Tenho uma amiga americana que veio passar dois dias em Paris e aproveitou para realizar um antigo sonho – conhecer Versailles. Nos encontramos à noite para jantar. E aí? Adorou? Sua resposta me surpreendeu. Sim, ela tinha adorado os jardins, mas tinha se decepcionado com o castelo em si. Por que? A resposta, na verdade, eu já sabia.
A grande galeria dos espelhos é algo magistral, que sempre nos surpreende. É o ápice da visita. Mas o restante, pode decepcionar. Sobretudo quando não temos um guia que é capaz de nos mostrar detalhes que muitas vezes passam despercebidos. E, pra piorar, quase sempre dentro do castelo estamos espremidos no meio da multidão de turistas.
(Pouca gente sabe, mas o interior de Fontainebleau, o castelo habitado por mais de sete séculos pelos reis e imperadores franceses, é tão ou mais surpreendente do que Versailles e, o melhor!, vazio.)
Mas os jardins de Versailles, que ocupam 800 hectares, são tão grandiosos quanto a Galeria dos Espelhos, e são unanimidade. Visitar os jardins é um programa para o dia todo. No vídeo abaixo, apresentamos as principais atrações.
Grande parte do jardins foi concebida no século 17 pelo grande paisagista André Le Notre. Este é maior exemplo de jardim à la francesa, caracterizado pela simetria rigorosa e pela ideia de impor ordem à natureza (o contrário dos jardins à inglesa).
Essa simetria perfeita pode ser vista logo na entrada, além de suas ricas e impressionantes fontes e lindas esculturas. Ao caminhar pelo jardim, você chega aos demais edifícios que fazem parte do domínio de Versailles, locais de momentos privados.
O Grand Trianon, por exemplo, era o refúgio do Rei para fugir da vida da Corte em encontros amorosos.
A rainha também tinha seu espaço de privacidade, no que hoje chamamos de Domínio de Maria Antonieta, que inclui o palacete do pequeno Trianon e sua fazendinha (le hameau) com animais, local pra fazer o queijo etc.
Entre o Grand Trianon e o Domínio de Maria Antonieta, saímos do jardim à la francesa e entramos em um ambiente mais selvagem, o Jardim à Inglesa de Versailles, que é menos conhecido pelo público. Aqui, a natureza cresce mais solta. E, por ele, há trilhas que reservam grandes surpresas, como o Templo do Amor, o Belvedere e até mesmo uma gruta.
Juntos, os jardins à francesa e à inglesa pedem um dia inteiro de visita. Ao alugar um carrinho ou pegar o ônibus, você ganha tempo. Mas bom mesmo é se deixar perder pelas trilhas, sem hora marcada.
Leia também:
- Visita guiada ao castelo de Versailles
- Como e quando visitar Versailles
- Piquenique em Versailles
- O castelo de Fontainebleau
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
18 Comentários
Marisa
Olá, adorei as dicas do seu Blog. Estaremos em Paris em 12.03.2018 e gostaria de mais informações sobre como acessar apenas os jardins em Versailles, não temos intenção de entrar no palácio. Como fazer neste caso, preciso pegar alguma fila? Vou direto para a entrada? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Marisa, existe uma entrada separada de acesso aos jardins, clique aqui e veja o mapa. A entrada “A” é para quem tem ingresso e vai visitar o palácio, à esquerda dela fica a entrada para o jardim.