Os turistas se encontram com frequência diante do seguinte problema: nos vôos internacionais eles tem direto à duas malas de 32 kg. Mas nos vôos internos na Europa esta regra não é válida e as companhias aceitam somente uma mala de 23kg.
Cham, o leitor francês do Conexão Paris, nos fornece algumas explicações.
É preciso entender que todos os trechos de uma viagem ida e volta devem pertencer à uma mesma e única reserva. Neste caso é possível conservar a mesma regra durante toda a viagem ida e volta efetuada com a Air France e seus parceiros.
Quando você fizer sua reserva, verifique se todos os vôos (internacionais e internos) fazem parte da mesma reserva. Por exemplo, uma viagem Brasil/Paris, uma semana em Paris, em seguida uma semana em Roma. O trecho Paris/Roma conserva o direito ao transporte gratuito de duas malas de 32 kg. Mas para isso, é necessário que o vôo faça parte da mesma reserva, ou seja, um avião da Air France ou de seus parceiros.
Esta regra é aplicada unicamente para passagens compradas no Brasil.
Se, no meio da viagem, você decide comprar uma passagem Roma/Veneza, a regra não será aplicada e terá que pagar excesso de peso. Este trecho não faz parte da viagem comprada no Brasil.
E última informação, o peso da mala cabine da Air France é 12kg, contra 5kg para a Tam.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
191 Comentários
Cristiane Pereira/BH
Só para complementar, acho que não foi dito aqui: nos aeroportos de Paris (imagino que em toda a França), independentemente da companhia aérea, o peso máximo permitido por bagagem a ser despachada é de 32kg – por causa de regra acordada no sindicato dos “carregadores de mala” (ou o nome que tenha). Isso me foi dito por uma amiga francesa que trabalhar com receptivos de grupos variados, inclusive de músicos!
Os carregadores não carregam malas mais pesadas do que isso – se sua mala tiver mais de 32kg, vai ser “largada” pra trás. Sugiro que nunca ultrapasse os 28, 29kg, porque dá diferença de balança pra balança. Muitos hotéis têm balança pra emprestar; além disso, as malas, quando compradas, têm uma etiqueta de informações gerais que costuma informa o peso que cabe nela. E com o santo google, basta pesquisar nos sites dos fabricantes de mala pra ver um modelo de tamanho similar ao que temos em casa e deduzir quanto cabe na nossa mala (cheia – aí, é só não encher e calcular como a mala ficará em caso de compras).
Outra dica: perto do terminal da TAM, no CDG, na saída de volta pra cá, tem um “embalador” de malas, um senhor africano simpático (fala um pouco de português), que tem uma balança, útil para os casos de dúvida.
Minha meta é ser como disse Maurício Christóvão: levar cada vez mais, menos bagagem e mais grana no bolso – inclusive porque, como disse Beth, é uma bolsinha ali, um sapatinho acolá, aquele creme indispensável… mulheres!
🙂
Maria das Graças
Jaqueline, a minha bagagem de mão é uma sacola onde levo sapatos, chinelos, Netbook, maq. fotográfica, remédios, produtos de toillete, papelada de viagem, carregadores, adaptadores, etc. Ela tem uma alça grande e posso carregá-la no ombro e junto vou puxando a minha malinha de cabine. Tem ainda a minha pequena bolsa que carrego cruzada no peito e dela nunca me separo.
A Beth tem razão. Eles não pesam a bagagem de mão e sendo de um tamanho que não chama a atenção eles nem olham.
Maurício Christovão
Jacqueline:
Também faço como a Beth, colocando o netbook na bagagem de mão, além do material fotográfico. Quanto menos volumes você tiver, mais fácil vai ser para você controlar e menos provável de você perder ou esquecer alguma coisa.
Beth
Jacqueline
Eles não costumam pesar bagagem de mão, vai pelo olhômetro e volume.
Eu coloco meu net dentro da bagagem de mão…
Viajo pela AF.
Jacqueline
Devo levar meu netbook separado para não contar como bagagem de mão?
Ele tem uma bolsa própria, mas aí vai contar como mais um volume?
Deveria então colocá-lo dentro da bagagem de mão e ser pesado junto, diminuindo assim o que posso levar comigo na cabine?
Dúvidas,dúvidas,dúvidas…
Claudia Ajuz
Oi Lina, então mudou a regra, da penúltima vez que fui foi um sufoco na volta porque passei dos 23kg e já ia sendo taxada mas não paguei excesso porque houve uma simulação de bomba no aeroporto na hora que eu estava faxzendo o check in e a atendente ficou tão apavorada que me mandou passar sem nem olhar mais o peso.
Eu acho que na ida, 10kg é super tranquilo, mas e na volta? Depois das liquidações?
Analu
No meu caso, o peso das malas está decrito na passagem: 32kg (Air France)
Maria das Graças: meu caso é similar, vou com pouca pagagem pois pretendo aproveitar os preços das lojas que a Lina já postou aqui. Vai ser ótimo pois como moro em Curitiba, onde o clima é geralmente frio, as roupas da estação Parisiense vão ser muito bem aproveitadas! hehe
Beth
Maurício
É isso mesmo.
Menos bagagem e mais grana no bolso, risos.
Mesmo sendo fiel cliente da Air France, viajo com 20Kgs e volto com um pouco (?) mais.
Sabe como é, uma bolsinha aqui, um sapatinho acolá a bagagem acaba aumentando…
Mulheres!
Mauricio Christovão
Correndo o risco de ser repetitivo, citarei mais uma vez o antigo conselho: “Para viajar bem, separe a bagagem e o dinheiro. Depois deixe metade da bagagem e leve o dobro do dinheiro”.
Tati
Nossa então somos priviliegiados em sermos brasileiros?? Q bom.=D O interessante é q tem sempre alguém para falar mal dos outros…se vc só carrega 10 kg ótimo para vc, mas tem pessoas q se sentem melhor levando várias roupas…Ou gostam de comprar presentes… Feliz com a regra de 32 Kg para Paris, qdo fui para Londres nem usei todos os quilos q eu tinha “direito”, mas dá uma super segurança sabre q vc pode levar 32 quilos.