Vocês já devem ter ouvido falar que conhecer Paris nos meses de julho e agosto, nas férias do verão europeu, é uma fria. Leitoras e leitores já me pediram esclarecimentos sobre esta apreciação.
foto Sérgio T. Gonçalves. A mãe e seu bebê, um banho de sol na esplanada do Centre Georges Pompidou.
Primeiro os argumentos positivos. Tenho vários amigos parisienses que não viajam nos meses de julho e agosto porque todos os europeus estão viajando, as praias vão estar lotadas, as estradas congestionadas, os restaurantes entupidos. O que eles fazem? Eles ficam em Paris e adoram. Adoram porque as ruas estão mais vazias pois todos os parisienses estão fora, adoram porque a cidade adquire uma atmosfera mais descontraída.
Com o sol e o calor todos ficam alegres, os terraços e jardins cheios de pessoas tomando sol, conversando, lendo. Paris adquire mesmo uma praia artificial nas margens do Sena.
Eu pessoalmente preferiria visitar Paris no verão que no inverno. Digo logo, eu detesto o frio. Amigos brasileiros dizem sempre que eles adoram o inverno francês. Enquanto o frio for exótico, quer dizer algo longe dos nossos costumes, ele tem charme. Deixando de ser exótico ele passa a ser insuportável.
Como conhecer esta cidade sem caminhar, caminhar e caminhar. Com temperaturas abaixo de zero, impossível.
Em seguida quais são os argumentos negativos, porque as pessoas repetem tanto que visitar Paris no verão é roubada. Uns dizem que nesta época Paris está lotada. Não é verdade e como disse acima Paris se esvazia dos seus habitantes. Outros que faz muito calor. Já passei um verão inteiro em Paris com blusa de lã. Claro que de repente pode acontecer um verão absurdamente quente. Já aconteceu. Mas é raro. Dizem também que os bons restaurantes estão fechados. Alguns fecham, outros estão abertos.
Então, qual é o problema? Na minha opinião existe um só problema, a escolha cultural é pobre. A temporada de espetáculos acaba no início de julho. Ela começa sempre em setembro na volta das férias e termina no início das férias de verão do ano seguinte.
Um exemplo, o Theatre de la Ville já colocou no seu site o programa para a temporada setembro 2008/junho 2009. Os ingressos para balés como Pina Bausch já estão a venda. O espetáculo será em fevereiro ou março 2009. E o último espetáculo deste teatro, da temporada 2007/2008, será Pina Bausch dia 2 de julho.
A conclusão é a seguinte. Os meses ideais para visitar Paris são os meses correspondentes à primavera e ao outono europeu, quer dizer, abril, maio, junho, setembro, outubro. Nestes meses você ainda pode caminhar pela cidade e a temporada cultural está no auge.
Mas eu sou teimosa, continuo dizendo que se você tiver só duas opções inverno ou verão prefira o verão.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
612 Comentários
João
Só tenho mais uma questão. Todos os hotéis cobram caro pelo pequeno-almoço, na média dos 10 EUR por pessoa. Os cafés costumam servir algum menú de manhã a um preço mais agradável? Ou aconselha a optar mesmo pelo hotel?
Entretanto decidimos adiantar nossa viagem para o mês de Outubro.
Muito obrigado Lina, seu blog nos ajudou e tanto.
conexaoparis
João
Esta região não é perigosa. Também ela não vai voltar para o hotel de madrugada. Estabelece um horário máximo antes de viajar. Risos.
Eu não aconselharia à uma mulher desacompanhada pegar o RER ou o trem tarde da noite. Mesmo este que você citou.
João
Lina,
Esse Ibis Trousseau é o Ibis Bastille Faubourg Saint Antoine? É uma zona perigosa para caminhar à noite? Pois minha namorada poderá ficar sozinha durante um ou dois dias pois tenho negócios a tratar. Quanto ao trem, li que você acha perigoso andar nele durante a noite. Pensa o mesmo do trem que liga Paris a Marne-La-Vallée?
Muito obrigado, seu blog é massa!
conexaoparis
João
Bastille é uma área divertida, jovem, cheia de atrações e mais barata que outros bairros de Paris. Olhe o Ibis Trousseau. Dizem que é bom.
Em novembro já faz frio, mas chuva, só Deus sabe.
conexaoparis
Rafael
Vou pedir a Patricia para entrar em contato com você. Não posso te dar seu email sem consultá-la.
Rafael Palladino
Lina,
A Patricia que fez um comentário aqui no dia 06 de maio.
Você tem como ver o e-mail dela?
João
Oi Lina.
Antes de mais parabéns pelo seu blog.
Eu e minha namorada vamos a Paris no período de 7 a 13 de Novembro. Que clima podemos esperar? Muito frio? E chuva? Com o frio lidámos bem e não nos impede de passear, já chuva…
E que zona de Paris aconselha para procurar um hotel? A melhor zona com preços mais acessíveis? A zona da “Bastille” é boa? Pretendemos poupar um pouco no hotel para gastar noutras atracções.
Obrigado!
conexaoparis
Rafael
Qual Patrícia?
Rafael Palladino
Lina, tudo bem?
Será que você poderia por favor me enviar o contato da Patricia (caso ela concorde)?
Como vamos para o mesmo hotel no mesmo período, gostaria de me comunicar com ela.
Obrigado!
Rafael Palladino
Ola Patricia, tudo bem?
Minha esposa e eu vamos para o mesmo hotel no mesmo período.
Vamos entrar em contato, quem sabe podemos trocar informações.