O restaurante Les Fous de l’Île na ilha Saint Louis, indicação do blog, continua agradando aos leitores. Maria Madalena passou por lá e adorou. Até aqui, tudo bem.
As coisas começam a se complicar com um detalhe que me escapou. Este quadro no centro da foto, composto por uma bandeira do Brasil, um galo côcôriocô gloriosamente em cima da Ordem e Progresso, e, no pé do dito cujo, uma bola de futebol? O que é isto?
Calma! diz meu caro marido francês. Este quadro é inofensivo e não se trata de uma bola de futebol e sim de um ovo (mas o olhar é malicioso). Um ovo que representa uma bola, respondo. Onde já se viu o galo, o emblema do povo francês, representado com um ovo de galinha no pé. Isto é bola e é uma provocação pura.
Já deu para entender a neura, não é? Até hoje não me restabeleci da fúria dentro da qual caí após a vitória da França, em um jogo França/Brasil de uma copa do mundo passada, e das brincadeiras que tive que suportar com sorriso nos lábios.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
95 Comentários
ieda dias
Só achei de mau gosto. Não compraria o quadro. Acho uma mistureba meio “samba do criolo doido”. Acho que o pintor ouviu o galo cantar mas não sabe onde. Indiferente se é provocação ou não, Lina, não gosto. Se a intenção foi provocar, a mim não afetou. Se não foi, não me agradou.
bjo
eidia
http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com
Adriana Pessoa
Acho que a expressão “cantar de galo” se aplica nesta ilustração:
comandar, mandar.
Acho que remete sim, as derrotas da nossa seleção para a seleção francesa.
Pode não ter sido a intenção, mas que lembra este episódio, isso lembra…
Helena Vasconcellos
Ah! O galo parece ser o símbolo do restaurante, ele está no prato…
Helena Vasconcellos
Acho que as notas musicais se referem ao som (musical???) que o galo está emitindo. Definitivamente, se a gente ficar olhando, vamos ficando cada vez mais incomodados. E o destaque especial para as havainas???
Não sei se é uma provocação, mas achei, no mínimo, de mau gosto.
Fernanda Alves
Eu também acho que é uma maraca, mas entendo perfeitamente a “neura” da Maria Lina: morei dois anos na França e já ouvi um sem número de piadinhas a respeito deste mesmo jogo… Aliás, sinceramente continuo ouvindo piadinhas até hoje, que meu marido francês e nossos amigos não se cansaram ainda deste assunto.
Estou voltando para Paris muito em breve, e logo em ano de Copa do Mundo… já estou me preparando psicologicamente! Sou solidária na sua “neura”, Maria Lina!
Robson Sabóia
Acho divertida a gravura. São paises bem mais próximos do que muitos pensam. Independente de se uma provocação, é bacana. Até porque, provocações desse tipo são quase homenagens, enquanto aquelas, à la Robin Williams, são completamentes idiotas. Nada se aproveita dessas piadas abobalhadas que perpetuam o preconceito. Não é humor. Não é inteligente.
Bom, deixando essa figura infeliz de lado, vamos ao restaurante. Tenho de discordar da maioria, inclusive da Lina, pois não gostei do restaurante. O lugar até que é agradável, mas não gostei da carne e do atendimento, além do que, no dia que estive lá, tinha uns ingleses pra lá das Ilhas Seychelles, depois de algumas garrafas de vinho, mas aí não é culpa da casa, sei disso.
Alexandre
…..em cima do Cristo seria como uma declaração de guerra!
Almoçarei lá minha próxima visita, aproveitando a dica do Conexão Paris e dos leitores que já fizeram o Test Drive.
E pertinho de lá tem a Berthillon….. para quem gosta de um bom sorvete de sobremesa (ou complemento da sobremesa!).
Camila
hum… para mim é um microfone ou uma maraca mesmo. Eu faço uma leitura de um galo que se rendeu ao Brasil (prefiro ter uma interpretação mais positiva disso, hehehe). Mas concordo que ele não precisa ficar bem em cima do nosso “ordem e progresso”. Porém, pior seria se ele ficasse empoleirado no Cristo.
Alexandre
LIna, olhei a foto antes de ler o post. Para mim, não é bola nem ovo. De cara, achei que fosse uma maraca. Veja as notinhas musicais que se propagam do intrigante objeto…..
De qualquer modo, não me agrada nenhum bicho pisoteando nossa “ordem e progresso”.
Charles VALENTIN
Antes de comprar esse restaurante, o dono atual planejava abrir um restaurante que se chamaria LE COQ ( “o galo” ). Ele ja tinha comprado to da a decoração em torno do tema do Galo. No final, o negocio não deu certo e acabou comprando o “Fous de l’Ile” mas teve que reaproveitar a decoração adquirida. Isso explica toda a decoração com objetos ligados ao Galo..