O jornal Le Figaro levanta a questão: qual é o melhor presunto europeu? O parma ou o pata negra?
Tanto a Itália quanto a Espanha afirmam possuirem o melhor presunto do mundo.
O italiano é feito com o porco branco e o espanhol com o negro.
O italiano deve ser fatiado na máquina e possui uma coloração rosada. O espanhol é cortado com faca e apresenta uma cor avermelhado escuro.
O presunto de Parma é protegido por um consortium que garante origem e fabricação. O presunto bellota possui vários nomes – jabugo, pata negra, guijuelo, real ibérico – o que dificulta a escolha do consumidor.
O presunto de parma é afinado no mínimo 12 meses. Melhor escolher um de 18 ou 24 meses. Ele é degustado em fatias finas senão perde o seu aspecto macio. Seu preço varia entre 50 e 70 euros o quilo ( 18 meses ).
O presunto ibérico é fabricado com porcos negros que possuem uma carne com ligeiro sabor de avelãs. Isto porque vivem em liberdade e comem os frutos (bellota) da árvore chêne. Ele requer 24 meses de afinagem e custa entre 200 e 300 euros o quilo. Mas atenção, como não existe um label, é difícil comprar um produto correto. Verificar a procedência já permite uma seleção. As cidades que fabricam bons presuntos são Jabugo, Guijuelo e Extremadura. E os melhores produtores são: San Luis et Sanchez Romero em Jabugo, Sierra de Sevilla em Guijuelo.
E então?
Aqueles que adoram produtos refinados e delicados preferem o parma que pode ser degustado acompanhado por aspargos, legumes grelhados, figos assados e um vinho branco fruité.
Os que gostam de sensações fortes degustarão, sem acompanhamento, o presunto ibérico e beberão um vinho branco seco.
Para todos os dois casos, o presunto nunca é consumido gelado e sim temperatura ambiente.
No Da Rosa vocês podem comprar um excelente parma e os grands crus ibéricos.
Aqui o artigo publicado pelo jornal.
E o presunto francês?
O presunto francês não possui a qualidade dos acima citados, mas se escolhermos bem achamos bons produtos. Eu nunca os compro em super-mercados e já fatiados. Os bons açougueiros e as boas épiceries de Paris vendem bons presuntos fatiados na hora. Quanto as épiceries indico a Coesnon em Saint Germain ( vocês se lembram das batatas fritas azuis da LuciaC?) e a Grande Épicerie de Paris em Sèvres Babylonne.
Os meus amigos nascidos na Córsega consideram o presunto cru fabricado na ilha tão bom quanto o Parma. Em francês não diria nunca o contrario. Mas aqui entre nós, o presunto corso é gostoso mas não possui a maciez tão característica do italiano. Ele é sempre sêco e salgado demais.
E o presunto brasileiro?
Uma grande icógnita para mim. Adoramos a carne de porco, somos os grandes especialistas da feijoada e do lombinho assado e o nosso presunto é vergonhoso. Pode até ser que a indústria brasileira tenha lançado um verdadeiro presunto e que eu não o conheça. Neste caso, aguardo com impaciência conhecê-lo.
Obs. LuciaC me telefonou aflita para informar que a maravilhosa loja Coesnon fechou. Uma pena. Anotem.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
85 Comentários
Adriana Pessoa
Eu prefiro o presunto italiano e para os apreciadores deixo uma dica de uma casa em Bolonha: Antica Salsamenteria. Uma maravilha.
O site deles está em manutenção: http://www.tamburini.com
Moro em BH e sou fã do Chiari. Vale muito a pena.
Lina, receba meu beijo.
conexaoparis
Adriana Pessoa
Um abraço para você.
KATIA MATOS
Como sempre faço todos os dias, apos um dia de trabalho, chego em casa e abro meu micro para ler meus emails e os blogs que curto incluindo este que acompanho há anos; gostaria de ser solidária a Lina e em especial Luciano Melo que sempre ajuda e muito com suas opiniões e experiências de viagem.
Acho totalmente desnecessário comentários ofensivos, o bacana deste blog foi sempre a troca de opiniões e informações dos que frequentam aqui.
Tomate Confit
Pessoal,
o Chiari tem um site, é este aqui http://www.chacarachiari.com.br/prodotti#/home/
Abraços,
Soraya.
Flávia e Fábio
Reforçando o que disse o Tomate Confit, o presunto da Chácara Chiari é delicioso! Recentemente estive em um evento de culinária aqui em BH e tive a oportunidade de conversar com o Carlos Chiari, proprietário, que diante do nosso interesse mostrou uma paciência em norme em explicar timtim por timtim todo o processo de produção dos seus presuntos. Ele foi extremamente simpático e pudemos perceber que ele entende muito do assunto.
E a boa notícia: a chácara entrega em domicílio os produtos que produz. basta telefonar e pedir.
Margareth Bastos
Mudando de assunto, adorei conhecer Paris com você! Digo isso porque o Guia foi um companheiro animadíssimo nos 4 dias que estive por aí. Foram dias intensos, acompanhando os roteiros sugeridos (realizados com nossos pitacos pessoais, claro!) e de muito bem-estar. Devo o sucesso da viagem, em grande parte, ao Conexão Paris, que mostra uma cidade real e possível. Parabéns e obrigada.
PS: Bagages du monde no CDG é nota 10; O quarto do Campanille Bastille é um ovo; o Hostal Goya em Barcelona é excelente!
Margareth
Rogerio
Está de chacondeo?
Por supuesto es el Ibérico!!!
“Echo de menos”, mucho!!!
Un gran saludo
Maria
Sônia
Entendo sua indignação pela causa animal , pois sou vegetariana como vc. Porém , é impossível mudarmos a opinião de nossos colegas leitores onívoros sobre as crueldades envolvidas da indústria da carne e afins. Não devemos impor nosso ponto de vista , pois somos MINORIA ! Além do mais , as pessoas que gostam de carne não estão interessadas em nada disso. Adoro Paris e sou fã desse blog , super informativo e conceituado. Nunca passei fome em Paris , apesar da culinária francesa ser terrível para os vegetarianos ( patos , coelhos , foie gras , etc ,etc ) . Viva as baguetes , fromages , soupe à l` oignon, fondues e raclettes de queijo e Vive la France !
conexaoparis
Maria
Obrigada pela visão democrática do mundo.
Maurício Christovão
Aviso aos navegantes: a partir de hoje, utilizarei um dos meus heterônimos. Passo a assinar Maurício Christovão, que é o nome que utilizo nas minhas (poucas) fotos publicadas.
Claudia Maria
O de Parma é uma delicia. O ibérico nunca comi, mas se for provar vai ser “provar” mesmo, como é caro!
Helena Bäuerlein
Oi Tita !
Patricia é você , não é ?
Identifiquei por causa de sua foto, nos seguidores do FB.
Beijo.