A cidade de Provins é também conhecida como a “Cidade das Muralhas”. Ela está inscrita na lista do Patrimônio Mundial da Unesco desde 2001. Veja nesse artigo o que visitar em Provins e como chegar até lá saindo de Paris.
Provins
Provins é uma cidade medieval distante 90 km de Paris.
Durante os séculos 12 e 13, Provins foi o ponto de encontro do comércio europeu. Suas feiras comerciais atraíam atacadistas que vendiam e compravam lã, tecidos, vinhos, peles, tintas, jóias…
Quais monumentos devemos visitar em Provins?
- As Muralhas e as Portas de entrada da cidade.
- A Torre César e sua bonita estrutura em madeira.
- A Grange aux Dîmes, lugar onde os comerciantes apresentavam suas mercadorias. Hoje temos representações destas atividades.
- Os Subterrâneos. Até hoje não se sabe exatamente para que serviam. Talvez como depósitos, como refúgio, como ponto de encontro dos Francs Maçons. Atenção: a temperatura é sempre baixo nos subterrâneos. Leve um suéter.
- A Catedral, construída no século 12.
Espetáculos Medievais em Provins
Além destes monumentos, Provins apresenta espetáculos medievais de abril até novembro. Alguns deles:
- Espetáculo Les Aigles Des Remparts, como águias e falcões, ou a arte da fauconnerie tal como ela existia no Ocidente na Idade Média. O espetáculo acontece todos os dias de 26 de março a 1 de novembro de 2022. Clique aqui para saber todos os horários, preços, duração e outras informações.
- Espetáculo La Legende des Chevaliers. De 26 de março a 6 de novembro de 2022. Clique aqui para saber os todos os horários, preços, duração e outras informações.
Clique aqui para saber mais informações sobre os outros três espetáculos medievais que acontecem em Provins.
Como chegar em Provins
Pegue o trem Transilien linha P para Provins na estação ferroviária Gare de l’Est / Paris Est.
- A viagem dura cerca de 1h30m.
- O preço da passagem gira em torno de 5€.
Se você tem o cartão Navigo Découverte com a recarga semanal ou mensal que cubra as zonas 1 à 5, você pode utilizá-lo para ir e voltar de Provins.
Fotos: Fabiana Maruno
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
80 Comentários
geraldo magela lopes
Olá Rodrigo,
Gostaria que confirmasse para mim se for o caso. Com o Paris Visit Card zona 1-5 é possível embarcar no trem que sai da Gare de L’est para Provins e ainda tenho desconto nos tickets para entrada na cidade medieval.
Um abraço,
GMagela
Rodrigo Lavalle
Geraldo, o site do Paris Visite diz isso: http://goo.gl/Jr9MEd.
Abraços.
Eduardo
Olá! Vamos a Paris pela segunda vez no começo de dezembro, dessa vez de lua de mel. Pensamos em ir em Reims ou Provins, de bate e volta, alguma dessas cidades tem feira de natal? Qual vocês acham que compensa mais irmos? Precisa comprar passagens de trem antecipadamente? Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Eduardo, vá a Reims para conhecer as caves de champanhe. Leia esses artigos: https://www.conexaoparis.com.br/2009/05/19/uma-visita-a-reims-terra-do-champagne-de-tgv e https://www.conexaoparis.com.br/2013/12/12/quer-visitar-as-caves-de-champagne-no-inverno-veja-os-horarios. Não há necessidade de comprar as passagens com antecedência.
Para possui vários mercados de natal. O mais famoso é o da avenida Champs Élysées: https://www.conexaoparis.com.br/2013/12/10/mercado-de-natal-da-champs-elysees/.
Mas o mercado de natal mais famoso da França fica na cidade de Strasbourg: https://www.conexaoparis.com.br/2013/12/02/final-de-ano-na-franca-mercado-de-natal-de-estrasburgo-strasbourg/ e https://www.conexaoparis.com.br/2014/12/11/natal-nas-pequenas-cidades-da-alsacia/. Nesse caso não é possível fazer um bate e volta. É preciso dormir pelo menos uma noite em Strasbourg.
