créditos: Matton Images
Este post foi escrito pela leitora Madá.
O meu cartão Visa tem 6 dígitos de senha. Posso usá-lo na França, mas mesmo tendo chip, ele só funciona a base de assinatura.
O que ocorre é que após o vendedor incluir o valor, etc, ele ( o vendedor) fica esperando você digitar a senha. Porem, aparece no visor: Crédito? Se você (o cliente) não apertar a tecla verde, aceitando a opção crédito, pode invalidar a transação, pois aparece crédito em português e o vendedor fica super inseguro.
Após apertar a tecla verde dando ok para crédito, aparece uma opção de língua: Fr? Mais uma vez você (o cliente) tem que apertar a tecla verde ok.
Você tem que fazer isto rápido, antes de o vendedor achar que há um problema. Em geral eles pensam que você está digitando a senha.
No final, após isto, ele aceita a transação e solicita a sua assinatura.
Nem todas as lojas tem este sistema. No final da certo mas gera um certo stress.
No caso do Matercard com 6 dígitos costuma ser mais simples.
Porém vi que na França, o ideal é cartão de senha com 4 dígitos. Compatível com o sistema francês.
Não consigo, por exemplo, comprar ticket de metrô com cartão de chip e senha de 6 dígitos. Já com o de 4 dígitos, mesmo que seja o Visa, funciona!
Eu acho a maior confusão, por isto prefiro o Amex. Só que o Amex só é aceito em lugares mais caros. Não dá para usar Amex no metrô.
Bom, esta é a minha experiência.
Madá
Atualização: a Gabriela deixou comentário de um assunto já discutido no blog do Ricardo Freire. Aqueles que tem cartão com 6 dígitos devem digitar somente os 4 primeiros. Diz a Gabriela que funciona.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
241 Comentários
simone
Sou leitora assídua desse blog, apesar de nunca ter comentado. Já viajei algumas vezes para Paris e nunca tive problemas com meu cartão VISA, que é de chip e com 6 dígitos. Nessa última viagem, comprei em várias lojas com meu cartão e tudo transcorreu normalmente. Mas enfim, é sempre bom saber que há lugares em que não se aceitam cartões com chip. Obrigada pela dica e Lina queria te dizer que seu blog é mais do que útil para uma boa viagem à Paris, ele é indispensável rs.
Amelia
No caso do cartão sem chip temos que assinar o recibo, né?Eu particularmente acho mais inseguro do que o chip, a não ser que necessite apresentar documentos.
Cristiana
Os meus cartões de crédito (visa e master) não são de chip.
Então a senha é só para saque mesmo. Para compras tem que ser na base da assinatura. Espero não ter problemas com isso.
Wander
vou pra Italia e vou levar Visa e Mastercard (com chip 6 digitos), mas fiz um cartão Visa Travel Money que é pré recarregável e pode ser usado pra sacar dinheiro nos caixas automaticos e como cartão de debito. Vou testar o VTM : assinatura eletronica é com 4 digitos.
Luiza
Oi Mada, entendo que sua experiencia com cartoes aqui na França nao foram a das melhores… Por isso eu pefiro evitar o uso dos cartoes brasileiros.
PORem amiguinhos nao fiquem desesperados pq existe um cartao que funciona muito bem no estrangeiro. Vc devera abrir uma conta no banco Rendimento, o meu cartao por exemplo é da bandeira visa.
Esse cartai nao da trabalho nenhum, ele funciona com 4 digitos tb e além disso vc pode retirar o dinheiro em qq caixa de banco aqui, nao importa qual é o banco. Ele tem uma tarifa de 2 euros para cada retirada, mas nao é nada se comparado aos outros cartoes brasileiros.
E além disso vc pode colocar o dinheiro diretamente na divisa desejada. Mto simples e pratico. Tudo q a gente procura!
bjocas
lu
http://www.oguiadeparis.blogspot.com
Adriana Pessoa
Eu também unca tive problemas com cartão de crédito em Paris ou outra cidade.
Talvez , pelo que a Madá disse, por minha senha ser de 4 dígitos. Meu único cuidado é ter sempre 2 cartões: no meu caso Visa( que eu acho que é o mais aceito) Mastercard, além de ter uma cópia do número do cartão em lugar seguro e os telefone das centrais em caso de perda.
Sempre deu tudo certo.
Abçs.
Tânia Mylius
Bom dia, Mada! Muito boa a tua informação para quem nunca usou cartão de crédito na França, mas não concordo não ser possível comprar ticket de metrô com senha de 6 dígitos, pois eu sempre compro, tanto com VISA quanto com MASTER, e minha senha em ambos é de 6 dígitos.A máquina não aceita operações no CRÉDITO, mas aceita no DÉBITO. Um abraço!
eidia
Enquanto todos os países não aceitarem que esse tipo de sistema tem que ser igual por toda a parte, vamos ter esse tipo de problema. Estou com uma amiga francesa aqui no Brasil, que está tendo o mesmo problema com o cartão dela.
eidia
quevivipelomundo.blogspot.com
maria tereza
Quando eu morava na Hungria, minhas irmãs passavam aperto com o cartão de crédito, pois a maioria das máquinas não “lia” o cartão com chip. E em poucas lojas o vendedor tinha a boa vontade de tentar resolver o problema. Muitas vezes, elas tinham que sacar o dinheiro (o que sai caro pela taxa) O Amex quase não é aceito mesmo. Será que o banco não emite um cartão sem chip só para viagem?!
boa sorte
Maria Tereza
jorge fortunato
Bom dia
Eu nunca tive problemas com nenhum cartão na França e nem em outro país. O AMEX é bem aceito, já comprei em livrarias. Porém o VISA é o mais aceito. e por falar em cartões, este mês clonaram meu Amex, mas já foi cancelado. Não sei como fizeram isso. Engraçado foi ter ouvido da atendente a seguinte pergunta: “o senhor emprestou seu cartãopara alguém?”. Pano rápido.