A cidade de Provins é também conhecida como a “Cidade das Muralhas”. Ela está inscrita na lista do Patrimônio Mundial da Unesco desde 2001. Veja nesse artigo o que visitar em Provins e como chegar até lá saindo de Paris.
Provins
Provins é uma cidade medieval distante 90 km de Paris.
Durante os séculos 12 e 13, Provins foi o ponto de encontro do comércio europeu. Suas feiras comerciais atraíam atacadistas que vendiam e compravam lã, tecidos, vinhos, peles, tintas, jóias…
Quais monumentos devemos visitar em Provins?
- As Muralhas e as Portas de entrada da cidade.
- A Torre César e sua bonita estrutura em madeira.
- A Grange aux Dîmes, lugar onde os comerciantes apresentavam suas mercadorias. Hoje temos representações destas atividades.
- Os Subterrâneos. Até hoje não se sabe exatamente para que serviam. Talvez como depósitos, como refúgio, como ponto de encontro dos Francs Maçons. Atenção: a temperatura é sempre baixo nos subterrâneos. Leve um suéter.
- A Catedral, construída no século 12.
Espetáculos Medievais em Provins
Além destes monumentos, Provins apresenta espetáculos medievais de abril até novembro. Alguns deles:
- Espetáculo Les Aigles Des Remparts, como águias e falcões, ou a arte da fauconnerie tal como ela existia no Ocidente na Idade Média. O espetáculo acontece todos os dias de 26 de março a 1 de novembro de 2022. Clique aqui para saber todos os horários, preços, duração e outras informações.
- Espetáculo La Legende des Chevaliers. De 26 de março a 6 de novembro de 2022. Clique aqui para saber os todos os horários, preços, duração e outras informações.
Clique aqui para saber mais informações sobre os outros três espetáculos medievais que acontecem em Provins.
Como chegar em Provins
Pegue o trem Transilien linha P para Provins na estação ferroviária Gare de l’Est / Paris Est.
- A viagem dura cerca de 1h30m.
- O preço da passagem gira em torno de 5€.
Se você tem o cartão Navigo Découverte com a recarga semanal ou mensal que cubra as zonas 1 à 5, você pode utilizá-lo para ir e voltar de Provins.
Fotos: Fabiana Maruno
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
80 Comentários
Alessandra
Que vale mais a pensa? provins ou rouen?
Rodrigo Lavalle
Alessandra, qualquer uma das duas cidades será uma ótima escolha.
Abraços.
Morgana
O trem é Transilien e não Fransilien 😛
Houve erro de digitação 🙂
Rodrigo Lavalle
Morgana, é Francilien mesmo: http://www.sncf.com/sites/default/files/20130227_dp_le_francilien_inaugure_sur_la_ligne_p.pdf.
Abraços.
Morgana
Fiquei interessada em ir na próxima viagem.
Será que no início de janeiro/2014 é uma boa data dias 6 e 7?
🙂
Rodrigo Lavalle
Morgana, talvez por ser inverno algumas atividades externas não aconteçam. A agenda de eventos para 2014 ainda não foi lançada. De qualquer forma existem várias outras coisas a ser fazer e visitar na cidade. Consulte o site oficial: http://www.provins.net/.
Abraços.
Cleide
Fui hj à Provins. Magnífica cidade medieval. Fui com 3 crianças de 7,9 e 11 anos e pensei que seria um passeio meio chato pra eles, mas adoraram, não queriam mais sair de lá. Imperdível pra quem vem à Paris.
