Prato típico francês, delicioso quando muito bem feito, ideal para acompanhar quase tudo. Me recuso a comer o industrializado: tão fácil preparar o verdadeiro!
Foi o grande chefe Joel Robuchon que tornou o purê de batatas um prato gastronômico. Sua receita é famosa e seu segredo está ligado a três detalhes:
– a qualidade da batata, ele só utiliza a chamada ratte;
– a relação manteiga/batatas, 250gr. de manteiga para 1k de batatas;
– e o preparo. Após o cozimento das batatas e a transformação em purê, esta massa é secada um pouco na panela e em seguida incorpora-se a manteiga fria e cortada em pedaços. No final ele adiciona 20 cl. de leite quente.
Por falar em Joel Robuchon, ele é o chefe mais estrelado do mundo. Reunindo todos os seus restaurantes, ele possui 24 estrelas.
A foto e a receita vêm do blog: En cuisine, c’est tout.
Os aspargos assinalam o retorno da primavera. Quando vemos aspargos nas feiras parisienses, respiramos fundo. Enfim, a primavera realmente chegou.
Eles podem ser brancos, verdes ou cor de violeta. A planta é a mesma e a mudança de cor tem uma relação com a exposição ao sol.
Eles devem ser cozidos de pé, amarrados uns aos outros e com as pontas fora da água. Quando o talo estiver cozido cubra as pontas com água fervendo e em alguns minutos elas estarão no ponto.
Eles são degustados mornos e temperados de mil maneiras: com manteiga derretida e ovos cozidos cortados em pedacinhos, com uma vinaigrette preparada com mostarda, azeite e vinagre balsâmico, com limão e queijo parmesão em lascas ou simplesmente com azeite e fleur de sel.
Quem estiver em Paris na primavera, vai encontrar aspargos nos cardápios dos restaurantes: como entrada ou como acompanhamento.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
15 Comentários
Martinha
Receita deliciosa..
Hummm..
Proxima vez que fizer um purê, testarei desse modo..
=)
conexaoparis
Vânia
Não conheço o sul da França como blogueira. O blog começou em maio de 2007 e não voltei neste região ainda.
Por isto você não encontrou nada. Comecei escrevendo sobre Paris, pois conheço muito bem e em seguida vou ampliando as áreas geográficas à medida que viajo. Em outubro vou escrever sobre a Provence. Passarei por lá em setembro.
conexaoparis
LucianaM
Não vi nada até agora.
Se saiu algo foi tão discreto que passou e não prestei atenção.
Lyra
Comecei a preparar a minha viagem para a França, que será dia 13/06. Vou ficar até o dia 11/06. Adorei seu blog, está me insprando demais! Todo dia venho aqui para ver se tem algum post novo.
Eu tb fiz um blog para colocar os meus preparativos iniciais e depois quando estiver em Paris, para atualizar com as fotos e novidades.
Obrigada pelo maravilhoso blog q vc tem aqui! 🙂
LucianaM.
Lina, Alguma notícia na imprensa daí sobre o ano da França no Brasil?
Abç,
Vânia Maria
LIna,
Estou embarcando para França dentro de alguns dias. Há semanas venho praticamente estudando seu site e preparando a viagem, mas encontrei uma dificuldade. Roterios por Paris e Saint michel/ Saint Malo com informações sobre passeios, restaurantes e compras são perfeitos, mas devo ir para o sul também.
Ficaremos em Avignon por uns dias e depois na Côte D´Azur mais um pouco (aqui ainda não decidimos pela cidade ainda). Fora a Corsega não encontrei outras informações sobre a região, ou procurei no lugar errado.
Voce pode dar as suas sugestões? Serão preciosas para mim.
Um grande araço,
Vânia
Maria das Graças
Deliciosos aspargos. Felizmente, aqui no Rio agora temos os peruanos verdinhos e tenros. Caros (R$10,00 o molho), mais como diz o ditado: mais vale um gosto do que 10 mil réis no bolso.
LucianaM.
Aspargos! Que delícia! Os do Rio são bons, mas toda vez que os como me lembro de Viena e almoços maravilhosos com amigos! Que saudades!
Abç,
Alexandre
Adoro aspargos! Há alguns anos era difícil, ou caríssimo encontrar aspargos frescos no Rio. Agora como quase toda semana, nem sempre são lindos como na foto, mas para mim são sempre especiais.
Uma curiosidade: 40% das pessoas que comem aspargos sentem um cheiro estranho em sua urina após a ingestão.
vanessa
Lina, esse atestado que comprova que eu trabalho aqui no brasil tem que estar em frances???? vou falar com o pessoal da empresa escrever e vc poderia passar do portugues pro frances???? uma carta pequena, dizendo apenas que trabalho com eles etc….
obrigada