Por Patrícia
Essa viagem superou todas as minhas expectativas. Mas antes de partir, me desapeguei de muitas fantasias para poder viver a Provence do jeito que ela é e não como pensava que fosse.
Nosso objetivo era conhecer Valensole e seus campos de lavanda, Moustiers Sainte-Marie e Gorges du Verdon em apenas um final de semana. Muitas dúvidas existiam sobre as “visitas” aos campos de lavandas e girassóis. Já havia separado endereços que disponibilizavam o “tour” pelas plantações mas, para minha surpresa, os campos de lavanda ficam na estrada.
Foi fácil conhecer tudo: bastou parar o carro e aproveitar o espetáculo das cores, dos aromas e o som das abelhas.
Próxima parada, Moustiers Sainte-Marie, uma cidade pitoresca com uma natureza especial. É uma típica cidade do interior da França com pequenos restaurantes, lojinhas de presentes e turistas para todos os lados. Da igreja, no alto da colina, você curte um lindo visual do lago Saint-Croix. Imperdível!
Após Saint Marie, fomos em direção ao Canyon du Verdon.
Confesso que fiquei amedrontada, pois a estrada é estreita, na beira de um penahasco e os carros não andam tão devagar quanto deveriam. O passeio foi ótimo mas cansativo. O percurso até ao ponto mais alto demorou 1 hora. Mas valeu, pois lá de cima curtimos uma bela paisagem. Lindo o Rio Verdon passando no meio da cadeia de montanhas!
De lá fomos pernoitar em Valensole e no dia seguinte partimos para o lago Saint-Croix.
Alugamos um barco elétrico para um passeio de uma hora. Quando entrei no Canyon e me deparei com aquelas montanhas e as águas cor de esmeralda pensei: “Obrigada universo!” Impossível descrever. O lugar é muito mais bonito do que as fotos e este dia ficará para sempre em minha memória como um dos dias mais lindos da minha vida.
No caminho de volta, nos deparamos com um campo de girassóis para completar a beleza da viagem.
A única coisa que mudaria seria o local escolhido para passar a noite. O nosso Gîte em Valensole foi ótimo mas distante do lago. A melhor cidade para se hospedar seria Moustiers Sainte-Marie.
Participaram dessa viagem, Patrícia, Ricardo, Milena e Jardel.
Como ir de Paris até Moustiers Saint-Marie
Como a região é muito montanhosa a grande maioria das cidades por lá não possuem estação de trem. O mais indicado é alugar um carro em Aix-en-Provence ou Marseille e aproveitar o belo passeio pela região.
- Trem: a viagem de Paris até Aix-en-Provence tem cerca de 3h40 de duração e Paris até Marseille cerca de 3h20. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Avião. A viagem de avião até Marseille dura 1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Marseille, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Carro: a viagem até Moustiers dura cerca de 8h20, belo passeio pela região da Provence. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: é possivel ir de ônibus até Aix-en-Provence e Marseille, esta costuma ser a opção mais barata mas também é a mais longa. A viagem até Aix ou Marseille têm cerca de 12h. Consulte valores, horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
No site da cidade de Moustiers Saint Marie é possivel conferir as opções de transportes, coordenadas geográficas e horários de ônibus e trem local (entre Marseille e Monosque), para organizar a sua visita com mais precisão, clique aqui.
Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
120 Comentários
marilene D. de Oliveira
Adorei as suas dicas sobre gorges du verdon, vou sempre para a França, e pretendo seguir seus passos. obrigada por este presente.
Valéria
Patricia, tudo bem?
Adorei seu blog, ótimas dicas!!!
Bom, eu vou passar de 15 a 20 dias na Europa (Itália e França ) e gostaria de dar uma passada na região Gorges du Verdon, Var – Alpes de Haute-Provence, você poderia me indicar hospedagem legal e com preço também legal..rss, além disso, quantos dias você indica para dar uma passada por esses lugares, o canion e os campos de lavanda e girasol? Lembrando que não terei tempo de desfrutar de um longo tempo, então você acha que vale a pena?
Muito obrigada
Lina
Valéria
Difícil dizer se vale a pena ou não.Não sei o que você já conhece.
Se for a primeira vez, acho que não vale a pena. Este passeio é para quem já conhece a França e já visitou outros pontos mais interessantes.
Entre Paris e Itália, visite as cidades da Provence e da Côte d’Azur, antes de navegar pelo rio Verdon.
