O jornal Le Figaro levanta a questão: qual é o melhor presunto europeu? O parma ou o pata negra?
Tanto a Itália quanto a Espanha afirmam possuirem o melhor presunto do mundo.
O italiano é feito com o porco branco e o espanhol com o negro.
O italiano deve ser fatiado na máquina e possui uma coloração rosada. O espanhol é cortado com faca e apresenta uma cor avermelhado escuro.
O presunto de Parma é protegido por um consortium que garante origem e fabricação. O presunto bellota possui vários nomes – jabugo, pata negra, guijuelo, real ibérico – o que dificulta a escolha do consumidor.
O presunto de parma é afinado no mínimo 12 meses. Melhor escolher um de 18 ou 24 meses. Ele é degustado em fatias finas senão perde o seu aspecto macio. Seu preço varia entre 50 e 70 euros o quilo ( 18 meses ).
O presunto ibérico é fabricado com porcos negros que possuem uma carne com ligeiro sabor de avelãs. Isto porque vivem em liberdade e comem os frutos (bellota) da árvore chêne. Ele requer 24 meses de afinagem e custa entre 200 e 300 euros o quilo. Mas atenção, como não existe um label, é difícil comprar um produto correto. Verificar a procedência já permite uma seleção. As cidades que fabricam bons presuntos são Jabugo, Guijuelo e Extremadura. E os melhores produtores são: San Luis et Sanchez Romero em Jabugo, Sierra de Sevilla em Guijuelo.
E então?
Aqueles que adoram produtos refinados e delicados preferem o parma que pode ser degustado acompanhado por aspargos, legumes grelhados, figos assados e um vinho branco fruité.
Os que gostam de sensações fortes degustarão, sem acompanhamento, o presunto ibérico e beberão um vinho branco seco.
Para todos os dois casos, o presunto nunca é consumido gelado e sim temperatura ambiente.
No Da Rosa vocês podem comprar um excelente parma e os grands crus ibéricos.
Aqui o artigo publicado pelo jornal.
E o presunto francês?
O presunto francês não possui a qualidade dos acima citados, mas se escolhermos bem achamos bons produtos. Eu nunca os compro em super-mercados e já fatiados. Os bons açougueiros e as boas épiceries de Paris vendem bons presuntos fatiados na hora. Quanto as épiceries indico a Coesnon em Saint Germain ( vocês se lembram das batatas fritas azuis da LuciaC?) e a Grande Épicerie de Paris em Sèvres Babylonne.
Os meus amigos nascidos na Córsega consideram o presunto cru fabricado na ilha tão bom quanto o Parma. Em francês não diria nunca o contrario. Mas aqui entre nós, o presunto corso é gostoso mas não possui a maciez tão característica do italiano. Ele é sempre sêco e salgado demais.
E o presunto brasileiro?
Uma grande icógnita para mim. Adoramos a carne de porco, somos os grandes especialistas da feijoada e do lombinho assado e o nosso presunto é vergonhoso. Pode até ser que a indústria brasileira tenha lançado um verdadeiro presunto e que eu não o conheça. Neste caso, aguardo com impaciência conhecê-lo.
Obs. LuciaC me telefonou aflita para informar que a maravilhosa loja Coesnon fechou. Uma pena. Anotem.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
85 Comentários
Hoton cortes
Ola amigos, vivo na calabria Italia, gostaria de saber uma lista de precos de presuntos cru queijos e imbutidos brasileiros.quero comprar direto do produtor obrigado . Watsape : 0039- 3459-860003 – ( kastelotrigoria@gmailcom )
Rodrigo Lavalle
Hoton, nós somos um blog sobre turismo na França. Infelizmente não sabemos preços de presuntos e embutidos brasileiros.
Abraços.
Gretta
boa tarde pessoal! adorei os comentários e o post estou abrindo uma fiambreria/ delicatessen em Garopaba Santa Catarina, se alguém souber de fornecedores desta gama de alimentação se puderem me passar informações ou bibliografias agradeço e quem puder passar por Garopaba a partir de janeiro de 2016 passa lá!
Carlos
Olá pessoal, me chamo Carlos, fazem uns 3 anos que venho me inteirando de informações sobre presunto crú, e resolvi por em prática. Fazem 13 mêses que iniciei meu primeiro presunto, gostaria da ajuda dos amigos para divulgá-lo, alguns degustadores que apreciam a iguaria aprovaram, ficarei muito grato com a ajuda de vocês, muito obrigado. Em tempo, tenho um site se quiserem dar uma olhadinha nas fotos fico agradecido. O site é dogaodefumados.webnode.com
Emanuel Peres Leal
Com a pressa, até dei erro. Digo grandes, mas não grande coisa. Queria dizer, melhores queijos