Nos trens de alta velocidade franceses, os TGVs, não existe uma grande diferença entre a primeira e segunda classe.
Na primeira temos um pouco mais de espaço, duas poltronas de um lado e uma do outro, contra duas a duas na segunda classe. Na foto, estamos no carré. Quando compramos passagens pela internet, na reserva das poltronas as opções são: lugares no andar de baixo ou no de cima (vários TGVs tem dois andares, escolham o andar de cima); escolham em seguida poltronas no sentido do movimento do trem; a última opção, poltronas na janela, no corredor ou no carré (onde temos duas poltronas em frente a duas outras e uma mesa no meio).
Na primeira classe, existe um mini-serviço. Um garçom passa uma vez para servir bebidas e uma outra com opções de sanduíches e plateau refeição. Testei o plateau e achei melhor que as refeições servidas nos aviões. Preço, 20 euros com pequena entrada (sopa fria), prato (carne de pato com legumes grelhados, sobremesa (mousse de chocolate) e uma garrafa de água mineral.
Na segunda classe este serviço não existe e temos que enfrentar a fila do vagão restaurante para comprar seja o que for.
Leia também:
- Informações úteis para quem viaja de trem na França
- Guarda volumes nas estações ferroviárias
- Desconto nas passagens de trens para maiores de 60 e menores de 25 anos
- Vai viajar de trem? Despache suas mala
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
239 Comentários
Maria das Graças
Hugo, penso que muita ou pouca bagagem depende do estilo do viajante e não da duração da viagem. Eu, por exemplo, ficaria totalmente perdida diante de uma mala grande onde eu tivesse que arrumar roupas para uma viagem de um mês, por exemplo. Não saberia mesmo como fazer nem como lidar com tantos itens. Para um mês, uma semana, um final de semana o tamanho da minha mala não muda.
fernanda rodrigues
oi meu amor queria muito sber se compro antes?o trem?ou se dá para comprar lá ou um dia antes?o preço muda muito?vms dia 06 out.cm é essa epoca em paris?
conexaoparis
Fernanda
Compre aqui um dia antes e consulte site de meteorologia. Mais seguro. Não sei quando vai realmente esfriar.
Beth
Hugo
Eu falei de viagens que fiz como turista, com bagagem e tudo…
Eu achava uma ótima opçao para grandes distâncias. Fiz algumas diurnas (tipo 12 horas) e achei muito cansativas.
Quando eu morava na Europa nós só viajámos de carro. Até porque não tinha tantos carros com hoje, risos.
HUGO DE CARVALHO
Olá Beth
É questão de perfil pessoal. Suponho que, para quem está morando na Europa, e viaja apenas com a bagagem de alguns dias, o trem-hotel deve ser uma boa opção. Eu, porém, geralmente carregando bagagem para 1 mês e meio ou dois, prefiro planejar minhas viagens de modo a não precisar dormir em trens. Em maio deste ano, saí de Amsterdam pela manhã e cheguei a Rennes – FR. às 22 horas. Demorou muito devido à greve e à dificuldade de obter assentos com o Eurorail. Felizmente, em Rennes tem um Ibis no próprio prédio da estação ferroviária.
OBS: Minha bagagem não pode ser pequena porque, nessa época do ano, vamos para a Europa de Navio, permanecemos na Europa em torno de um mês e retornamos de avião.
Beth
Maurício
São possibilades de escolha no seu lugar dentro do trem.
Essas opções podem ser: 4 lugares juntos e sentados vis-a – vis, paralelo ou não, etc. É a sua escolha individual de onde sentar (ou não) no trem…
Mauricio
Estive vendo os preços do trem ( Thalys) de Paris para Bruges no dia 18/12 e na hora em que fui escolher os lugares, aparecem algumas opções como: Beside, Kiosk e facing or family seating…..alguém pode me explicar a diferença?
Beth
Hugo
Eu já viajei muitas vezes de trem com pernoite, tipo Paris/Hamburg/Escandinávia, Paris/Veneza, Paris/ Madrid e sempre gostei muito! As cabines do “wagon lit” eram super confortáveis, e dava para aproveitar a paisagem na parte diurna da viagem e dormir muito bem. Alguém aqui no blog falou de uma dessas viagens recentemente e eu achei que fosse vc. A pessoa comentou até que as cabines hoje dispõem de TV, wifi, etc. Acho que o assunto surgiu durante o caos aéreo promovido pelo vulcão islandês.
Abs.
HUGO DE CARVALHO
Olá Beth
Só tenho viajado de dia, às vezes o dia inteiro, chegando à noite Mas nunca pernoitei no trem. Acho que não compensa. Uma das vantagens de viajar de trem é ver a paisagem. Na última vez (este ano) fiquei um pouco decepcionado com o Eurorail. Foi em maio/junho (alta temporada) Tive dificuldade para obter reserva de assento nos TGVs e similares. Deveria ter feito com antecedência. Quase sempre, a cota para o Eurorail estava esgotada. /sem problema nos trens regionais. Fora isso, gosto muito dos trens na Europa.
Beth
Gabriela
Sua viagem foi na 1a. ou na 2a. Classe?
Eu fiz esta pergunta para o Hugo porque já fiz esses percursos ( Paris/Veneza etc) de 1a. Classe e as cabines eram muito confortáveis, com banheiro privativo, etc. Já na 2a. Classe eram oferecidos beliches muito desconfortáveis….
Abs.
Gabriela
Beth,
Viajei de Paris para Veneza, nessa viagem de pernoite e não acho que vale a pena não… claro que deu pra economizar com o hotel, mas a viagem é muitoooo longa! Eu dormi bastante, mas meu namorado achou péssimo dormir naquelas caminhas minis!
Em compensação, fiz Paris- Bruxelas – Amsterdam com as dicas da Lina e foi ótimo! Confesso que a parte do trajeto com o Thalys foi bem melhor e mais fácil do que quando tive que trocar para Amsterdam… o thalys tem internet e tomadas mesmo na segunda classe!