Vocês já devem ter ouvido falar que conhecer Paris nos meses de julho e agosto, nas férias do verão europeu, é uma fria. Leitoras e leitores já me pediram esclarecimentos sobre esta apreciação.
foto Sérgio T. Gonçalves. A mãe e seu bebê, um banho de sol na esplanada do Centre Georges Pompidou.
Primeiro os argumentos positivos. Tenho vários amigos parisienses que não viajam nos meses de julho e agosto porque todos os europeus estão viajando, as praias vão estar lotadas, as estradas congestionadas, os restaurantes entupidos. O que eles fazem? Eles ficam em Paris e adoram. Adoram porque as ruas estão mais vazias pois todos os parisienses estão fora, adoram porque a cidade adquire uma atmosfera mais descontraída.
Com o sol e o calor todos ficam alegres, os terraços e jardins cheios de pessoas tomando sol, conversando, lendo. Paris adquire mesmo uma praia artificial nas margens do Sena.
Eu pessoalmente preferiria visitar Paris no verão que no inverno. Digo logo, eu detesto o frio. Amigos brasileiros dizem sempre que eles adoram o inverno francês. Enquanto o frio for exótico, quer dizer algo longe dos nossos costumes, ele tem charme. Deixando de ser exótico ele passa a ser insuportável.
Como conhecer esta cidade sem caminhar, caminhar e caminhar. Com temperaturas abaixo de zero, impossível.
Em seguida quais são os argumentos negativos, porque as pessoas repetem tanto que visitar Paris no verão é roubada. Uns dizem que nesta época Paris está lotada. Não é verdade e como disse acima Paris se esvazia dos seus habitantes. Outros que faz muito calor. Já passei um verão inteiro em Paris com blusa de lã. Claro que de repente pode acontecer um verão absurdamente quente. Já aconteceu. Mas é raro. Dizem também que os bons restaurantes estão fechados. Alguns fecham, outros estão abertos.
Então, qual é o problema? Na minha opinião existe um só problema, a escolha cultural é pobre. A temporada de espetáculos acaba no início de julho. Ela começa sempre em setembro na volta das férias e termina no início das férias de verão do ano seguinte.
Um exemplo, o Theatre de la Ville já colocou no seu site o programa para a temporada setembro 2008/junho 2009. Os ingressos para balés como Pina Bausch já estão a venda. O espetáculo será em fevereiro ou março 2009. E o último espetáculo deste teatro, da temporada 2007/2008, será Pina Bausch dia 2 de julho.
A conclusão é a seguinte. Os meses ideais para visitar Paris são os meses correspondentes à primavera e ao outono europeu, quer dizer, abril, maio, junho, setembro, outubro. Nestes meses você ainda pode caminhar pela cidade e a temporada cultural está no auge.
Mas eu sou teimosa, continuo dizendo que se você tiver só duas opções inverno ou verão prefira o verão.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
612 Comentários
conexaoparis
Marcelo
Difícil de responder.
Os pacotes costumam ser mais baratos. Mas não tenho certeza.
Olhe os hoteis que eu e os leitores do blog indicamos e compare preços.
Tem gente que não gosta de grupo. Eu odeio.
Viajo sempre de maneira individual.
Paris é pequena e basta ler bem o blog que terá todas as informações.
Marcelo
Minha esposa tem um sonho, conhecer paris!
Bom estou pensando em realizar este sonho este ano, passar uns 15 dias la, e como nunca sai do Brasil, gostaria de saber qual seria um bom hotel com um preço bom tambem? compensa comprar pacote de viagem ou é melhor comprar o aereo e o hotel, os passeios se vira em paris??
obrigado pela ajuda
conexaoparis
Juliana
Visite Montmartre também. Tem o circuito em categorias sobre Montmartre.
Eu acho que Disney é algo que deva ser visto nos USA.
Aqui na França vá ver as caves de champagne em Reims, o Mont Saint Michel ou outras cidades européias. Amsterdam merece dois dias.
Juliana
Oi Lina, tudo bem?
Estarei em Paris no dia 17 de Julho para assistir a final do tour de france no dia 25, no Champs Elisee. Estou pretendendo fazer aquele tour de 4 dias que vc sugeriu e outros dias restantes, estou na duvida de pegar o trem até Amsterdaan ou passear nos parques da disney.
Qual sua sugestao? bjs
adoro seu blog
najara
Olá,
Gostaria de uma opinião sobre o melhor ponto para se hospedar em Paris. Gosto de lugares de fácil acesso, movimentado, onde se possa andar “sem riscos”, pertinho de tudo.
Abraços,
Najara.
conexaoparis
Sabrina
Deixe para lá este receio e curta Montmartre. A região é boêmia, tem sex shops, tem cabarés, e pronto. isto não faz mal à ninguém. Não tem violência.
Sabrina
Lina, tudo bem?
Nossa, seu blog está fantástico!! Já peguei altas dicas. Bem, estarei em Paris no dia 15 de novembro e ficarei no hotel Apollo Opera (Rue Douai), em Montmartre. Vc conhece o hotel? Fiquei meio receosa de ficar perto do Moulin Rouge pq me falaram que tem muitos prostíbulos. Esta informação procede? Obrigada pela resposta, desde já.
conexaoparis
Fábia
Eu não conheço mas leitores do blog disseram que é bom. O ponto é bom, perto da Bastille.
Não tenho dicas de Londres. Sou especialista da França.
Fábia
Oi Lina,
Por favor me ajude!
Vou em Setembro e fico no novotel da Gare de Lyon. O hotel é bom? É bem centralizado? Vou depois de Paris a Londres, tem alguma dica sobre Londres?
Bjs, Fábia.
conexaoparis
João
Um café nos Cafés, bem simples, café com leite, suco de laranja e croissant custa 6, 7 euros.