Vocês já devem ter ouvido falar que conhecer Paris nos meses de julho e agosto, nas férias do verão europeu, é uma fria. Leitoras e leitores já me pediram esclarecimentos sobre esta apreciação.
foto Sérgio T. Gonçalves. A mãe e seu bebê, um banho de sol na esplanada do Centre Georges Pompidou.
Primeiro os argumentos positivos. Tenho vários amigos parisienses que não viajam nos meses de julho e agosto porque todos os europeus estão viajando, as praias vão estar lotadas, as estradas congestionadas, os restaurantes entupidos. O que eles fazem? Eles ficam em Paris e adoram. Adoram porque as ruas estão mais vazias pois todos os parisienses estão fora, adoram porque a cidade adquire uma atmosfera mais descontraída.
Com o sol e o calor todos ficam alegres, os terraços e jardins cheios de pessoas tomando sol, conversando, lendo. Paris adquire mesmo uma praia artificial nas margens do Sena.
Eu pessoalmente preferiria visitar Paris no verão que no inverno. Digo logo, eu detesto o frio. Amigos brasileiros dizem sempre que eles adoram o inverno francês. Enquanto o frio for exótico, quer dizer algo longe dos nossos costumes, ele tem charme. Deixando de ser exótico ele passa a ser insuportável.
Como conhecer esta cidade sem caminhar, caminhar e caminhar. Com temperaturas abaixo de zero, impossível.
Em seguida quais são os argumentos negativos, porque as pessoas repetem tanto que visitar Paris no verão é roubada. Uns dizem que nesta época Paris está lotada. Não é verdade e como disse acima Paris se esvazia dos seus habitantes. Outros que faz muito calor. Já passei um verão inteiro em Paris com blusa de lã. Claro que de repente pode acontecer um verão absurdamente quente. Já aconteceu. Mas é raro. Dizem também que os bons restaurantes estão fechados. Alguns fecham, outros estão abertos.
Então, qual é o problema? Na minha opinião existe um só problema, a escolha cultural é pobre. A temporada de espetáculos acaba no início de julho. Ela começa sempre em setembro na volta das férias e termina no início das férias de verão do ano seguinte.
Um exemplo, o Theatre de la Ville já colocou no seu site o programa para a temporada setembro 2008/junho 2009. Os ingressos para balés como Pina Bausch já estão a venda. O espetáculo será em fevereiro ou março 2009. E o último espetáculo deste teatro, da temporada 2007/2008, será Pina Bausch dia 2 de julho.
A conclusão é a seguinte. Os meses ideais para visitar Paris são os meses correspondentes à primavera e ao outono europeu, quer dizer, abril, maio, junho, setembro, outubro. Nestes meses você ainda pode caminhar pela cidade e a temporada cultural está no auge.
Mas eu sou teimosa, continuo dizendo que se você tiver só duas opções inverno ou verão prefira o verão.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
612 Comentários
Jorge A Curi
Lina, adoro o seu blog e apesar de estar indo pela 1ª vez à Paris em Setembro próximo, já tenho uma boa idéia do que vou ver, encontrar e experimentar por lá graças ao seu blog. Dúvidas:
Como ir do aeroporto de Orly (Viajo via TAP/Lisboa) ao Novotel Gare de Lyon? Vou assistir o Moulin Rouge no show da 11:00 pm, na saída como voltar a este Hotel? (Metro ou Taxi) Muito obrigado. Jorge Curi
conexaoparis
Jorge
Se a estação deste hotel for Gare de Lyon pegue o Orlybus e desça no ponto final Denfert R. Lá pegue o metro linha 6 até Bercy, troque de linha e pegue a 14 até Gare de Lyon.
Não é complicadol
Na saida do espetáculo, pegue taxi.
Andrea
Olá! Estava fazendo uma pesquisa do clima de Paris esse ano para viajar e “encontrei seu blog. Adorei! Gostaria de ajuda para definir uma viagem que ganhei da empresa que trabalho, posso escolher uma semana, sendo que só posso ir ou na primeira semana de outubro ou na primeira de novembro… O que você acha?
