Foto:Kátia Becho

Você utilizou o sistema Velib e sofreu um débito indevido relativo à caução do aluguel da bicicleta? Veja como resolver o problema.

Este programa de locação de bikes é uma das grandes realizações da  Prefeitura de Paris. O administrador do sistema é uma empresa séria – JCDecaux, Cyclocity –  e seu objetivo não é lesar o utilizador.

Quando o débito indevido da caução acontece  por uma falha qualquer do sistema ou porque a devolução não foi correta,  o utilizador pode recorrer e ele possui canais de comunicação com o administrador.

O primeiro passo é contatar o serviço clientela Allo Vélib por telefone – 01 30 79 79 30 – de segunda à sexta entre 8h e 22h, sábado entre 9h e 22h e domingo entre 9h e 19h, ou por carta endereçada à Vélib – TSA 90003 – 78378 Plaisir Cedex.

Se você não receber resposta ou se a empresa não levar em consideração seu pedido,  você possui um segundo canal de comunicação. A Prefeitura de Paris nomeou um Médiateur cuja função é julgar os casos com imparcialidade. A empresa Cyclocity deve respeitar a recomendação do Médiateur. Esse Médiateur se chama Pierre Foulon e ele pode ser contado nas seguintes situações:

. se você não obteve resposta à sua reclamação até dois meses após o contato;

. se você obteve uma resposta considerada insatisfatória e se após um segundo contato o problema permaneceu sem solução.

Somente neste dois casos você pode ter recurso ao Médiateur.

O contato se faz por email: [email protected] ou por carta: Médiateur VLS France – 17 rue Soyer – 92 523 Neuilly sur Seine.

Você encontra estas informações no site www.velib.paris.fr

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris