Tenho uma amiga americana que veio passar dois dias em Paris e aproveitou para realizar um antigo sonho – conhecer Versailles. Nos encontramos à noite para jantar. E aí? Adorou? Sua resposta me surpreendeu. Sim, ela tinha adorado os jardins, mas tinha se decepcionado com o castelo em si. Por que? A resposta, na verdade, eu já sabia.
A grande galeria dos espelhos é algo magistral, que sempre nos surpreende. É o ápice da visita. Mas o restante, pode decepcionar. Sobretudo quando não temos um guia que é capaz de nos mostrar detalhes que muitas vezes passam despercebidos. E, pra piorar, quase sempre dentro do castelo estamos espremidos no meio da multidão de turistas.
(Pouca gente sabe, mas o interior de Fontainebleau, o castelo habitado por mais de sete séculos pelos reis e imperadores franceses, é tão ou mais surpreendente do que Versailles e, o melhor!, vazio.)
Mas os jardins de Versailles, que ocupam 800 hectares, são tão grandiosos quanto a Galeria dos Espelhos, e são unanimidade. Visitar os jardins é um programa para o dia todo. No vídeo abaixo, apresentamos as principais atrações.
Grande parte do jardins foi concebida no século 17 pelo grande paisagista André Le Notre. Este é maior exemplo de jardim à la francesa, caracterizado pela simetria rigorosa e pela ideia de impor ordem à natureza (o contrário dos jardins à inglesa).
Essa simetria perfeita pode ser vista logo na entrada, além de suas ricas e impressionantes fontes e lindas esculturas. Ao caminhar pelo jardim, você chega aos demais edifícios que fazem parte do domínio de Versailles, locais de momentos privados.
O Grand Trianon, por exemplo, era o refúgio do Rei para fugir da vida da Corte em encontros amorosos.
A rainha também tinha seu espaço de privacidade, no que hoje chamamos de Domínio de Maria Antonieta, que inclui o palacete do pequeno Trianon e sua fazendinha (le hameau) com animais, local pra fazer o queijo etc.
Entre o Grand Trianon e o Domínio de Maria Antonieta, saímos do jardim à la francesa e entramos em um ambiente mais selvagem, o Jardim à Inglesa de Versailles, que é menos conhecido pelo público. Aqui, a natureza cresce mais solta. E, por ele, há trilhas que reservam grandes surpresas, como o Templo do Amor, o Belvedere e até mesmo uma gruta.
Juntos, os jardins à francesa e à inglesa pedem um dia inteiro de visita. Ao alugar um carrinho ou pegar o ônibus, você ganha tempo. Mas bom mesmo é se deixar perder pelas trilhas, sem hora marcada.
Leia também:
- Visita guiada ao castelo de Versailles
- Como e quando visitar Versailles
- Piquenique em Versailles
- O castelo de Fontainebleau
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
18 Comentários
Rancieri Poggian
existe o ingresso apenas para o Jardim
Rodrigo Lavalle
Rancieri, até o dia 31/03/2018, o acesso aos jardins é gratuito.
Amaline Gusman
Bom dia!
Durante o período de abril a outubro, existe o espetáculo das Águas musicais. Gostaria de saber se o ingresso para o castelo no final de semana também dá direito à visita dos jardins ou somente o passaport, que inclui o Trianon e Petit Trianon e as Águas Musicais.
Grata, Amaline
Rodrigo Lavalle
Amaline, o ingresso Château (Castelo) dá direito somente à visita ao castelo principal.
Abraços.
Ângela
Bom dia!
Estou indo com minha família(4 crianças e 8 adultos) à Paris. Chegamos no dia 16 às 12.30 e seguiremos para Suiça no dia 20. Para as crianças e cinco adultos é a primeira vez na cidade. No dia 16 gostaríamos de aproveitar o fim da tarde fazendo o passeio pelo Sena. No dia 17 gostaríamos de fazer um tour guiado pelos principais pontos turísticos, com paradas em parques para as crianças brincarem um pouco.
No terceiro dia , três adultos e as quatro crianças irão a Disney e outros 3 adultos a Versailles . No último dia (19) vamos decidir o que fazer ( provavelmente Cité des Enfantspela manhã e à tarde roteiro de moda, compras, etc). Peço a gentileza de nos indicar como podemos contratar esses passeios, com guia brasileiro ou português. Pretendo fechar tudo até amanhã. Grata.
Rodrigo Lavalle
Ângela, escreva para as empresas de passeios que nós indicamos:
– https://www.conexaoparis.com.br/servicos/traslados-em-paris-passeios-paris-my-driver/
– https://www.conexaoparis.com.br/servicos/traslados-em-paris-e-passeios-telma-france-tour/
– https://www.conexaoparis.com.br/servicos/traslados-em-paris-e-passeios-franca-entre-amigos/
Abraços.
eleonora
ola vera freire,um hotel que gostei muito foi o excelsior latin,muito bem localizado,com estacoes de metro ,perto do jardim de luxemburgo,fiz varias caminhadas,inclusive ate o louvre,recomendo,um abraco.
Etienne
Oi, Lina!
ADOREI “conhecer” você através dos videos (por sinal, sensacionais!).
Por falar nos videos, você teria alguns nomes de músicas/CDS desse tipo de musiquinha bem francesa só tocada? Alguma no gênero cantada também está valendo…
Um abraço, e parabéns pela qualidade de sempre do Conexão Paris! Cada vez melhor!
Etienne.
Rodrigo Lavalle
Etienne, escute a Rádio Conexão Paris com vários estilos de música francesa: https://www.conexaoparis.com.br/2014/10/30/radio-conexao-paris-musicas-francesas/.
Abraços.
Vera Freire
Estou pensando em viajar sozinha para Paris, e gostaria de dicas de hotéis, lugares para almoçar/jantar, e locais seguros à noite. Já me hospedei próximo a Champs Elysées, mas desta vez gostaria de experimentar algum outro local mais informal. Hotéis 3/4 estrelas, em Agosto. Muito grata, VRegina
Rodrigo Lavalle
Vera, o Marais é uma região mais informal e jovem com muitas lojas, restaurantes e cafés. Veja o vídeo que fizemos sobre ela: https://www.conexaoparis.com.br/2014/03/06/o-marais-em-imagens/.
Nesse link você acha nossas dicas de hotéis na região: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/hoteis-por-bairro/03o-arrondissement-paris/ e https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/hoteis-por-bairro/4o-arrondissement-paris/.
Abraços.
Neftalí
Oi Lucas. Se você for ao castelo de Versailles não deixe de ir aos jardins, geralmente é grátis e realmente são bonitos, principalmente na primavera. Eu pelo menos só fui a Versailles em maio passado, na minha quarta visita a Paris. Não achei assim tão obrigatório, como o Louvre, onde fui 5 vezes e ainda falta muito para conhecer, e voltarei feliz.
Com 5 noites em Paris (4 dias completos) eu preferiria não sair da cidade. Mas tudo isso é muito pessoal, conheço muita gente que ficou maravilhada com Versailles e acha indispensável. E se você realmente quer conhecer um castelo, acho que a primeira opção realmente deve ser Versailles, é o mais emblemático e dá pra fazer em uma manhã ou tarde inteira, se você não fizer questão do Grand e Petit Trianon, e passeando somente pelo começo do jardim, que é gigante.
No mais, siga todas as dicas do CP e do Rodrigo, dou fé de que são perfeitas. Grande abraço!
Lucas Alvarenga
Pois é Neftalí, estou indo para ficar 05 noites e vou somente ao castelo Versailles sem jardim. Vou por uma questão de “obrigação”, como que vai a paris pela primeira vez e não vai a versailles?, mas preferiria ir ao Fontainebleu ou Vincennes. Acho que ir aos jardins é para quem vai ficar mais do que 7 dias ou se sua proposta é visitar jardins.
Rodrigo Lavalle
Lucas, eu te recomendo o nosso guia ‘5 Roteiros em 4 Dias’. Ele é perfeito para quem está vindo para Paris pela 1ª vez e tem pouco tempo. Nele são apresentados 5 roteiros passando pelos principais pontos e locais turísticos da cidade. Além disso há dicas de museus, monumentos, lojas e restaurantes pelo caminho. Você pode comprá-lo aqui.
Abraços.
Carla Bueno
Lina, os vídeos estão ficando cada vez mais legais, me senti lá, muito bom!! Parabéns.
Neftalí
Concordo um pouco com a amiga americana. Sem dúvida Versailles é lindo, mas eu também esperava algo mais maravilhoso. Paris tem tantas atrações e é tão linda que, na minha opinião pessoal, uma ida a Versailles só se justifica para quem fica no mínimo uma semana ou mais na cidade.
Sem falar que foi, disparado, o lugar mais lotado que visitei, e não era temporada alta. Mesmo chegando cedo, a fila na entrada sempre é enorme, pois só utilizam um detetor de metais para toda a multidão. E não tem jeito, mesmo com o Museum Pass, todo mundo tem que encarar. Dentro do palácio me senti em uma lata de sardinha, desviando sempre dos paus de selfie dos chineses.
Os jardins sim, são lindos. Mas não superiores ao Luxemburgo ou Tulleries. As “Grandes Águas Musicais” são só uma fraude para poder cobrar ingresso aos Jardins! E o Grand e Petit Trianon são bonitinhos, mas, sinceramente, não achei nada demais.
Obviamente não me arrependi de ter ido, vale a pena para que tem muitos dias, e é muito fácil o transporte (RER). Mas não volto. Na próxima, Fontainebleau!
Desculpem a ranzinice! Abraço!