Por Patrícia
Essa viagem superou todas as minhas expectativas. Mas antes de partir, me desapeguei de muitas fantasias para poder viver a Provence do jeito que ela é e não como pensava que fosse.
Nosso objetivo era conhecer Valensole e seus campos de lavanda, Moustiers Sainte-Marie e Gorges du Verdon em apenas um final de semana. Muitas dúvidas existiam sobre as “visitas” aos campos de lavandas e girassóis. Já havia separado endereços que disponibilizavam o “tour” pelas plantações mas, para minha surpresa, os campos de lavanda ficam na estrada.
Foi fácil conhecer tudo: bastou parar o carro e aproveitar o espetáculo das cores, dos aromas e o som das abelhas.
Próxima parada, Moustiers Sainte-Marie, uma cidade pitoresca com uma natureza especial. É uma típica cidade do interior da França com pequenos restaurantes, lojinhas de presentes e turistas para todos os lados. Da igreja, no alto da colina, você curte um lindo visual do lago Saint-Croix. Imperdível!
Após Saint Marie, fomos em direção ao Canyon du Verdon.
Confesso que fiquei amedrontada, pois a estrada é estreita, na beira de um penahasco e os carros não andam tão devagar quanto deveriam. O passeio foi ótimo mas cansativo. O percurso até ao ponto mais alto demorou 1 hora. Mas valeu, pois lá de cima curtimos uma bela paisagem. Lindo o Rio Verdon passando no meio da cadeia de montanhas!
De lá fomos pernoitar em Valensole e no dia seguinte partimos para o lago Saint-Croix.
Alugamos um barco elétrico para um passeio de uma hora. Quando entrei no Canyon e me deparei com aquelas montanhas e as águas cor de esmeralda pensei: “Obrigada universo!” Impossível descrever. O lugar é muito mais bonito do que as fotos e este dia ficará para sempre em minha memória como um dos dias mais lindos da minha vida.
No caminho de volta, nos deparamos com um campo de girassóis para completar a beleza da viagem.
A única coisa que mudaria seria o local escolhido para passar a noite. O nosso Gîte em Valensole foi ótimo mas distante do lago. A melhor cidade para se hospedar seria Moustiers Sainte-Marie.
Participaram dessa viagem, Patrícia, Ricardo, Milena e Jardel.
Como ir de Paris até Moustiers Saint-Marie
Como a região é muito montanhosa a grande maioria das cidades por lá não possuem estação de trem. O mais indicado é alugar um carro em Aix-en-Provence ou Marseille e aproveitar o belo passeio pela região.
- Trem: a viagem de Paris até Aix-en-Provence tem cerca de 3h40 de duração e Paris até Marseille cerca de 3h20. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Avião. A viagem de avião até Marseille dura 1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Marseille, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Carro: a viagem até Moustiers dura cerca de 8h20, belo passeio pela região da Provence. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: é possivel ir de ônibus até Aix-en-Provence e Marseille, esta costuma ser a opção mais barata mas também é a mais longa. A viagem até Aix ou Marseille têm cerca de 12h. Consulte valores, horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
No site da cidade de Moustiers Saint Marie é possivel conferir as opções de transportes, coordenadas geográficas e horários de ônibus e trem local (entre Marseille e Monosque), para organizar a sua visita com mais precisão, clique aqui.
Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
120 Comentários
Eliana Barbosa
“Viajei” nesses cenários maravilhosos!
Jane Curiosa
É impossível ficar indiferente a um relato desses!Patrícia,o lugar é um paraíso,não é?
Ligia
Adorei o post! Vou passar minha Lua de Mel na Provence em outubro e ja estou contando os dias! Gostaria de tirar uma duvida, se alguem souber eu agradeco… Sera que este passeio de barco pode ser feito no outono ou so no verao mesmo? Fiquei morrendo de vontade de fazer!
Lina, parabens pelo blog!
Lina
Ligia
O passeio de barco pode ser feito no outono também.
carlos
Suas fotos estão muito boas. Lembram bem as paisagens ao natural. O Verdon é lindo, mas, o lago é de uma beleza ímpar. A Provence é ponto obrigatório a ser visto em uma vida. Odores, sabores e visão.
Mauricio Christovão
Belo post!!! Ótimas fotos e e dicas do local.
Ana Margarida Uchoa
Amei a matéria ,abordagem perfeita dessa região francesa tão rica em cores e sabores. Já faz tempo que fui a Provence,ao recordar através das fotos deu uma vontade imensa de voltar… principalmente pelas lavandas !
Beth Lima
Patricia,
Revivi minha viagem através da sua. Seu relato e suas fotos mostram a beleza incomparável dessa região.
Chegamos à Provence em meados de maio passado mas só encontramos os tão sonhados campos de lavanda no início de junho, aos pés do Mont Ventoux.
E as cidaezinhas…? um encanto só. Eu e meu marido ficamos deslumbrados com tanta beleza.
Também concordo que os melhores meses pra ver as lavandas floridas são julho e agosto. No ínício de junho, você já vê as lavandas em botões porém, só na região de maior altitude pode-se encontrá-las floridas.
Essa viagem foi sonho. Cores, sabores, perfumes e sons que só lá devem existir. Imperdível!!!
Patricia
Claudia Oiticica
O Passeio pelo Verdon é imperdível! Não tire da sua lista de desejos até o dia que conhecer! O barulho das cigarras e das abelhas é mesmo uma sensação tão boa! Lembrei dos dias de verão na minha cidade!!! Adoro o canto das cigarras!!
Cláudia Oiticica
Linda viagem, lindas fotos e um relato maravilhoso!! Amei tudo!!
Gorges du Verdon faz parte da minha lista de desejos.
Concordo com você quanto ao mês escolhido para a Provence. Já fui uma vez e maio e outra em julho. Em maio tinha menos turistas, menos trânsito nas estradas. Mas em julho o colorido é outro. Fora que me encantei com o barulho das cigarras.
Patricia
Eymard
Eu realmente me desapego das fantasias antes das viagem.Parece difícil, pois você fica tão envolvida com a pesquisa, o planejamento do roteiro , compra de passagens, hotéis e outras tantas coisas que precisamos resolver antes de viajar. Mas , quando começo a arrumar minha pequena mochila, já vou esvaziando a mente, é nesse momento que começa o desapego e começo a desejar profundamente que quero ser surpreendida. Tem coisa melhor em uma viagem do que se deparar com uma paisagem estonteante? Para mim, quando isso acontece, é como se eu encontrasse um tesouro escondido. Nessa viagem eu fui surpreendida várias vezes e isso gerou um alegria profunda dentro de mim.