Por Mauricio Christovão
Em 2013 tentamos ir a Moustiers Sainte-Marie, atraídos pelas belas fotos e descrições entusiasmadas de outros viajantes. Infelizmente cometemos um erro fundamental: chegamos num domingo de verão, a cidade estava sitiada por ônibus de excursão e os estacionamentos estavam lotados. Desistimos da visita, fomos em frente e fizemos um belo circuito pelas Gorges du Verdon, que ficam ali pertinho.
Voltamos em 2014, dessa vez durante a semana. Apesar do local estar movimentado, foi bem mais tranquilo. Os “parkings” públicos são gratuitos e conseguimos vaga depois de procurar um pouco mais acima, próximo ao cemitério. A vantagem é que esse estacionamento é mais perto do começo do caminho para a capela.
O acesso à Chapelle de Notre-Dame de Beauvoir é gratuito e a escadaria, que possui alguns pequenos oratórios, também dá acesso a outras trilhas para os mais aventureiros e com melhor preparo físico. Não era o nosso caso e ficamos pela capela mesmo…
A mencionada escadaria tem uma placa dizendo que em 15 minutos você chega lá em cima. Pode ser, mas nós levamos meia hora e suamos um bocado!!! Mme S. e eu somos sessentões bem ativos, de modo que com calma você também chega lá.
Lá no alto fica a capela, com um interessante telhado colorido, num platô arborizado com uma vista deslumbrante para a vila e a região abaixo. O interior da capela é relativamente simples, mas encantador, com um belo altar e vitrais que convidam a um momento de reflexão.
Quando descer, sugiro prestar bastante atenção e segurar no corrimão, pois a escadaria e a rampa são feitas da pedra local que ficou polida e escorregadia com o atrito de milhares de pés. O acesso não é perigoso, pois é cercado por muros de pedra, mas levar um tombo de mau jeito pode estragar as férias e as articulações.
A vila é linda, com o de sempre das cidades turísticas francesas: cafés, restaurantes, lojinhas de lembranças, mas um produto local faz a diferença: a faiança, uma louça finamente decorada e um orgulho da região. Para quem quiser, há cursos de cerâmica e pintura sobre esmalte na vila.
Moustiers de Sainte-Marie é um dos lugares mais agradáveis que já visitamos e ficar na praça do Office de Tourisme vendo o movimento e apreciando a vista das montanhas que dominam a vila vale a viagem. Ainda há um belo rio de montanha que cruza velozmente a cidade, formando pequenas cachoeiras.
Ali perto, o Lac de Sainte-Croix, criado pelo represamento do Rio Verdon, com suas águas cristalinas é uma boa opção para a prática de esportes como a canoagem, se ainda houver disposição.
Observação do Conexão Paris: Moustiers Sainte Marie é uma das cidades mais pitorescas da Provence. Ela se encontra na região chamada Parque Nacional do Verdon e Verdon é um rio com águas cor verde esmeralda. O Canyon do Verdon é considerado como um dos mais bonitos da Europa. O Conexão Paris possui vários artigos com dicas sobre roteiros que incluem Moustiers, campos de lavanda e as famosas Gorges du Verdon. Em Moustiers se encontra um dos endereços do chef francês Alain Ducasse, um pequeno albergue com um bom restaurante. Clique abaixo para ter uma idéia do que se trata:
Roteiro: da Provence até a Côte d’Azur (passando por Moustier Sainte Marie e Gorges du Verdon).
Provence: les Gorges du Verdon, Moustiers Sainte Marie, lavanda e girassóis.
Por último, clique abaixo para conhecer as sete maravilhas da França.
Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
9 Comentários
ADA
OI Pessoal, nao tenhoa menor noção de como fazer Provence e Côte D`azur, lendo as dicas aqui, deduzi o seguinte roteiro, vejam se está de acordo, please:
Paris X Marselle via Tgv (3h):
1 noite em Marselle;
Marselle X Aix via TGV (15m);
Segue de carro para Aix e passa o dia;
4 noites em Luberon (conhece Gordes, Rousilhon Baux de Provence, Ménerbes, St Remy e Lacoste);
Segue para Nice via Gorges du Verdon, almoçando em Sainte Marie;
4 noites em Nice (conhece Mônaco, Saint Tropez, Cap Ferrat, St. Pierre, Eze e etc?)
