Estamos na época dos aspargos.
Como comprar? Observe o pé do aspargo. Se estiver seco, ele foi cortado há muitos dias. Se escolher o aspargo branco, a ponta deve brilhar e ter um tom ligeiramente rosa. Não escolha aspargos grossos demais.
Se preferir o aspargo verde, verifique se a ponta não está brotada. O que sempre acontece no final da estação.
Como preparar? O branco deve ser descascado. E tire bem a parte fibrosa e dura. Descasque no último momento senão o aspargo forma outra casca. O verde não precisa ser descascado. No momento de cozinhar prenda os aspargos juntos em feixe, isso os protege e impede que quebrem. Coloque água, sal, caldo de limão e uma pitada de açúcar. O verde deve ficar crocante mas o branco é servido bem cozido, bem macio.
Às vezes os sirvo como entrada. Outras como prato principal simples e leve: aspargos cozidos, acompanhados por presunto cru e regados por uma vinaigrette especial. Faça uma vinaigrette clássica – azeite, vinagre, pimenta do reino e sal – e acrescente creme de leite e ovos cozidos picados.
Gosto também dos aspargos em creme. Esta receita de velouté é excelente e simples. Cozinhe os aspargos verdes com um pouquinho de água e manteiga em panela tampada. Quando estiverem bem cozidas bata no liquidificador, acrescente caldo de galinha e um pouco mais de manteiga salgada.
Conheça mais pratos tradicionais da culinária francesa:
- Confit de canard
- Foie Gras
- Sopa de cebola
- Raclette
- Queijos como sobremesa
- Steak Tartare
- Ovo com maionese
- Queijo Mont d’Or para o inverno
- Vinho quente
- Coquilles Saint Jacques
- Salada de abacate
- Morangos temperados com pimenta
- As tradicionais sobremesas francesas
- Couscous
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
25 Comentários
Jane Curiosa
Adoro comer aspargos. Brancos,depois de cozidos,levemente salteados na manteiga salgada; arroz branco e um filet alto no ponto +.
E depois,que tal morangos cristalizados,com um bom ,livro,na poltrona?
Aspargos verdes,como-os puros quando feitos na grelha.Ou só cozidos.Ou
picados junto com camarões,carne,ou…ou….crus,não.só dessa maneira que eu não gosto.
conexaoparis
Jane Curiosa
Então? Chef também. Gostei de ver!
Cristiane Pereira/BH
Lina,
de fato, o queijo pode mesmo se destacar e atrapalhar o sabor (e o aroma) dos aspargos.
Mas acho que é coisa de mineiro, né – adora um queijo!
🙂
Pati Venturini
Maria das Graças
É exatamente assim que eu faço risoto de aspargos, rsrsrs!
Gerson
Maria das Graças, realmente, agora temos bons aspargos frescos em oferta. Eu só não sabia que eram peruanos
Jane Mara
Aspargos frescos são deliciosos!Adorei o post,as fotos,as receitas e os complementos da Maria das Graças.
Maria das Graças
Pati Venturini, o caule dos espargos não são tão tenros quanto as pontas. Então uma forma de aproveitá-los, sem ter muito trabalho, é separá-los das pontas e utilizá-los em diversas preparações, todas, muito saborosas. Por exemplo, refogá-los e passar no processador. Resulta em uma excelente base para suflês, sopas, veloutê; Cortá-los em rodelas e cozinhá-los junto com o arroz deixa o arroz cheiroso; da mesma forma, em rodelas, cozinhar junto com o arroz do risoto e no final juntar as pontas para dar aquele toque do risoto de aspargos.
conexaoparis
Maria das Graças
Você é uma excelente chef.
Maria das Graças
Gerson, felizmente do final dos anos 90 para cá temos os deliciosos aspargos frescos Peruanos, os verdes e os brancos, durante todo o ano, nos mercados e feiras do Rio. E o preço está cada vez mais accessível. Hoje vi um molho dos verdes, finos, aqui no Rio, a R$8,00.
Em Paris, em outubro do ano passado, vi que os Peruanos suprem os parisienses fora da estação. Encontrei aspargos Peruanos frescos em vários mercados e feiras de Paris.
Pati Venturini
Gostaria de acrescentar uma dica: cozinhá-los em pé, numa panela alta, pois as pontas cozinham muito rápido. Dessa forma, ficarão crocantes!
Eu adoro qualquer prato que contenha aspargos, no risoto ficam deliciosos também…
Gerson
Fui apresentado ao aspargo na Europa quando passei um mês de maio todo por lá. A primeira vez a gente não esquece… Foi em Berlim, apenas 2 aspargos e uma costela suína… Hum! Aqui em S.Paulo naquela época ( faz tempo) só ofereciam os enlatados, que não eram muito bons.
Cristiane Pereira/ BH
Que delícia!
Ótimas dicas, Lina, que certamente vão ajudar para que não erremos na hora de comprar aspargos, agora tão mais fáceis de encontrar nos mercados e feiras do Brasil.
Meu irmão é craque na “sopa-creme de aspargos”, bem parecida com a sua receita: ele começa fazendo um refogado de cebola na manteiga, depois cozinha nesse refogado os aspargos frescos (sem as pontas, que ficam reservadas); bate no liquidificador os aspargos refogados com um pouco de aspargos em conserva e um pouco de caldo de galinha e/ou legumes. Volta com tudo para a panela, e, mexendo, acrescenta uma mistura (feita à parte) de caldo com maizena (pouca), para engrossar. Pronto o creme, acrescente as pontas de aspargos que foram reservadas e, na hora de comer, pode-se jogar parmesão ralado (no ralo grosso) por cima, ao gosto de cada um. Torradas quentinhas, uma taça de vinho, et voilá, está pronta uma saborosa e leve refeição, ideal para ser saboreada numa noite mais fresca, em meio às conversas com a família, com os amigos, ou vendo um bom filme!
conexaoparis
Cristiane
Gostei da receita do seu irmão.
Eu eliminaria o queijo – vai modificar o gosto do aspargo.