h. É em dezembro que os meses são curtos.
Em abril os dias serão mais longos. em junho temos os dias mais longos do ano.
Julia Regina
Beth, muito obrigada pela informações!
Abraços,
Beth
Ana Paula
Ano passado eu levei minha neta de 11 anos para conhecer Paris.
Ela gostou de tudo!
Da cidade, do povo e da culinária…
Foi 3 vezes ao Louvre, 2 vezes no Carnavalet (adorou), visitou todos os monumentos e passou um dia inteiro passeando por Versalhes …
Flanou pela cidade (risos) como uma jovem nativa…
E olha que nevou 10 dias seguidos!
Abs.
Ana Paula
Pode me dizer quais os pontos fortes e fracos de conhecer Paris em janeiro, minha filha de 11 anos é apaixonada por Paris e quer conhece-la com neve ….
a Eurodisney funciona nesta epoca ??
Ja agradeço sua atenção, Um abraço
conexaoparis
Ana Paula
O ponto fraco é o frio. Para mim é defeito. Para outros qualidade. Como Paris é feita para ser conhecida a pé, se o inverno for rigoroso, caminhar fica impossível.
Beth
Julia Regina
Em setembro os dias têm duração normal, pois é próximo do equinócio de outono, dias e noites com a mesma duração.
Ali nas proximidades do Arco do Triunfo (Étoile) tem muitos restôs com preços razoáveis. Recomendo especialmente a Brasserie Lorraine (2, Place des Ternes) e o Chez Andrè, 12, rue Marbeuf.Se preferiralgo realmente pitoresco, tente o Le Petit Acacia, 58, rue des Acacias. Já para uma um programa muito especial, vai no L’Arc, 12 rue de Presbourg….
Todos são locais de qualidade e frequentados pela vizinhança.
Evite os restôs do Champs Elysées, a maioria deles é arapuca para turistas….
Abs.
Julia Regina
Eu e meu marido estamos de viagem marcada para Paris em setembro. A que horas o sol nasce e a que horas começa a escurecer?
Vamos ficar próximo ao Arco do Triunfo. Você teria indicação de restaurantes com preços justos?
Agradecemos pela ajuda.
rogerio
Por favor, gostaria que vc me desse uma dica a respeito do hotel Campanille Paris Bastille, ou seja, se sua localização e estrutura são boas. Outra pergunta: é possível ir a Londres pelo trem Eurostar e voltar no mesmo dia para uma visita rápida àquela cidade??? Desde já agradecido.
conexaoparis
Rogério
Não o conheço pessoalmente. Um leitor se hospedou neste hotel e gostou muito.
Acho a localização boa, perto da Bastille e do Marais.
É possível um bate volta a Londres. Tem categoria específica sobre isso no blog.