Rodrigo Lavalle
Ada, está bom. Você pode passar um dia a mais em Marseille e em Aix. Leia nossos artigos com dicas dessas cidades: https://www.conexaoparis.com.br/2015/10/06/24-horas-em-marseille/e https://www.conexaoparis.com.br/2014/07/11/duas-noites-em-aix-en-provence/.
Izabel Chammas
Com planos de viagem futura ao sul da França, fiquei feliz com as informações de Maurício Christovão, que vieram se somar aquelas já postadas há algum tempo por Lucia Carneiro. Deliciosas, por sinal!!!
Luis
Depois da Região de Bordéus e Dordonha o próximo destino é a Provence.
Pelo que irei guardar este artigo para nos ajudar a planejar a viagem!
http://documentaromundo.com
Lucia Carneiro
Concordo com você, Mauricio. O caminho exige muita atenção! Na espera de mais uma bela reportagem, capítulo Gorges du Verdon! Merci!
Mauricio Christovão
Lucia: Esse negócio de pixel é um problema…
Já está no forno um post sobre Gorges du Verdon, que não é pra fraco, não!!! As estradinhas são lindas, mas beirando o abismo quase todo o tempo.
Lucia Carneiro
Vi, Mauricio!
Ela esta lá, aparece sim em sua foto!
Aqui uso 3G do telefone, que funciona mais em Edge, mas o serviço é vendido como 3G.
Fiz zoom no máximo na foto da pracinha, mas tive que esperar por um bom WiFi e tela maior para confirmar a presença da estrela.
ConexãoParis é minha adorável leitura matinal e comentei sua ótima reportagem viajando de Saint Tropez no Var até Moustiers na Haute Provence com conexão à manivela. Saí em busca da memória e de meus escritos sobre a façanha! Fizemos o circuito anti horario do Verdon e a parte entre Castellane e Moustier é de tirar o folego! Dirige-se entre abismos e falesias, a região já foi fundo de mar. Grudei-me aos rochedos cobertos por telas de segurança e não desgrudei os olhos da estrada que é duas mãos. O sol da tarde cega o caminho. Fui no susto e em braile na entrada e principalmente na saída dos 2 tuneis.
Point Sublime é mesmo sublime, Ponte de l’Artuby e os bungee jumpers. Para guardar na retina! Não vimos nenhum abutre gigante. Chegamos ao La Bastide exaustas mas felizes e emocionadas pelo belíssimo passeio. Quero voltar!
Obrigada por sua atenção e resposta, Mauricio.
É ótimo poder recordar e trocar experiências. Quem sabe com os relatos, alguém também se aventura?
Mauricio Christovão
Lucia Carneiro: A estrela está lá, firme e forte, numa bela cor amarela. Ela aparece na foto apenas como um pontinho um pouco acima das nuvens. A definição das fotos na internet não permite a visualização de pequenos objetos distantes. Gostei da história esclarecedora, pois eu estava pensando que a estrela era sobra de alguma decoração de Natal ou Ano Novo!!!
Lucia Carneiro
Uma historia relatada oralmente através de séculos, em que fatos reais misturam-se à fantasia, vira lenda. Mas ela está lá ou estava, eu a vi pendurada na corrente entre os dois rochedos sobre a capela de Notre Dame de Beauvoir, antiga Nossa Senhora Entre as Rochas.
A estrela de dezesseis pontas!
L’Étoile de Moustiers! Um mito!
Esta estrela datava de 1957. Contam que a 1ª foi colocada no séc. XIII por um cavaleiro de nome Blacas que combateu na Terra Santa durante a 7ª Cruzada. A estrela, brasão de sua família, senhores de Baux en Provence, foi erguida em Moustiers como agradecimento a Virgem pela vida de Blacas. Conta Frederic Mistral que o Califa que aprisionou o cavaleiro, exigia que se convertesse ao islamismo para continuar vivo. Usou todas as formas de pressão e esperou até que sucumbisse ao charme de seu harém. Nem assim! Impressionado com sua resistência, fé e determinação resolveu conceder-lhe a liberdade. O poeta com nome de vento não era historiador portanto o conto é um poema. Dentre as mais de 15 versões para a lenda da estrela, esta é a que mais gosto.
Mauricio, faz 3 anos que estive em Moustier, mas em sua bela foto feita da praça olhando para as rochas, não consigo enxergar a estrela!!!
Ela não está mais lá?