Quando aqui cheguei para fazer o doutorado, morei treze anos na rue des Ecouffes, pertinho da rue des Rosiers, no Marais. Na época, o coração do então chamado “gueto judeu”. O Marais era um bairro heterogêneo e divertido onde coabitavam judeus, homosexuais, antigos moradores e seus pequenos comércios, novos moradores e seus lofts caríssimos. Eu discutia com o livreiro meu vizinho, tomava sauna na rue des Rosiers, jantava com frequência no restaurante Goldemberg, cortava cabelo do lado de casa e tinha a minha farmácia e minha padaria preferidas
Área central e uma das únicas com traços da elegante arquitetura dos séculos anteriores ao Barão Haussmann, a elitização do bairro era inevitável. E com a chegada de uma população de grande poder aquisitivo, o infernal processo de uniformização foi acionado.
A livraria cedeu seu lugar para Nike.
O conhecido restaurante Goldenberg, palco de um atentado contra a comunidade judaica em 1982 , foi substituído por uma loja de roupas.
O Hamam Saint Paul virou o endereço da marca COS.
A minha boulangerie (padaria) sumiu e hoje vejo somente roupas masculinas.
A farmácia, coitada, vende azeite.
O meu coiffeur (cabeleireiro) foi expulso por uma loja vintage.
E o exemplo que fecha a série. Um antigo comércio de cavalos é o endereço de conhecida marca japonesa famosa pelas suas meias.
Não sou especialmente saudosista. Gosto do presente, do aqui e agora. Mas não posso deixar de pensar com carinho em momento passado, quando este bairro possuía uma personalidade marcante.
Como as fachadas são classificadas, a história das transformações fica registrada.
Fotos Kátia Becho.
Conheça os apartamentos para alugar no Marais da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
58 Comentários
Roberto Nunes
Do lado oposto a sua antiga farmácia preferida, há um café que frequento em todas as vezes que viajo a Paris, chama-se Le Voltiguer, também mesmo à frente do referido café há uma loja japonesa chamada MUJI (47 Rue des Francs Bourgeois, 75004 Paris), que vende artigos japoneses muito interessantes, eu particularmente sempre compro uma ótimas canetas, vale a pena espreitar! Espero que gostem da dica. Abraços, Roberto Nunes – Oporto, Portugal
conexaoparis
Roberto
Eu também gosto da MUJI. Agora estou tendo preferência pelo Alto Marais, o 75003.
André Lira
Legal mesmo com a mudança do tipo de loja eles manterem a fachada e letreiro originais para as futuras geraçoes saberem o que teve ali!Aqui no Rio principalmente no Centro da cidade,muitas lojas novas ate mesmo fzem uma nova faichada pra cobrir o estilo antigo o nome nunca é preservado das lojas antigas.Talvez o unico lugar que manteve o estilo e letriro antigos seja a centenaria fabrica de tecidos Bangu que se transformou em Shoping Bangu mas manteve todo os esilo Ingles (tijolos aparentes e o antigo nome da fabrica ainda é visto na entrada e portoes!
SILVIA
Lina
Hoje estive doente todo o dia, mas bastou vir ao CP, e finalmente consegui sorrir!!
SILVIA
Lina
A magia deste Blog está precisamente em textos como este, simplesmente maravilhoso!!
Faz-me ter uma vontade louca de voltar a Paris!!
Continue sempre assim!!
Abraços
conexaoparis
Silvia
Desejo melhoras.
Abraços
Lina
Patrícia V.
Cintia
Complementando as observações da Lina e do Jorge, acabo de voltar de lá e no meu último dia fez 33ºC! Não usei mais do que um casaquinho de malha ou trench-coat no início da manhã e final da tarde.
Abraço
Cintia Romero
Jorge e Lina, muito obrigada pelas respostas. Optarei por roupas de meia estação. Beijos.
Marta Martins
Que delicia !!!! O teu olhar poetico e saudosista sobre o Marais me fez tb reviver momentos maravilhosos passados nesse magico bairro!
Saudade gostosa de sentir!
Como ja falei comecei literalmente a viajar quando conheci o Conexão…foram muitas perguntas sempre respondidas com atenção e gentileza por vç e amigos que nos fizeram decidir os detalhes da estadia em Paris,desde oaluguel do Apt com Vinicius(perfeito),aos roteiros sugeridos com o Guia 1 Conexão Paris.Tudo foi um sonho !Obrigada pela generosidade em partilhar suas experiencias .Posteriormente enviaremos mais detalhes da viagem com fotos que registraram momentos de uma especial felicidade.BJ
Marta
Vinícius
Lina,
Amei esse post! Estava sentindo falta de seus posts com descrições de Paris sob a sua ótica, eles são sempre maravilhosos e um momento de lazer para mim!
Passei 8 dias hospedado no Marais este ano, o bairro foi indicação do meu tio, já que nunca havia ido a Paris. Adorei andar por aquelas ruas estreitas e maravilhosas, com pessoas super diferentes e uma atmosfera bem mais alegre que em outras partes da cidade. Mas entendo que as coisas estão caminhando mesmo para uma homogeinização, principalmente com as lojas de grandes cadeias que se instalaram lá, como Nike, Lacoste e Camper…
Eduardo Luz
Que belíssimo post. Ficou no ar um clima de “Algum lugar do Passado”.
Se bem que eu ainda gosto muito do Marais como ele é hoje.
Parabéns e que venham alguns outros posts “elementares”!!
Beth
Kátia
Vc e Lina estão formando uma belíssima parceria!
Para nossa alegria…
Abs.