O jornal Le Figaro levanta a questão: qual é o melhor presunto europeu? O parma ou o pata negra?
Tanto a Itália quanto a Espanha afirmam possuirem o melhor presunto do mundo.
O italiano é feito com o porco branco e o espanhol com o negro.
O italiano deve ser fatiado na máquina e possui uma coloração rosada. O espanhol é cortado com faca e apresenta uma cor avermelhado escuro.
O presunto de Parma é protegido por um consortium que garante origem e fabricação. O presunto bellota possui vários nomes – jabugo, pata negra, guijuelo, real ibérico – o que dificulta a escolha do consumidor.
O presunto de parma é afinado no mínimo 12 meses. Melhor escolher um de 18 ou 24 meses. Ele é degustado em fatias finas senão perde o seu aspecto macio. Seu preço varia entre 50 e 70 euros o quilo ( 18 meses ).
O presunto ibérico é fabricado com porcos negros que possuem uma carne com ligeiro sabor de avelãs. Isto porque vivem em liberdade e comem os frutos (bellota) da árvore chêne. Ele requer 24 meses de afinagem e custa entre 200 e 300 euros o quilo. Mas atenção, como não existe um label, é difícil comprar um produto correto. Verificar a procedência já permite uma seleção. As cidades que fabricam bons presuntos são Jabugo, Guijuelo e Extremadura. E os melhores produtores são: San Luis et Sanchez Romero em Jabugo, Sierra de Sevilla em Guijuelo.
E então?
Aqueles que adoram produtos refinados e delicados preferem o parma que pode ser degustado acompanhado por aspargos, legumes grelhados, figos assados e um vinho branco fruité.
Os que gostam de sensações fortes degustarão, sem acompanhamento, o presunto ibérico e beberão um vinho branco seco.
Para todos os dois casos, o presunto nunca é consumido gelado e sim temperatura ambiente.
No Da Rosa vocês podem comprar um excelente parma e os grands crus ibéricos.
Aqui o artigo publicado pelo jornal.
E o presunto francês?
O presunto francês não possui a qualidade dos acima citados, mas se escolhermos bem achamos bons produtos. Eu nunca os compro em super-mercados e já fatiados. Os bons açougueiros e as boas épiceries de Paris vendem bons presuntos fatiados na hora. Quanto as épiceries indico a Coesnon em Saint Germain ( vocês se lembram das batatas fritas azuis da LuciaC?) e a Grande Épicerie de Paris em Sèvres Babylonne.
Os meus amigos nascidos na Córsega consideram o presunto cru fabricado na ilha tão bom quanto o Parma. Em francês não diria nunca o contrario. Mas aqui entre nós, o presunto corso é gostoso mas não possui a maciez tão característica do italiano. Ele é sempre sêco e salgado demais.
E o presunto brasileiro?
Uma grande icógnita para mim. Adoramos a carne de porco, somos os grandes especialistas da feijoada e do lombinho assado e o nosso presunto é vergonhoso. Pode até ser que a indústria brasileira tenha lançado um verdadeiro presunto e que eu não o conheça. Neste caso, aguardo com impaciência conhecê-lo.
Obs. LuciaC me telefonou aflita para informar que a maravilhosa loja Coesnon fechou. Uma pena. Anotem.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
85 Comentários
Sonia
Querido Luciano, ser onívoro!
Seria realmente patético você se indignar ao ver um prato de salada. A comparacao foi ridícula. Até porque esse presunto que você come, vem de um animal, morto apenas para satisfazer a sua fome. Mas enfim, alguns seres humanos nao conseguem enxergar a crueldade em matar um animal. Você deveria ir a um matadouro. Aliás a dona do blog podia lançar um Tour Paris Abattoir, onde voce conhece os abattoirs mais chiques nos arredores de Paris, vê o porco sendo morto e depois degustaçao da carne. Genial!
Luciano Melo
Sônia
Não vi ninguém fazendo apologia ao cigarro no post. A foto em questão é puramente ilustrativa e isso como se chegou a conclusão durante as discussões é o que se vê a toda hora (jovens fumando). Quanto aos presuntos, respeite os que gostam, assim como deve ser respeitada a sua opção por ser vegetariana. Não fico indignado quando é mostrado um grande prato de salada embora seja assumidamente carnívoro. Afinal ´nosso organismo (dos seres humanos) foi desenvolvido para sermos onívoros (comer vários tipos de alimentos) e não só vegetais como muitos pensam.
Sonia
Eu que sou vegetariana, fico horrorizada com essas fotos!
Nao entendo como as pessoas conseguem comer isso.
Percebi que o seu post sobre tabaco, voce fez apologia ao cigarro, como se fosse “cool” fumar.. colocando foto de um jovem fumando! quanta irresponsabilidade! Fiquei chocada!
conexaoparis
Sonia
Te aconselho ler com atenção os artigos publicados no Conexão Paris, antes de tecer seus comentários.
Este espaço sempre acolheu opiniões divergentes. Este é o interesse da discussão.
Mas as opiniões devem ser manifestadas de maneira respeituosa.
Helena Bäuerlein
Vou compatrilhar esse post com o Hans. O grande especialista de presunto aqui em casa.
De cara vou avisando que o melhor presunto do mundo, para êle, é o Shwarzwälderschinken ( presunto cru da Floresta Negra). Não faz feio junto aos concorrentes italiano e espanhol . Esses são, a meu ver, Hors Concours.
Walter F Leite
Verdade verdadeira, no Brasil não existe presunto e sim, uma imitação sem personalidade e sem qualidade ou garantia que é presunto. Infelizmente, tambem estou esperando para ver e gostar.
Luciano Melo
Realmente os dois são maravilhosos. A minha preferência pessoal é pelo ibérico. Acho porque como os porcos são criados soltos com alimentação mais variada a carne tem sabor mais exótico. É como o sabor do frango caipira criado solto e comendo de tudo que é muito mais saboroso que os criados confinados com ração.
Flavia R
Dificil essa hein!! 🙂
Eu gosto do ibérico.
Os brasileiros? A gente não tem essa qualidade por aqui. Infelizmente!
Maria das Graças
Lina, infelizmente não temos novidades para voce nessa área. Pelo menos aqui no Rio. Por aqui o mais comum é o presunto cozido produzido em larga escala por diversas indústrias. Sem gosto, com muita água e sal. A indústria também produz presunto “tipo de parma” que é caro e sem qualidade.
eymard
Lembrei-me da Mara que, dia desses, estava com essa duvida lá no DCPV. O espanhol é mais “adocicado”. O italiano, mais leve. Comer um bom presunto (seja parma, seja ibérico) nos faz ver a completa diferença dos “chicletes” que vendem por ai como “presunto”. Françy, é uma dificil escolha. O melhor é experimentar um; o outro; ficar em duvida, voltar no um; voltar no outro….(rs). Com o acompanhamento perfeito, os dois sao bons (como o Ibérico já é adocicado, o acompanhamento há de ser o contrário – por isso o vinho seco).
Francy
Lina ,estou com você ,prefiro o parma , e como minha preferência vai para os vinhos brancos frutados ,o casamento fica perfeito ! saudade do pic nic a beira do Canal saint Martin , com estes ingredientes , delicia…