Estive em Paris em outubro de 2008, no início fez até calor, mas ao final do mês pegamos um friozinho… O que você aconselha??
Parabéns pelo blog.
conexaoparis
Andrea
Se não gostar de frio venha na primeira semana de outubro. Esta seria a minha escolha.
Montenegro
Beth, tudo anotado (salvo) e a ser utilizado no momento oportuno.
Obrigado de coração.
Beth
Montenegro
Nuremberg é uma cidade com grande conotação histórica, especialmente por conta do famoso “julgamente’ ocorrido lá no imediato pós-guerra. Mas da cidade mesmo não sobrou muita coisa. Hoje é mais uma cidade moderna cidade alemã igual a tantas outras…
Perto dali, indo na direção norte, vc vai encontrar a famosa “Estrada Romântica” que vai até Würzburg (barroco alemão) bem mais bonita…
Nunca esqueça que a Alemanha foi muito destruída durante a IIa. Guerra.
As pequenas cidades foram mais preservadas.
Hamburg (onde eu morei), Berlin, Munique, Colônia etc foram muito atingidas… Mas mesmo assim vale a pena conhecer a Alemanha.
Um grande abraço.
Montenegro
Beth,
Você me convenceu a conhecer Regensburg!
É que minha irmã vai estudar alguns anos por lá e eu já estava planejando visitá-la.
Eu estaria abusando se te pedisse dicas de Nuremberg também?
OBRIGADO DEMAIS!
Abraço.
Beth
Montenegro
Eu recomendaria uma cidade chamada Regensburg, justamente entre Nuremberg e Munique. Na beira do Danúbio, é a Ratisbona dos romanos.
A cidade é um verdadeiro “mostruário” da História da Arte. Além das ruínas romanas, há belos exemplares da arquitetura da Idade Média e uma das mais espetaculares igrejas góticas da Alemanha. Sem falar no castelo dos Thurn und Taxis, nos arredores da cidade. A família ainda mora lá, mas dá para visitar. Sua biblioteca é famosa por ter sido o local onde Rainer Maria Rilke escreveu “As Elegias de Duino”…
Perto de lá existe também um local muito lindo chamado Walhalla, um templo construído pelo Ludwik I da Baviera em homenagem ao Céu dos Wikings, risos.
Já viu que eu gosto muito da região…
Um grande abraço
Montenegro
Querida Beth,
Off post.
Recorro a seus conhecimentos sobre a Alemanha (você morou lá, né?)…
Minha irmã está viajando para uma cidade entre Munique e Nuremberg. Além destas duas, existe algum lugar na Baviera que você acha que seja imperdível?
Obrigado!
Beth
Rodrigo
Eu gosto mais de Paris do que de Roma…
A Tour Eiffel passa o ano inteiro iluminada. A única vez em que a vi apagada foi durante a crise do OM de 73, só acendiam nas quartas e domingos por conta do Turismo. Economia de energia…
Abs.
RODRIGO
Fraîche Beth!!!
A cidade deve ficar encantadora mesmo no fim do ano. Mas me fala ae Beth: a Torre Eiffel tem iluminação especial a partir de quando? Vi fotos dela nos sites de Turismo e achei o maximo: brilho, cores alternando, luzes… show de bola. Mas quanto a viajar sozinho eu até que gosto, mas é a primeira vez que saio do Brasil e fico com o pé atrás quando penso numa cultura diferente, idioma diferente, itinerário, horario, tudo muda. Aí viajar acompanhado é mais divertido. Mas por aqui sempre viajo sozinho. Mas fora… Você ja foi em Roma tambem? Eu adoraria ir tb ao Vaticano. Estou tentando achar um pacote que inclua as duas cidades Roma e Paris. Um abraço Beth.
Beth
Rodrigo
Paris é especialmente linda em dezembro/janeiro por conta das Luzes de Natal. É uma das mais belas épocas do ano para visitar a cidade e uma das minhas prediletas.
Quanto a viajar sozinho, é uma questão de estado de espírito…Tem quem goste e quem não goste. Eu pessoalmente, mesmo viajando acompanhada gosto de tirar algumas horas sozinha para rever certos lugares…
Abs.