Para que a primavera em Paris seja realmente maravilhosa inclua no seu roteiro uma cerejeira em flor.
Se vier conhecer a primavera em Paris, anote o endereço do Jardin des Plantes.
A observação das flores das cerejeiras não faz realmente parte dos rituais parisienses. Este costume japonês se espalhou pelo mundo e, hoje, da Ásia aos Estados Unidos encontramos vários Cherry Blossom Festivals. Alguns exemplos: no Brooklym o festival Annual Sakura Matsuti Cherry Blosson é uma das atrações mais interessantes do Jardim Botânico; em Roma, é no parque Esposizione Universale di Roma que o hanami acontece. Este parque possui inúmeras cerejeiras oferecidas pelo Japão à Itália em 1959.
Paris, Jardin des Plantes, cerejeira florida
Apesar de não termos aqui rituais oficiais, os parisienses são sensíveis à beleza da cerejeira em flor. Na primavera em Paris, atentos, eles seguem a evolução da meteorologia e vigiam as poucas cerejeiras da capital. Quando as pétalas aparecem as redes sociais entram em ação.
Paris, Jardin des Plantes, cerejeira florida
E pela primeira vez, em trinta anos, consegui ver a cerejeira japonesa do Jardin des Plantes florida. Para quem não conhece ainda, este jardim se encontra no Quartier Latin e ele merece ser conhecido (leia aqui).
No Japão, os japoneses se preparam, organizam piqueniques, reúnem a família e amigos e passam o dia admirando as flores. Conhecido como hanami, este ritual correspondia, no passado, ao início da plantação do arroz. Instalados sob as cerejeiras em flor, os japoneses bebiam e rezavam para que as recoltas fossem fartas. Hoje, o hanami é sinônimo de renovação e corresponde ao início do ano universitário. A contemplação das flores adquiri também um caráter filosófico. Como a vida, as flores são belas e efêmeras. A floração de cerejeira possui uma etapa «beleza divina» que dura somente dez dias.
Paris, Jardin des Plantes, cerejeira florida
O Jardin des Plantes possui algumas cerejeiras e uma delas é mais bonita e acessível. Ela se encontra na ala central do jardim que vai do portão principal até a Grande Galerie de l’Évolution. Não temos espaço para piquenique e nada está preparado para uma estadia prolongada sob a árvore. Uma pena! Um conselho, para entender a beleza desta cerejeira, pise na grama e aproxime-se do tronco central. Percebi que os ocidentais olhavam e fotografavam a árvore pelo “lado de fora”. Os orientais presentes, ao contrário, se aproximavam do tronco à procura de uma intimidade com a planta.
Paris, Jardin des Plantes, cerejeira japonesa
Vivi alguns minutos maravilhosos sob o cerisier Japon Prunus Kanzan. Ele me deixou um gostinho de quero mais. Daqui para frente, a meta é Japão na primavera.
Paris, Jardin des Plantes, cerejeira florida
Outro endereço para a sua primavera em Paris é o Parc de Sceaux que possui um número elevado de cerejeiras.
O acesso ao Jardin des Plantes é gratuito. Ele está aberto todos os dias. Metrô linha 5 ou 10, estação Gare d’Austerlitz. Clique aqui e veja nosso vídeo sobre ele.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
8 Comentários
Sam
Aqui na Provence também estão todas floridas.
Cofiraanossrovence no meu blog
Abcs
Thamís
Nossa! Que maravilhoso que Paris e Roma também tenham cerejeiras!! *-* Eu já sabia que tinha nos Estados Unidos e aqui no Brasil (ainda não conheço pessoalmente :x), mas nessas duas capitais são novidade para mim. Espero que o costume japonês pegue mais e mais por aí. 😀
Luciana Albuquerque
Excelente post! As cerejeiras têm me encantado nesta primavera em Paris! Sceaux é um excelente parc para um piquenique. No parc Raspail em Cachan elas também estão um espetáculo!
Luciana L
Sei que esse período de floração é bem curto, como fazer para saber a época certa de ir?
Rodrigo Lavalle
Luciana, o mais certo é o mês de abril.
Caroline Vasconcelos
Você pode me explicar, por gentileza, como eu faço pra chegar no Parc de Sceaux .. vi que tem Rer por perto! Desde já, agradeço muito!
Rodrigo Lavalle
Caroline, em Paris pegue o trem RER B com destino final em Saint-Rémy-lès-Chevreuse e desça na estação Parc de Sceaux. O trem RER B para em Paris nas seguintes estações: Gare du Nord, Châtelet Les Halles, Saint-Michel Notre-Dame, Luxembourg, Port Royal, Denfert – Rochereau e Cité Universitaire.
Fatima
Muito lindo!