Proibição de fumar ao ar livre em Paris.
Em 2018, Strasbourg se tornou a primeira cidade francesa a proibir o cigarro nos parques e jardins.
Paris não ousou tanto: a proibição foi imposta somente em pequenos jardins dos bairros. Na áreas centrais e frequentadas pelos turistas, o Tuileries e o Luxembourg aceitam ainda a presença de fumantes.
Na Côte d’Azur, o cigarro é proibido nas praias de Nice e Menton. O famoso Mont Saint Michel entrou na jogada e se tornou inimigo das guimbas. Na Córsega, Propriano também proibiu o tabaco.
O movimento é incentivado pelo governo e faz parte das estratégias da Luta contra o Tabaco 2018/2022.
A ministra da saúde conta com a boa vontade dos municípios para aumentar o número de praias, instalações esportivas, parques e jardins sem fumantes.
Percurso da luta contra o cigarro na França
A primeira etapa da luta contra o tabagismo foi a lei de 1976 que limitou a propaganda e a publicidade, impôs avisos sanitários nas embalagens e proibiu o cigarro em espaços públicos como hospitais e elevadores.
Em 1991 outra lei reforçou as interdições: proibido fumar em locais de uso coletivo, proibida a venda de cigarros aos menores de 18 anos.
Em 2006 a luta contra o tabaco se estendeu a todos os lugares fechados e abertos acolhendo o público. Nesse momento não se pensava ainda nos jardins e praças. A lei visava o conjunto de transportes públicos, todas as escolas e liceus públicos ou privados…
Em 2016, uma nova norma proibiu fumar cigarro dentro do carro em presença de menores de 18 anos. Os contraventores pagam 68 euros de multa. O mesmo valor para os fumantes em local público.
Placa na praia de Propriano, Corse.
Proibição de fumar ao ar livre em Paris
Assistimos atualmente a evolução do argumento sanitário do tabagismo passivo em argumento ecológico. O combate ao cigarro se torna também combate contra a poluição pelas guimbas dos cigarros.
Mas os franceses são recalcitrantes (leia aqui). Apesar da sucessão de leis a França faz parte da lista dos países europeus onde o consumo de tabaco é imenso.
Vocês podem ver, em Paris o cigarro é onipresente nas ruas. O momento ideal para observar o fenômeno é no final da tarde, na hora do aperitivo. Terminado o trabalho, os fumantes se aglutinam diante dos cafés e bistrôs. Os que chegam cedo pegam uma mesa na varanda. Os retardatários ficam em pé na calçada. Na França, apesar da ação governamental, o cigarro está longe de ser considerado uma droga e os fumantes párias.
No site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
3 Comentários
Amorecos na Zoropa
Por mais que proíbam, sempre há muitos fumantes em todos os lugares de Paris!!! Na Disney fumam muito até nas filas das atrações e com crianças no colo.
Nos monumentos! Já vi gente fumando no topo do Arco e ao lado do Túmulo do soldado anônimo.
Nas estações de metrô é insuportável! Sempre tem várias pessoas soltando fumaça na gente.
Só no Pantheon que os funcionários fiscalizam mais.
Marcy
A França fez mt. bem em combater o fumo pq é exagerado só faz mal e incomoda mas ao ar livre ñ será um pouco demais?
Talvez tenham razão.
Dillemba
Finalmente! Espero com ansiedade o dia em que será proibido fumar en terrasse, porque é inviável sentar nas varandas dos cafés, a sensação que se tem é a de estar comendo bacanas.