Aspargos
Estamos entrando na estação dos aspargos – abril, maio e junho – e os franceses são maravilhosos. Quando passear pelas feiras de Paris verá aspargos brancos, verdes e arroxeados. Os aspargos brancos nunca sairam da terra. Os arroxeados viram um pouquinho o sol e os verdes cresceram ao ar livre.
Como descascar os aspargos.
Somente os aspargos verdes não são descascados. Os outros, você deve cortar os pés secos e descascar até três centímetros das pontas. Estas são macias e não possuem cascas.
Como cozinhar os aspargos.
. Atualmente o método “na frigideira” está em alta. Basta cortar os aspargos em três ou quatro pedaços e deixá-los cozinhar com um pouco de manteiga ou azeite durante 10 a 15 minutos. Fogo baixo.
. A versão clássica é na água com sal. Colocar água com sal pra ferver e em seguida mergulhar os arpargos amarrados uns aos outros e em pé. Atenção, deixe as pontinhas fora da água. Elas cozinham rápido demais e são frágeis. Contar em torno de 12 minutos.
. Outra variação clássica é na panela de pressão. Mas a panela tem que ser alta e ter um acessório para cozimento a vapor. Colocar água somente no fundo da panela, em seguida colocar os aspargos amarrados e em pé neste acessório. Fechar a panela e cozinhar durante 10 minutos após a rotação da supapa.
Atenção, os aspargos verdes são bem mais macios e o tempo de cozimento é mais curto.
Os aspargos cozidos na água ou no vapor ficam ótimos com uma vinagrete feita com azeite, vinagre, um pouquinho de mostarda, sal e pimenta do reino.
Peça nos cafés, bistrôs e brasseries parisienses a entrada clássica da primavera: aspargos com ovos pochés.
O Café Armani, no boulevard Saint Germain, serve esta entrada acompanhada também com presunto cru passado no forno, bem crocante. Uma delícia. Leia aqui.
Morangos
Em abril estamos também no início da estação dos morangos. Morangos e aspargos fazem parte dos rituais da primavera e dos festejos do final do inverno. Não compre qualquer morango. Saiba escolher os melhores morangos produzidos na França. Eles se chamam charlotte, gariguette, ciflorette e são vendidos em caixinhas com o nome assinalado. Meu preferido é o morando gariguette e você o encontra nas feiras e nos espaços gastronômicos como a Grande Épicerie de Paris do Bon Marché. Se você não conhece ainda a Grande Épicerie, leia este artigo aqui.
Você verá também o morango declinado em tortas vendidas nas padarias e pâtisseries da cidade. Eu gosto muito das tortas de morango de Sébastien Gaudard que acabou de inaugurar uma casa de chá no centro de Paris, na praça Pyramides, ao lado da estátua de Joana d’Arc. Leia sobre ele aqui.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
6 Comentários
maria tereza marini
Oi gostaria muito de comprar um guia de vcs,só que não vai dar mais tempo pelo correio,saiu no dia 3 de abril para Provence, chego em Paris no dia 17,tem como comprar em Paris? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Maria Tereza, não há como comprar os guias em Paris pois eles estão no Brasil. Se você comprar hoje e optar pelo envio por Sedex, o guia chega em até 3 dias úteis. Você pode também optar por comprá-lo em formato PDF. Você compra, baixa no seu computador e depois imprime. Escreva para a Adriana no [email protected] e ela lhe explica melhor essas opções.
Abraços.
Cristina
Bonjour Cest vrai!!!
Adorei as dicas dos aspargos não conhecia esta variedade de tipos e detalhes, como faze-los, com certain quando estiver em Paris vou faze-los para meu filho. Morangos? Jaime beaucoup.
Merci mes amie. A bientot!
Ruskaya
Não me esqueço da primeira vez que comi os morangos franceses da primavera. O sabor é inigualável e além de serem realmente doces, há qualquer coisa de baunilha no aroma…
Também não devemos esquecer das framboesas nesta época.
Maria das Graças
Morangos docinhos e daqui a pouco as cerejas. Hum!
Maria das Graças
Adoro aspargos. Não conhecia o roxo.
O branco é branco porque o canteiro é coberto com plástico preto para que não peguem sol.
Eu não descasco aspargos. A parte mais fibrosa do caule eu corto em rodelas e cozinho com o arroz, ou junto ao guizado de carne ou uso em uma sopa.
O verde e o branco abundantes aqui no Rio o ano inteiro, são peruanos. Deliciosos.