O restaurante Les Fous de l’Île na ilha Saint Louis, indicação do blog, continua agradando aos leitores. Maria Madalena passou por lá e adorou. Até aqui, tudo bem.
As coisas começam a se complicar com um detalhe que me escapou. Este quadro no centro da foto, composto por uma bandeira do Brasil, um galo côcôriocô gloriosamente em cima da Ordem e Progresso, e, no pé do dito cujo, uma bola de futebol? O que é isto?
Calma! diz meu caro marido francês. Este quadro é inofensivo e não se trata de uma bola de futebol e sim de um ovo (mas o olhar é malicioso). Um ovo que representa uma bola, respondo. Onde já se viu o galo, o emblema do povo francês, representado com um ovo de galinha no pé. Isto é bola e é uma provocação pura.
Já deu para entender a neura, não é? Até hoje não me restabeleci da fúria dentro da qual caí após a vitória da França, em um jogo França/Brasil de uma copa do mundo passada, e das brincadeiras que tive que suportar com sorriso nos lábios.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
95 Comentários
Gerson
Maria Lina.
Hoje o tema está ótimo. Quantas interpretações! Temos sorte que o galo está cantando algo caribenho e não “cocô-ricando”.
Ana Beatriz
Na minha visão sobre este objeto, me parece um chocalho!!!
já vi um desses, ele tem uma esfera com “coisinhas”que fazem barulho dentro, e é sustentado por um cabo, que vc segura e chacoalha.
tem até umas notas musicais perto desse galo, me faz pensar que é isso.
Além do mais, me parece um galo indígina, ele esta de cocar!!!
bisoux
NADIA B
Cláudia
acho que pode ser uma provocação “futebolística” sim, por isso deve ser levada na “esportiva” (risos), uma brincadeira sem maiores consequências e com a elegância dos franceses.
mas como disse a Suely, se fossem os argentinos, seria outra história… em razão da rivalidade que realmente existe entre a Argentina e o Brasil, não somente no futebol, as brincadeiras costumam ultrapassar os limites do respeito…. não é o caso do quadro apresentado pela nossa querida Lina..
Cláudia Oiticica
Eu encarei mais como uma homenagem; não vi problemas, achei até engraçadinho. Como não sou ligada em futebol, não encarei como provocação.Na verdade nem estava mais lembrada do episódio fatídico.
Eymard, também faço como você. Paris no final, para fechar com chave de ouro(risos).
Eymard
Sonia: faço o inverso. Começo por outros e termino com uma boa estada em Paris (risos).
Alexandre: essa caricatura do Brasil (Brasil pandeiro; mulata, samba, futebol…) já é um clássico. Temos tudo isso sim! E porque não? Mas temos muito mais do que isso. Portanto, a questão é não reduzir nossa diversidade.
Esse tipo de brincadeira deve ser levada com bom humor sim. O politicamente muito correto é muito chato! A diferença está é no preconceito e na vulgaridade. As vezes o passo entre uma coisa e outra é pequeno, como disse o Robson Saboia. Mas, no caso desse quadro, não!!! Aqui é pura diversão!
Sonia
Lina,
Eu acho que se trata de provocação, sim!
Penso que não se deve brincar em público com a bandeira de outro país.
Não me tomem como pessoa mal-humorada; pelo contrário, gosto de brincar; e sou apaixonada pela França. Minhas viagens sempre começam com uma boa estada em Paris. Depois, os outros lugares. Costumo dizer que é sempre Paris, e…..
Seu blog? Cada vez melhor!
Tudo de bom, sempre!
Um abraço.
Alexandre
Nossa…. mais de 30 comentários sobre o galo.
Um quadro, mil olhares, cem mil intrepretações.
Intenções à parte, não incomoda a vocês a redução generalizada de todos os ritmos latinos à caricatura caribenha? Vamos e convenhamos: maracas no Samba? Só faltava o galo estar de camisa florida, dançando Macarena.
Por outro lado, para pintar um galo tocando pandeiro, reco-reco ou agogô o cara tem de ser “O” pintor.
suely
Eu levo pelo lado esportivo,quando conseguem ganhar da gente no futebol todos se vangloriam,não deixa de ser uma homenagem,
Achei o galinho bonitinho,se fosse na Argentina não sei se iria gostar,rsrsrs…Brincadeirinha!!!
Sônia
Não creio que é provocação, prefiro pensar que é uma homenagem ao povo brasileiro, muita música, futebol, sol e alegria…
NADIA B
Jorge
não sei não …. acho que essa comparação com o Ronaldo não é lá muito lisonjeira… rsrsrs