Vocês já devem ter ouvido falar que conhecer Paris nos meses de julho e agosto, nas férias do verão europeu, é uma fria. Leitoras e leitores já me pediram esclarecimentos sobre esta apreciação.
foto Sérgio T. Gonçalves. A mãe e seu bebê, um banho de sol na esplanada do Centre Georges Pompidou.
Primeiro os argumentos positivos. Tenho vários amigos parisienses que não viajam nos meses de julho e agosto porque todos os europeus estão viajando, as praias vão estar lotadas, as estradas congestionadas, os restaurantes entupidos. O que eles fazem? Eles ficam em Paris e adoram. Adoram porque as ruas estão mais vazias pois todos os parisienses estão fora, adoram porque a cidade adquire uma atmosfera mais descontraída.
Com o sol e o calor todos ficam alegres, os terraços e jardins cheios de pessoas tomando sol, conversando, lendo. Paris adquire mesmo uma praia artificial nas margens do Sena.
Eu pessoalmente preferiria visitar Paris no verão que no inverno. Digo logo, eu detesto o frio. Amigos brasileiros dizem sempre que eles adoram o inverno francês. Enquanto o frio for exótico, quer dizer algo longe dos nossos costumes, ele tem charme. Deixando de ser exótico ele passa a ser insuportável.
Como conhecer esta cidade sem caminhar, caminhar e caminhar. Com temperaturas abaixo de zero, impossível.
Em seguida quais são os argumentos negativos, porque as pessoas repetem tanto que visitar Paris no verão é roubada. Uns dizem que nesta época Paris está lotada. Não é verdade e como disse acima Paris se esvazia dos seus habitantes. Outros que faz muito calor. Já passei um verão inteiro em Paris com blusa de lã. Claro que de repente pode acontecer um verão absurdamente quente. Já aconteceu. Mas é raro. Dizem também que os bons restaurantes estão fechados. Alguns fecham, outros estão abertos.
Então, qual é o problema? Na minha opinião existe um só problema, a escolha cultural é pobre. A temporada de espetáculos acaba no início de julho. Ela começa sempre em setembro na volta das férias e termina no início das férias de verão do ano seguinte.
Um exemplo, o Theatre de la Ville já colocou no seu site o programa para a temporada setembro 2008/junho 2009. Os ingressos para balés como Pina Bausch já estão a venda. O espetáculo será em fevereiro ou março 2009. E o último espetáculo deste teatro, da temporada 2007/2008, será Pina Bausch dia 2 de julho.
A conclusão é a seguinte. Os meses ideais para visitar Paris são os meses correspondentes à primavera e ao outono europeu, quer dizer, abril, maio, junho, setembro, outubro. Nestes meses você ainda pode caminhar pela cidade e a temporada cultural está no auge.
Mas eu sou teimosa, continuo dizendo que se você tiver só duas opções inverno ou verão prefira o verão.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
612 Comentários
VivianeC
Obrigada, Beth!!
Nem brinque que as sorveterias fecham!! rss
josé rodrigues
Sugestão
Para quem puder ir na semana do 12 de outubro é uma ótima época.
Fui e não me arrependi, um frio agradável, não peguei chuva, não tem nada fechado e ainda tem liquidação na galeria lafayete.
Rodrigo
Procure no site sobre o museum pass, ele é um bilhete para as principais atrações da cidade, você economiza MUITO tempo e dinheiro.
Quanto a passear a noite pode ir tranquilo, em regra é muito seguro, ficava na rua até 23, 24 horas e não tive problemas, apenas siga as regras de bom senso de qualquer lugar.
Boa sorte
Beth
VivianeC
Agosto em Paris é quente para os europeus.
Para nós brasileiros é agradável, especialmente se comparar com o verão do Rio.
O maior inconveniente do mês de agosto é que muitos restaurantes etc entram em férias coletivas. Inclusive as sorveterias, risos.
Turistas tem o ano inteiro, um pouco mais no verão…
Abs.
VivianeC
Boa tarde!
Assim como a Sonia, também irei em agosto. Fiquei preocupada com os comentários acerca desse mês. Fica insuportavelmente cheio de turistas? O calor é de matar? Não tem frigobar no meu hotel e não sei se há ar condicionado.. aff!
Beth
Sonia
A temperatura média de Paris em agosto é de 19°C e não é um mês muito chuvoso. Compre um carnet com 10 tickets de metrô, é mais econômico. A Place D’Italie é uma região tranquila.
Sonia
Olá
Estou indo a Paris em agôsto, ficarei 5 dias, eu sei que as temperaturas andam meio malucas, será que lá também é assim?
Mês de agôsto é verão, dizem que chove muito, como vou levar uma mala pequena estou meio preocupada em relação a roupas, o que vc. sugere.
Vou ficar no Ibis Place D”Italie, será que é um bom lugar?
Gostaria tambem de saber se é mais vantajoso comprar bilhetes de metro para 1 semana
Obrigada
Sonia
Parabéns
Sonia
Fátima M. Domingues
Lina, que site gostoso de visitar!
Eu e minha família iremos visitar Paris pela 1ª vez em julho, ficaremos
pouco, pois o destino da viagem será a Alemanha.
Mas quantas coisas boas eu já decobri lendo esses comentários.
Postarei algumas fotos quando voltar.
Parabéns!
Fátima
RODRIGO
Eu irei para Paris em dezembro e estou com duvida quanto a visitação de alguns lugares. Tem que pagar ingresso para entrar no Museu do Louvre, no Museu d´Orsay, no Trocadero, na Opera Garnier ( sem dia de espetaculo, logico ), no Palais Royal, no museu dentro do Arco do Triunfo??? Nao sei o que cobra e o que nao cobra. E a noite parisiense? Ate que horas dá pra passear despreocupado? É violento nesses pontos à noite?? Um abraço pra todo mundo e se alguem tiver indo pra la entre 14 e 21 de dez, me fala. Quem sabe combinamos tomar um café numa boulangerier parisiense!!
RODRIGO
Eu nunca viajei para Paris e gostaria de saber se é muito caro a alimentação por la. Adoro as famosas boulangerie ( padarias ) mas tenho medo de ser muito caro as coisas. Viajo em dezembro dia 14 e estou querendo me organizar com relação a quanto vou gastar com comida em 5 dias. Não procuro restaurantes chiques nao ( não tenho “saco” para isso ).
conexaoparis
Rodrigo
Um bom sanduíche custa em torno de 4 euros.
RODRIGO
ANDREA,
pena que não estarei em Paris dia 19 de novembro. Viajarei para a França em Dezembro, e ainda sozinho. Não consegui ainda nenhum aventureiro para desbravar a cidade luz. Mas se tiver na França até Dez me avisa para combinarmos de se esbarrar por lá. Tambem se alguem for à Paris em Dez avise-me. Podemos combinar um bom passeio por lá. Abraços à todos.