Camilla
Vou para Europa fim de setembro e fico até 10 de outubro, chegando e partindo de Amsterdam. O roteiro por enquanto está: 3 noites em Amsterdam, 1 noite em Bruges, 1 noite em Bruxelas, 4 noites em Paris, 2 noites em Tours. Ficaria muito cansativo ir de Tours para Avignon (quase 6 horas de trem) e de lá alugar um carro e ir em direção a Cannes? Teria 3 noites para esse trecho. E voltaria de Cannes direto p Amsterdam num trem noturno de 12h. Ou esqueço Tours e vou direto de Paris? Como é para dirigir nesse trecho? É tranquilo para quem não conhece a região? Alugar um carro também é simples? Dá pra devolver o carro em Cannes?
Lina
Camilla
Veja nas locadores se pode alugar carro e Tours e devolver em Cannes. Melhor ir de carro. Mais simples. De Tous até Cannes 8 horas. O seu trajeto dura mais de 7 horas e some o tempo de pegar carro em Avignon.
Marcelina
Lina,desculpe,acho que não me expressei bem.Qual das 2 cidades é mais interessante,charmosa ,para ser minha base no Luberon?Ou você me sugere outra base?Desde já agradeço muito sua atenção.
Lina
Marcelina
As minhas cidades preferidas são Gordes e Roussillon.
Mas todas elas são bonitas. O mais importante é encontrar hotel ou B&B de charme. Se encontrou e gostou, ótimo. Muitos estão mesmo fora das cidades. Porque elas são mínimas.
Marcelina
Lina,sou fã do Conexão Paris há mto tempo.Suas dicas são preciosas e certeiras! Preciso mto da sua opinião.Pretendo passar 8noites na provence profunda.Qual a melhor base:Bonnieux ou Lourmarin?Pensei em passar antes 2 dias em Le Baux.O que vc acha?
Lina
Marcelina
Você não precisa trocar de hotel para conhecer a região. Todas as cidades estão próximas.
Talvez pudesse ficar dois dias em Avignon e conhecer esta cidade. Depois vá para a região do Luberon e fique em qualquer uma delas. Bonnieux e Lourmarin estão bem situadas.
Anali
Lina, estive em Paris em Dezembro e adorei suas dicas. Em setembro vou para o Sul da França e Provence. Estou meio perdida, pretendo ficar em cannes e depois pegar um trem para o interior e alugar um carro. O que vc indica? Por qual estaçao de trem eu comeco? Em qual cidade eu fico hospedada para fazer esse passeio? Att, Anali
Lina
Anali
Para conhecer a Provence fique hospedada em Aix en Provence.
E para conhecer a Côte d’Azur fique em Cannes ou em Nice.
Vá de Paris até Aix de trem TGV. Alugue um carro lá. Devolva o carro em Marseille e pegue o TGV para Paris.
Lívia
Olá Lina!
Vou visitar Gorges Du Verdon em agosto e gostaria de uma dica de cidade próxima para passar 1 noite. Aproveito para parabenizá-la pelo site!
Lina
Lívia
Não saberia indicar nas proximidades do rio e do lago. Indicamos o que fica em Moustiers Sainte Marie.
Conrado G
Lina,
Obrigado pela rapida resposta.
Abracos
Conrado G
Olá Lina,
Parabéns pelo Blog!
Estou pensando em passar 2 noites na região do Gorges du Verdon e lago Saint-Croix durante o verão. Você acha que é muito tempo para o local? Além de andar pelas estradas curtindo o visual, alugar um barco, existem outras programações interessantes para se fazer no local?
A impressão que me deu é que não existem tantas opções interessantes no entorno dessa região quanto em Luberon / Avignon / Le Baux, então fico na dúvida entre ficar mais dias nessa região, e deixar apenas 1 noite para o Gorges du Verdon + lago Saint-Croix.
Desde já muito obrigado.
Abraços,
Lina
Conrado
Uma vez que viu as Gorges e andou de barco, pronto. O programa acaba. Por isso fique o necessário para este roteiro restrito e libere tempo para ver as cidades da Provence.
Luciana Zilioli
Oi Lina! Parabéns pelo blog! Fantástico. Vamos para o sul da França e com as dicas do seu site, já estamos com o roteiro pronto. Nossa dúvida é se já deixamos o hotel reservado, ou se fechamos na hora, caso a gente mude de opinião durante a viagem. O que vc me diz? Obrigada!
Lina
Luciana
Te aconselho reservar. A Provence é procurada por turistas do mundo inteiro. Não corra riscos.