Prato típico francês, delicioso quando muito bem feito, ideal para acompanhar quase tudo. Me recuso a comer o industrializado: tão fácil preparar o verdadeiro!
Foi o grande chefe Joel Robuchon que tornou o purê de batatas um prato gastronômico. Sua receita é famosa e seu segredo está ligado a três detalhes:
– a qualidade da batata, ele só utiliza a chamada ratte;
– a relação manteiga/batatas, 250gr. de manteiga para 1k de batatas;
– e o preparo. Após o cozimento das batatas e a transformação em purê, esta massa é secada um pouco na panela e em seguida incorpora-se a manteiga fria e cortada em pedaços. No final ele adiciona 20 cl. de leite quente.
Por falar em Joel Robuchon, ele é o chefe mais estrelado do mundo. Reunindo todos os seus restaurantes, ele possui 24 estrelas.
A foto e a receita vêm do blog: En cuisine, c’est tout.
Os aspargos assinalam o retorno da primavera. Quando vemos aspargos nas feiras parisienses, respiramos fundo. Enfim, a primavera realmente chegou.
Eles podem ser brancos, verdes ou cor de violeta. A planta é a mesma e a mudança de cor tem uma relação com a exposição ao sol.
Eles devem ser cozidos de pé, amarrados uns aos outros e com as pontas fora da água. Quando o talo estiver cozido cubra as pontas com água fervendo e em alguns minutos elas estarão no ponto.
Eles são degustados mornos e temperados de mil maneiras: com manteiga derretida e ovos cozidos cortados em pedacinhos, com uma vinaigrette preparada com mostarda, azeite e vinagre balsâmico, com limão e queijo parmesão em lascas ou simplesmente com azeite e fleur de sel.
Quem estiver em Paris na primavera, vai encontrar aspargos nos cardápios dos restaurantes: como entrada ou como acompanhamento.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
15 Comentários
Valéria
INFORMAÇÃO IMPORTANTE: Os aspargos, por suas propriedades antioxidantes, diuréticas e muitas mais, está sendo utilizado até na cura do câncer. Na verdade ele auxilia na manutenção das células benígnas, principalmente para as pessoas que fazem tratamento com quimioterapia. Quatro colheres de sopa de purê de arpargos, diariamente, é a recomendação. Já existem relatos de pessoas que se livraram do câncer com 3 meses de tratamento. Além de delicioso, o aspargo também é um grande aliado na cura do câncer.
renatta
oi
conexaoparis
Cintia
Equivale a um pouco menos que um copo de leite.
Cintia
Desculpe a ignorância mas também queria fazer esse purê. Me deu água na boca. Mas não faço a menor ideia de quanto é 20 cl de leite…
O que é cl?
LucianaM.
Oi Lina, obrigada pela resposta. Perguntei, pois aqui a abertura oficial do ano da França no Brasil foi ontem, como uma queima de fogos na Lagoa (a chuva atrapalhou um pouco) e uma cerimônia em Ouro Preto. Enfim, uma vasta cobertura da mídia. Um abraço,