Imaginem que neste últimos meses, aqui na França, um grande tema de discussão foi: o presépio de Natal deveria ser proibido ou não nos prédios oficiais franceses?
Visto de fora, sobretudo da Inglaterra e dos Estados Unidos, a discussão em torno de proibir ou não o presépio de Natal deve provocar risadas.
Visto de dentro, a questão confirma a confrontação entre hábitos tradicionais franceses e hábitos muçulmanos. A burca nas escolas e o biquini/burca nas praias chocam os franceses, o presépio instalado na prefeitura choca os mulçumanos. E a crispação em torno da laicidade está instalada!
Em nome da laicidade, alguns prefeitos proibiram a burca e o biquini/burca. Outros prefeitos proibiram o presépio de Natal.
Para resolver o problema, a maior autoridade administrativa do país – o Conseil d’Etat – foi convocada e se submeteu à uma grave análise jurídica e filosófica sobre a questão. O que é um presépio? Um símbolo religioso? Um costume festivo e cultural? Os dois?
O engraçado é que o presépio estava se tornando um ritual obsoleto, relegado às pequenas prefeituras do interior da França. Com a crispação atual os presépios foram retirados dos armários e baús e esbarramos com eles para todos os lados. Uma maneira encontrada pela população e políticos de exibirem à luz do dia as raízes cristãs da França.
Assim, sexta passada, o representante do Conseil d’Etat autorizou, sob algumas condições, os presépios nos prédios públicos da França. O argumento principal foi que o contexto de crispação existente na França não pode acabar com uma tradição e um ritual enraizado na cultura francesa.
Mas os presépios são autorizados se forem temporários, se não forem acompanhados de um proselitismo religioso e se tiverem um caráter puramente cultural e festivo.
A burca/biquini já tinha sido liberada. Este ano, provavelmente passo a conferir a decoração de Natal da prefeitura do meu bairro e ver se acho um presépio.
Em Paris, dois presépios fazem parte do roteiro da decoração de Natal da cidade: o da Notre Dame e o da Igreja Madeleine.
O presépio da Madeleine muda todos os anos de acordo com o artista convidado. Ela pode ser tradicional ou mais estilizado.
A Notre Dame propõe, todos os anos, a descoberta de presépios vindos de outros países. No ano passado a catedral apresentou um lindo presépio em madeira vindo da Cracóvia. Este ano não sabemos ainda qual país será convidado.
Dizem que foi São Francisco de Assis que criou o primeiro presépio e o costume se espalhou rapidamente. O presépio apresenta os personagens na Natividade: Jesus-criança, Maria, José, os anjos, os pastores. O boi e o burro fazem do cenário. Alguns dias após o Natal, os três reis magos são colocados no presépio.
Como estão vendo, já estamos entrando no clima do final do ano e viva a liberação dos presépios.
Na nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
5 Comentários
Vera
Dillemba, concordo em genero, número e grau.
MonicaSA
Eu sou fã número um dos presépios. Por mim, teria um em cada esquina. Esse povo não tem mais o que inventar.
Dillemba
Venho pensando sobre o assunto integração há algum tempo e agora tomei posição: cabe a quem chega se integrar aos costumes locais. Antes de viajar para Paris pesquisei os hábitos; ah, mas é muito chato andar sempre dizendo bonjour. Por que esperar o garçom nos conduzir até a mesa? Eu estou pagando, sento onde quiser. Ótimo, então eu que fique no Brasil escolhendo a mesa e vendo novelas.
Aqui em Foz volta e meia alguma árabe vem consultar trazendo o marido como intérprete porque estão há 2, 3, 4 anos no Brasil e não se dignaram a aprender português.
Acho que o país deve receber bem os imigrantes e facilitar-lhes a adaptação, mas sem abdicar de seus costumes e tradições. Senão, como diria minha falecida avó: quem muito se abaixa, ……
Giovanna
E viva a liberação. Afinal, na casa de seu anfitrião, as regras de seu anfitrião.
helena melo
sou cristã e como tal acho o presepio a renovação do nascimento de jesus cristo, contudo, entendo que a França por ser um pais laico, não deve proibir qualquer que seja a manifestação religiosa de seus seguidores. Os prédios oficiais, do governo devem se manter neutros, mas os cidadãos podem e devem sim declarar o seu credo, afinal onde está o lema maior da França? Igualdade, Liberdade e Fraternidade? sejamos livres e felizes…