Maurício Sampaio
Magnifique!!!!! Primeiramente sem palavras para elogiar o seu Blog. Lina, comecei a planejar minha viagem de 12 a 15 dias dias em Maio para Paris-Londres à 3 semanas. Encontrei o seu site e ele tornou o meu ponto de referência, tanto que minha viagem virou 12 ou 15 dias em Paris… Como mega amador em viagens internacionais muitas dúvidas estão surgindo, e como você é a culpada (rsrsrs) pela mudança de planos, vou abusar de suas dicas. Estou interessado nas viagens fora de Paris como Provins, Monte Saint-Michel, castelos do Loire …… O custo -benefício de realizar estes passeios pela agência recomendada (pariscityvision) é melhor do que por conta própria para um viajante amador? Vale a pena os passeios separados de 1 dia para o Monte Saint-Michel e Castelos do Loire? Porque estou achando complicado a logística de reservas de hotel em Paris que vou que fazer agora e conciliar com uma viagem de 3 e 4 dia para estes lugares que consigo só reservar daqui a 2 meses. Antecipadamente agradeço.
Monica Amadeo
Estivemos ontem 13/09 em Provins.A cidade é uma graça, vale a pena se voce tiver varios dias em Paris, principalmente se gosta de caminhar e de história medieval.Mas vale uma ressalva, fomos de trem e a sinalização quando chegamos na gare é bem precaria.Não encontramos o posto de informação turistica e as placas so aparecem mais ao interior da cidade, nada que possa atrapalhar o passeio, apenas um alerta.Leve o maior numero de informação que tiver sobre as atrações, como fomos durante a semana, a Fabiana ja havia alertado,pudemos apenas apreciar a beleza do lugar.Percebemos tb que varios turistas estavam perdidos como nós, sem saber para onde ir…Mas valeu a pena, comemos um delicioso crepe acompanhado de cidra( não sabia que tomava numa xicara)…Só me decepcionei com o trem que nos leva até lá, muito sujo,lixo por toda parte, banheiros imundos…:(
Bárbara Buarque
Lina, irei para Europa no ano que vem na minha Lua de Mel, minha agenda em Paris está um pouco apertada, irei pegar justamente o feriado de 1 de Maio, que tudo está fechado em Paris, né? Você acha que vale a pena eu ir a Provins nesse dia? Dá pra ir e voltar? Sabe quanto custa esse passeio mais ou menos? (no caso irei de trem)
Lina
Bárbara
Se sua agenda está apertada, não vá a Provins. Não vale a pena.
Fique em Paris e ande pelas ilhas Saint Louis e Cité, depois vá até o bairro Marais. Este bairro e as ilhas são animadas nos domingos e feriados.
Mara Rúbia
Lina,o meu sonho desde criança é conhecer Paris,
hoje eu descobri o Conexão Paris e gostei muito.Certamente vou me comunicar com vc para receber orientações de como conhecer Paris.Obrigada pelo seu trabalho.
Luciana Alvino
Lina,vou estar em Paris a partir de 23 de setembro.Nessa época ainda tem espetáculos por lá?Adorei as dicas.Obrigada,Luciana.
Lina
Luciana
As datas estão publicadas no texto acima. Setembro ainda é um mês agradável para viajar mas não tem mais o movimento do verão.
Dilma Lima
Lina, sempre acompanho teu blog. Acho ótimo. Vou a Paris entre 24/12 e 03/01. Quais atividades vocie acha que posso fazer (com marido e 2 filhos adolescentes), além dos pontos e museus clássicos? É nossa primeira vez em Paris. bjs
Lina
Dilma
Tudo vai depender do inverno. Se estiver muito frio, as atividades do lado de fora ficam comprometidas.
Mas não deixe de ir no Jardin des Plantes. Procure artigo no blog. Eles vão gostar muito dos museus deste jardim.
Se estiver muito frio para fazer fila e subir na torre Eiffel, suba na torre Montparnasse. A vista é maravilhosa.
https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/31/torre-montparnasse-e-sua-noite-das-estrelasobserve-paris-e-seus-astros/
Acima o último artigo que escrevi sobre esta torre.
E visite o Mont Saint Michel. A maneira mais fácil é a viagem organizada com a empresa Paris Vision:
http://www.pariscityvision.com/pt/franca/monte-saint-michel