Foto: Mario no Orsay. Enviada por Carolina.
O Louvre tentou proibir tirar fotos e desistiu. Somente o flash é proibido.
O Orsay proibe ainda qualquer foto dentro do museu.
O que diz a lei? É proibido fotografar obras que ainda não cairam no domínio público. Por exemplo, os quadros de Basquiat não podem ser fotografados. Mas Monet, Leonardo Da Vinci, Raphael fazem parte do domínio público e podem ser fotografados.
Neste caso porque Orsay proibe? A direção informa que tirar fotos perturba o bom andamento da visita. Ou que os turistas não respeitam a proibição do flash.
Alguns dizem que a explicação real é financeira. O museu quer vender suas fotos e cartões postais.
Daqui para a frente, se for abordado por um agente da segurança quando estiver fotografanco, você já tem o argumento pronto para sua defesa.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
81 Comentários
Marina
Hoje, por coincidência, um amigo compartilhou este link a respeito do tema:
http://books.boxnet.com.br/books/visualizacao_clipping_new.aspx?ID_TEMPLATE=&ID_CLIPPING=15787631&ID_BOOK=152233&ORDEM=23&QTDE_CLIPPINGS=152&NM_ARQUIVO=0&ID_MESA=
Sobre tirar ou não tirar foto, gostei do exemplo do Maracanã em silêncio… e me lembrei que aqui em Paris, mesmos nos trens e metrôs lotados, os únicos que fazem barulho são os turistas.
E eu, pessoalmente, confesso que morro de vergonha quando vejo brasileiro desrespeitando qualquer tipo de regra no exterior. Este tipo de atitude, na minha humilde opinião, demonstra um lado do malandro esperto que só denigre a imagem dos brasileiros no exterior.
O turista volta pra casa. Imigrantes, como eu, ficam aqui para pagar a conta e explicar que tem gente com cultura e bem educada no Brasil tb.
Jose Mauricio
Esse assunto ainda vai render muito… Acho que isso é igual a quando a gente está dirigindo: Quem está na nossa frente é uma lesma lerda, quem nos ultrapassa é um maluco…Ou seja, quando fotografamos, não queremos ninguém na nossa frente, mas também estamos na frente de alguém atrapalhando a visão. Desisto!!! É mais um daqueles dilemas sem solução.
LIANA
eu sabia que esse assunto ia render, pq em questão de falta de educação nunca pensamos igual…
ISAC RSRSR menino quantos anos vc tem?olha, lhe assguro que a policia de Paris é mais brava dq o CAVEIRÃO
Mariana
um dos motivos que gostei bem mais de visitar o Musée d’Orsay que o Louvre foi por não poder tirar fotos. Acho muuuuito chato turista tirando foto de tudo nos museus, atrapalha demais a visita… sou a favor da proibição e acho que deveria ser assim em todos os museus do mundo =P
sim, sou chata.
Eunice
Bah, vou cuidar direitinho da minha coleção de fotos do Musée d’Orsay, pois não próxima vez não vai haver “photos”.
Concordo que aquela profusão de turistas fotografando tudo atrapalha, mas é impossível resistir a uma fotinho do térreo e do relógio… e de quebra, das esculturas.
Se sentir saudade de ver algum quadro, tem tudo na internet, mas o prédio é lindo e merece uma recordação.
À propos: tirei uma fotinho da Capela Sistina! Com todos aqueles orientais fotografando, é claro que não resisti…
Flavia Rocha
Particularmente não sou fã de fotografar obras de arte em si. Usando flash nem pensar!
Mas, fico fascinada com o predio, a arquitetura do lugar. E fico muito frustrada quando não posso fotografar o interior. Por que gosto de mostrar aos amigos o quanto aquele predio é bonito e interessante. Que vale a pena a visita não só pelo o q tem dentro dele quanto pelo predio em si.
Aline Aguiar
Achei engraçado o fato de que o Orsay foi o museu onde eu mais fiz cliques… foram mais de 200…
Mauricio
Tudo é uma questão de educação…
Vi os japoneses, chineses e brasileiros tirando fotos, onde não era permitido.
O melhor é não usar o flash, pois ele danifica a obra de arte. A tinta do quadro sofre com o uso do flash.
Enaldo Soares
Eu penso que muitas pessoas que tiram fotos, com ou sem flash, irão descarregá-las no pc e nunca mais irão vê-las. É um hábito mimetista e que tem raízes antropológicas. Já vi pessoas no trenzinho de Tiradentes ficarem em pé no meio do vagão alardeando a outros sobre sua potente câmera. É também a mania de que para usufruir de algo é necessário consumi-lo. Eu nem vou levar câmera para museu nenhum. Prefiro comprar um livro específico, com uma foto realmente de qualidade, se for o caso de gostar demais de algum pintor. Se está proibido é porque tem motivo. Isto pode ser tão irritante quanto celulares em restaurantes e salas de aula. Mas é só uma opinião. Não estou recriminando ninguém, rs….
Carol
Acabei de voltar de lá e realmente vi os avisos, mas tirei fotos sem flash e não fui abordada por ninguém, nem mesmo os segruranças que me viram tirar as fotos!!!!! Importante acho que é não estar com o flash ligado!!!
No Louvre não vi tais avisos, mas observei que a maioria não tirava fotos com flash e tb nos usei tal recurso, que é totalmente viável com máquinas de qualidade sem que se perca a qualidade dessas fotos!
Em Versalhes tb não era proibido nada!!!