Abraços.
VAL
boa tarde , irei com minha filha e minha sobrinha para um tour na Europa, e a França será um dos países visitados, que cidades vc sugere, como aprendizado para as meninas?
Rodrigo Lavalle
Val, Paris é a cidade com mais museus, parques e exposições. Além dela temos a região do Vale do Loire com muitos castelos (https://www.conexaoparis.com.br/2008/07/16/como-visitar-os-castelos-do-vale-do-loire/), Giverny (onde fica a casa e jardins de Monet: https://www.conexaoparis.com.br/2007/06/27/giverny-a-casa-e-os-jardins-de-monet/). Leia nossos artigos sobre as várias regiões da França: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/.
Abraços.
Lolla
Estive ontem em Provins, foi MARA
Fui ao banquete medieval, divertidíssimo, a comida estava deliciosa.
Como o banquete tomou uma boa parte do dia (foi das 12 ate as 15) deu tempo de ir até a torre César, a vista é espetacular.
Pra quem tem pique, da pra visitar muitos outros lugares.
Alias, muito bom o blog. Estou com amigo parisiense me acompanhando e tem lugares aqui que ele nem ouviu falar, mas está adorando.
Claudia Pessoa
Vamos a Provins em julho agora, gostaria de saber se dá tempo de ver os 2 shows, sendo o das águias as 14:30 e o dos cavaleiros às 15:45. No pass está incluído o trenzinho da cidade?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Claudia, é possível ver os 2 shows. Com o passe você terá desconto no trenzinho.
Abraços.
Vera Schmitz
Pretendo ir a Provins em janeiro e embora saiba que não verei as atrações que vocês descreveram, gostaria de saber a temperatura na cidade nesta época. E também saber se todos os locais estão abertos a visitação. Grata. Vera Schmitz
Rodrigo Lavalle
Vera, essa época do ano é bem fria, em torno de 5°C. Os locais turísticos costumam fechar somente no dia 1° de janeiro.
Abraços.
Sandra Almeida Santiago
Ola estou indo a Paris pela terceira vez,e não me canso de ler o blog e sempre aprender mais sobre Paris, desta vez irei no dia 23/12 e volto dia 30/12,somente para passar o natal e gostaria de saber se vale a pena ir até Provins e também ao castelo de Versailles,pois são lugares que ainda não conheço.Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Sandra, sempre vale a visita à Versailles. Provins é uma cidade interessante mas no mês de dezembro não acontecem as atrações descritas nesse artigo.
Abraços.
Cristina
Fui a Provins em abril deste ano com irmã,cunhado e minhas duas filhas de 6 e 8 anos, simplesmente maravilhoso!! Assistimos ao espetáculo,realmente incrível e inesquecível, as crianças guardaram uma bela recordação deste momento. Vale muito a pena, confiram!
Minéia Zambiasi
Essa cidade é simplesmente maravilhosa! Fomos eu e minha mãe em fevereiro de 2012, num friozão, mas foi demais! Descemos na estação do trem e nos apavoramos de início, pois é no meio do nada. Caminhamos muito até chegar na cidade medieval e faria tudo de novo!! Pena que naquela época a maioria das atrações não funcionavam (imagina se tivéssemos ido no verão!). Vale MUITO o passeio!
Tatiana
Lina, já reservei o hotel para passar dois dias em provins, obrigada pela dica. Queria saber como faço para ir direto do charles de gaule para a estação onde pego o trem para provins, vc tem essa dica? Vamos direto do aeroporto para lá. Obrigada. Adoro esse blog… Ficarei o mês de maio em paris, aluguei um apto, estou super feliz e este blog esta sendo meu guia. Um beijo
Rodrigo Lavalle
Tatiana, para ir de Paris a Provins você pega o trem Francilien na Gare de l’Est. No CDG pegue o trem RER B e vá até a Gare du Nord. Lá pegue o metrô linha 4 (sentido Montrouge) e vá até a Gare de l’Est (somente uma estação de distância).
Abraços.