créditos: Matton Images
Este post foi escrito pela leitora Madá.
O meu cartão Visa tem 6 dígitos de senha. Posso usá-lo na França, mas mesmo tendo chip, ele só funciona a base de assinatura.
O que ocorre é que após o vendedor incluir o valor, etc, ele ( o vendedor) fica esperando você digitar a senha. Porem, aparece no visor: Crédito? Se você (o cliente) não apertar a tecla verde, aceitando a opção crédito, pode invalidar a transação, pois aparece crédito em português e o vendedor fica super inseguro.
Após apertar a tecla verde dando ok para crédito, aparece uma opção de língua: Fr? Mais uma vez você (o cliente) tem que apertar a tecla verde ok.
Você tem que fazer isto rápido, antes de o vendedor achar que há um problema. Em geral eles pensam que você está digitando a senha.
No final, após isto, ele aceita a transação e solicita a sua assinatura.
Nem todas as lojas tem este sistema. No final da certo mas gera um certo stress.
No caso do Matercard com 6 dígitos costuma ser mais simples.
Porém vi que na França, o ideal é cartão de senha com 4 dígitos. Compatível com o sistema francês.
Não consigo, por exemplo, comprar ticket de metrô com cartão de chip e senha de 6 dígitos. Já com o de 4 dígitos, mesmo que seja o Visa, funciona!
Eu acho a maior confusão, por isto prefiro o Amex. Só que o Amex só é aceito em lugares mais caros. Não dá para usar Amex no metrô.
Bom, esta é a minha experiência.
Madá
Atualização: a Gabriela deixou comentário de um assunto já discutido no blog do Ricardo Freire. Aqueles que tem cartão com 6 dígitos devem digitar somente os 4 primeiros. Diz a Gabriela que funciona.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
241 Comentários
Janine
Eymard,
Ja me perguntaram se eu gostaria de efetuar a compra no cartao de credito em Reais no Free Shop de SP, mas nunca em outro pais. Fora daqui, sempre convertiam no dia da fatura, por isso que adotei o Visa Travel. Mais seguro!
Lina,
Setembro nao chega!!! Estou louca para relarar a voces minhas aventuras solitarias em Paris…
Beijo e perdao pela falta de acentos – nao sei por no iPod!
Eymard
Muito bom, Madá!
Para o VTM não precisa abrir conta corrente! É como se você tivesse comprado travellers (que, para a Europa, não recomendo!). Você compra um “x” em moeda estrangeira e gasta na viagem. Se houver “sobra”, no retorno, pode trocar (com o cambio) ou deixar para recarregar em uma próxima viagem.
Os viajeiros sabem, mas para os de primeira, de muitas viagens, pode ser uma informação util: no free shop (lojas duty free dos aeroportos brasileiros) você pode comprar e parcelar a compra em até 5x sem juros.
No inicio deste ano, na Espanha, me aconteceu uma situação que não tinha acontecido no ano passado em Paris. Não sei se alguém tem conhecimento. Ao efetuar a compra no cartão, me foi perguntado se preferia em euro ou já o lançamento em moeda brasileira na data da compra.
Normalmente, compra-se em euro e o cartão converte para o dólar e somente quando do fechamento da fatura ou do pagamento da conta é que se tem a nova conversão para o real.
A vantagem da operação era não ficar na incerteza do câmbio futuro.
Não sei se isso é uma política permanente dos cartões de crédito e se vale para o restante da Europa.
Tati Navarro
Boa dica. O Visa chega com a senha de 4 digitos, mas se vc decidir mudar só pode ser alterada para senha de 6. Então é bom não aletrar até voltar ne?
Joanna
Ótimo post, Madá! Muito bom saber desses detalhes tb! Para a minha viagem em Junho, já me previni, tenho o carão Visa Travel Money, e os de crédito VISA, MASTERCARD e AMEX! Acho que assim não vai ter erro, haha! Bj.
Cláudia Oiticica
Madá,
muito bom contar com a experiência dos outros para evitarmos constrangimentos. Os meus cartões, nenhum tem chip, então nunca tive problemas, mas achei ótimo ficar sabendo dessas informações. Vai ver os próximos terão e já virei expert. Valeu pela informação.
Luis
Fui pra França a pouco tempo, e usei intensivamente e sem problema algum meus Visa e Mastercard do Citi/Credicard com chip e senha de 4 dígitos. Funcionou perfeitamente em toda Europa – incluindo o Leste Europeu.
LuciaC
Mada’
ja’ fiquei uma vez no “passe ne passe pas, marche ne marche pas” foi ansioso e desgastante. O olhar do vendedor e’ sempre acusatorio, constrangedor. Foi com um creditcard Visa 6 digitos. Com de 4 digitos e chip nao tive problemas.
Obrigada pela informacao passo a passo para a tecla verde do OK.
Se acontecer ja’ sei como agir.
Roberta
Usei o Visa Travel Money (VTM) na Europa sem precisar abrir conta no Banco Rendimento, apesar do serviço estar vinculado a eles. É só ir à sua casa de câmbio de confiança e fazer o cartão (eu uso e recomendo a Action Câmbio em SP, vários amigos já usaram e ficaram satisfeitos), carregá-lo com a quantia desejada de Euros e levar os dados na viagem para recarregá-lo quando necessário. Seu sistema utiliza apenas 4 dígitos, e ele foi aceito em todos os estabelecimentos, inclusive no metrô da França.
Mirelle
Nossa, eu nunca me atentei pra esse tipo de coisa. Dei sorte entao, pq o meu mastercad funciona bem por aqui em todos os lugares. Vai ver é pq tem so 4 digitos e nao 6 como a Mada falou.
Ah! tb nao sei a sorte que tenho, mas os juros que meu cartao cobra por saque e transaçoes internacionais é quase que inexistente! Pra mim, que moro na França mas vivo com dinheiro do Brasil, é uma mao na roda!
beijos
http://www.13anosdepois.blogspot.com
Chris
É, não tive problemas com isso por meu cartão ser de 4 dígitos, tanto o crédito como o débito…
Ainda bem 😉