Foto:Kátia Becho
Você utilizou o sistema Velib e sofreu um débito indevido relativo à caução do aluguel da bicicleta? Veja como resolver o problema.
Este programa de locação de bikes é uma das grandes realizações da Prefeitura de Paris. O administrador do sistema é uma empresa séria – JCDecaux, Cyclocity – e seu objetivo não é lesar o utilizador.
Quando o débito indevido da caução acontece por uma falha qualquer do sistema ou porque a devolução não foi correta, o utilizador pode recorrer e ele possui canais de comunicação com o administrador.
O primeiro passo é contatar o serviço clientela Allo Vélib por telefone – 01 30 79 79 30 – de segunda à sexta entre 8h e 22h, sábado entre 9h e 22h e domingo entre 9h e 19h, ou por carta endereçada à Vélib – TSA 90003 – 78378 Plaisir Cedex.
Se você não receber resposta ou se a empresa não levar em consideração seu pedido, você possui um segundo canal de comunicação. A Prefeitura de Paris nomeou um Médiateur cuja função é julgar os casos com imparcialidade. A empresa Cyclocity deve respeitar a recomendação do Médiateur. Esse Médiateur se chama Pierre Foulon e ele pode ser contado nas seguintes situações:
. se você não obteve resposta à sua reclamação até dois meses após o contato;
. se você obteve uma resposta considerada insatisfatória e se após um segundo contato o problema permaneceu sem solução.
Somente neste dois casos você pode ter recurso ao Médiateur.
O contato se faz por email: [email protected] ou por carta: Médiateur VLS France – 17 rue Soyer – 92 523 Neuilly sur Seine.
Você encontra estas informações no site www.velib.paris.fr
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
28 Comentários
Vera Maria Niederauer Estivalet
Lina, estarei em Paris entre 24/04 e 03/05/2013 e minha dúvida é: poderei alugar bicicleta no programa velib mesmo sem falar francês? Obrigada!
Lina
Vera
Os leitores tem alugado sem problemas. E a primeira etapa você pode fazer via internet e tem escolha de outras linguas. Olhe o artigo abaixo.
https://www.conexaoparis.com.br/2011/08/10/alugar-bicicletas-em-paris-modificacoes-do-programa-velib/
Saulo Borges
Pessoal, muito cuidado. Não me parece ser esta uma empresa séria como estão dizendo. Estou com 450,00 euros retidos indevidamente. Estou no meio da viagem e não mais em Paris. Fica difícil tratar o assunto. MELHOR NÃO ALUGAREM PARA NÃO TEREM O PREJUÍZO.
Cassia Helena
Uma duvida sobre a velib. Sendo brasileiro em ferias em Paris e o sevico veli falhar cobrando a cauçao como resover?
Lina
Cassia
Seguindo os caminhos indicados no artigo acima.
Tania Baiao
Para quem já andou de bicicleta no Brasil, a Europa é um paraíso. Mesmo não andando em ciclovias, é impressionante o respeito que os motoristas tem com os ciclistas…É preciso apenas seguir algumas regrinhas básicas de sinalização para poder aproveitar muito.
cecília
Lina
Meu filho é francobrasileiro e está em Paris fazendo um intercâmbio. Em julho, assim que chegou, tentou alugar 2 bicicletas (uma para ele, outra para o amigo) , mas só uma destravou. Como era fim de noite, voltaram os dois na mesma. Porém, qual não foi nossa surpresa quando veio debitado em nossa conta um valor de aproximadamente 400 reais. Concluimos que o sistema entendeu que 2 bicicletas foram retiradas e no final só uma devolvida….. Cobraram o valor de uma bicicleta. Como ele não tem mais o comprovante, acabou não reclamando. Fica o alerta para outras pessoas.
Cecília
Lina
Cecília
Por isso publiquei esse artigo. O sistema às vezes trava e os utilizadores às vezes não sabem usa-lo corretamente. Daí os canais de comunicação.
Eduardo
Lina, boa noite! Estamos indo em três pessoas para o reveillon, qual a melhor alternativa de transfer do aeroporto CDG a Bd Malesherbes? Vi um motorista, mas a proposta é de 120 euros, o que achei caro…Vc conhece o site http://www.taxisg7.com ? Muito obrigado!
Lina
Eduardo
O G7 é uma grande empresa e séria. Pode reservar táxi neste site.
Natalia Machado
Lina, é fácil estacionar? Existe uma ciclovia? As pessoas respeitam os ciclistas, pergunto isso porque aqui no RJ sofremos demais com a falta de respeito dos motoristas com os ciclistas.
Lina
Natália
É fácil estacionar, existem algumas ciclovias e as pessoas de um modo geral respeitam os ciclistas.
Aline Calbar
Muito obrigada Lina! Com certeza vou tentar!!!
Aline Calbar
Lina, será que em dezembro eu conseguiria andar de bicicleta? E sem falar francês… será que consigo?? um abração
Lina
Aline
Tenho uma amiga que só usa bicicleta para se locomover. O ano todo. Vestida corretamente, mesmo no inverno é possível. Somente a chuva atrapalha.
Fred Mayrinck
Lina, estou indo à Paris no período de 29 de setembro a 13 de outubro e gostaria de ceber dicas de como alugar bicicleta em Paris.
Lina
Fred
Leia os artigos abaixo:
https://www.conexaoparis.com.br/2009/08/06/como-alugar-uma-bicicleta-em-paris-no-programa-velib/
https://www.conexaoparis.com.br/2011/08/10/alugar-bicicletas-em-paris-modificacoes-do-programa-velib/