O jornal Le Figaro levanta a questão: qual é o melhor presunto europeu? O parma ou o pata negra?
Tanto a Itália quanto a Espanha afirmam possuirem o melhor presunto do mundo.
O italiano é feito com o porco branco e o espanhol com o negro.
O italiano deve ser fatiado na máquina e possui uma coloração rosada. O espanhol é cortado com faca e apresenta uma cor avermelhado escuro.
O presunto de Parma é protegido por um consortium que garante origem e fabricação. O presunto bellota possui vários nomes – jabugo, pata negra, guijuelo, real ibérico – o que dificulta a escolha do consumidor.
O presunto de parma é afinado no mínimo 12 meses. Melhor escolher um de 18 ou 24 meses. Ele é degustado em fatias finas senão perde o seu aspecto macio. Seu preço varia entre 50 e 70 euros o quilo ( 18 meses ).
O presunto ibérico é fabricado com porcos negros que possuem uma carne com ligeiro sabor de avelãs. Isto porque vivem em liberdade e comem os frutos (bellota) da árvore chêne. Ele requer 24 meses de afinagem e custa entre 200 e 300 euros o quilo. Mas atenção, como não existe um label, é difícil comprar um produto correto. Verificar a procedência já permite uma seleção. As cidades que fabricam bons presuntos são Jabugo, Guijuelo e Extremadura. E os melhores produtores são: San Luis et Sanchez Romero em Jabugo, Sierra de Sevilla em Guijuelo.
E então?
Aqueles que adoram produtos refinados e delicados preferem o parma que pode ser degustado acompanhado por aspargos, legumes grelhados, figos assados e um vinho branco fruité.
Os que gostam de sensações fortes degustarão, sem acompanhamento, o presunto ibérico e beberão um vinho branco seco.
Para todos os dois casos, o presunto nunca é consumido gelado e sim temperatura ambiente.
No Da Rosa vocês podem comprar um excelente parma e os grands crus ibéricos.
Aqui o artigo publicado pelo jornal.
E o presunto francês?
O presunto francês não possui a qualidade dos acima citados, mas se escolhermos bem achamos bons produtos. Eu nunca os compro em super-mercados e já fatiados. Os bons açougueiros e as boas épiceries de Paris vendem bons presuntos fatiados na hora. Quanto as épiceries indico a Coesnon em Saint Germain ( vocês se lembram das batatas fritas azuis da LuciaC?) e a Grande Épicerie de Paris em Sèvres Babylonne.
Os meus amigos nascidos na Córsega consideram o presunto cru fabricado na ilha tão bom quanto o Parma. Em francês não diria nunca o contrario. Mas aqui entre nós, o presunto corso é gostoso mas não possui a maciez tão característica do italiano. Ele é sempre sêco e salgado demais.
E o presunto brasileiro?
Uma grande icógnita para mim. Adoramos a carne de porco, somos os grandes especialistas da feijoada e do lombinho assado e o nosso presunto é vergonhoso. Pode até ser que a indústria brasileira tenha lançado um verdadeiro presunto e que eu não o conheça. Neste caso, aguardo com impaciência conhecê-lo.
Obs. LuciaC me telefonou aflita para informar que a maravilhosa loja Coesnon fechou. Uma pena. Anotem.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
85 Comentários
Beth
Helena
Por falar em delícias culinárias, aí em SP vc encontra rosenkohl (couve de bruxelas?) com facilidade? Lembrei disso por conta da crise lá na Europa. Era o legume que eu mais comia quando morava lá, encontrável em qualquer lugar…
Sueli OVB
Adoro os dois! Na falta de um, o outro é sempre muito bem vindo.
No almoço degustação do restaurante Hélène Darroze é servido um pata negra laminado finamente, que é um espetáculo: Vous débuterez par de fines tranches de jambon de porc noir de Bigorre accompagnées de « pan tumaco » espagnol. Inesquecível!
eymard
Francy, que bom que voce gostou do “meu” restaurante de Milao. E a lembrança dele, no meio desta discussao, tenho certeza, nao é por acaso. Ali ve-se uma culinária, um jeito de fazer e servir que nao se perdeu na globalizacao pasteurizada (todos os hoteis de grandes redes tem o mesmo carpete e o mesmo cheiro, em qualquer parte do mundo, por ex).E’ ao mesmo tempo moderno e tradicional. Vc nao achou? E viva o serrano da Espanha e o Parma da Italia. Quanto mais se “globaliza” o hamburguer (e o pepino!), mais se “localiza” o prosciutto e o serrano!
joão - flavors and senses
Olá,
Hoje toca num assunto em que me considero experiente. Para quem estiver interessado em adquirir presunto espanhol a principal gama será jabugo a melhor das regiões produtoras, quanto a marcas, o topo de gama disponível nos mercados comuns pela Europa é a 5jotas. Sucesso garantido.
ANTONIO CARLOS SANCHEZ
Samira e pessoal
Moro em Catanduva e posso assegurar a vcs que o jamón produzido pela Salamanca é excelente, bem próximo do que provei na Espanha. Se alguém encontrar o produto em algum lugar pode comprá-lo sem receio. Porém, encontrá-lo não é fácil já que a produção é quase artesanal
Abcs a todos
SANCHEZ.
Maurício Christovão
O problema dos pequenos negócios serem absorvidos por uma cadeia maior é a pasteurização, a perda da personalidade única daquela local. Quer coisa mais sem graça que as redes de botequins, moda que se espalha pelo Rio e Sampa? São todos limpinhos, assépticos, bonitinhos, com decoração retrô, o cardápio é o mesmo em toda a rede…
Podem até não fazerem vergonha, mas zero em originalidade!!!
Beth
Fernanda
Posts sobre alimentação também geram muita discussão, risos.
Cham.O leitor françês.
Voto pra o bellota, nada melhor do que uma fatia de bellota deitada num pedaço de pão com tomate com azeite de oliva, é único!
Os espanholes têm O jeito certo para criar o melhor presunto serrano do mundo.
Fernanda Zular
Já perceberam uma coisa ?Os post sobre alimentação são os mais comentados.
Acho que nós, do CP somos um bando de glutões !! rs, rs
Beth
LuciaC e Eymard
Eu ando preocupada com a sobrevivência do nosso querido Vagenende…
Será que vai entrar para alguma cadeia alimentícia?
Abs.