Quando aqui cheguei para fazer o doutorado, morei treze anos na rue des Ecouffes, pertinho da rue des Rosiers, no Marais. Na época, o coração do então chamado “gueto judeu”. O Marais era um bairro heterogêneo e divertido onde coabitavam judeus, homosexuais, antigos moradores e seus pequenos comércios, novos moradores e seus lofts caríssimos. Eu discutia com o livreiro meu vizinho, tomava sauna na rue des Rosiers, jantava com frequência no restaurante Goldemberg, cortava cabelo do lado de casa e tinha a minha farmácia e minha padaria preferidas
Área central e uma das únicas com traços da elegante arquitetura dos séculos anteriores ao Barão Haussmann, a elitização do bairro era inevitável. E com a chegada de uma população de grande poder aquisitivo, o infernal processo de uniformização foi acionado.
A livraria cedeu seu lugar para Nike.
O conhecido restaurante Goldenberg, palco de um atentado contra a comunidade judaica em 1982 , foi substituído por uma loja de roupas.
O Hamam Saint Paul virou o endereço da marca COS.
A minha boulangerie (padaria) sumiu e hoje vejo somente roupas masculinas.
A farmácia, coitada, vende azeite.
O meu coiffeur (cabeleireiro) foi expulso por uma loja vintage.
E o exemplo que fecha a série. Um antigo comércio de cavalos é o endereço de conhecida marca japonesa famosa pelas suas meias.
Não sou especialmente saudosista. Gosto do presente, do aqui e agora. Mas não posso deixar de pensar com carinho em momento passado, quando este bairro possuía uma personalidade marcante.
Como as fachadas são classificadas, a história das transformações fica registrada.
Fotos Kátia Becho.
Conheça os apartamentos para alugar no Marais da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
58 Comentários
Tatyana Mabel
Lina,
Pelambular pelo Marais é uma delícia. Quantas lojas legais e de qualidade. De enfeitiçar os olhos. Já passei por algumas dessas lojas que você mostra, mas não havia me dado conta da contradição entre a fachada e o comércio… displicência turística. (rs).
Bjs
vera maria
Merci, beth, vc sempre disponível para a ajuda que pedimos, como todos aqui, aliás, sempre é bom saber a opinião de quem conhece .
E Lina, o post ficou ótimo, desculpe não ter comentado, é que fiquei ansiosa pra contar a boa nova. E vou conhecer esse Marais, que está no seu coração e poderá ficar um tiquinho no meu também. ::))
uma abraço, merci,
vera
LIVIA
Maravilhoso esse post. Concordo com a Francy quanto a place Des Vosges minha preferida também. Lina obrigada pelas dicas sobre Paris essa cidade que amo tanto!!!! Beijos a todos que partilham dessa paixão eterna.
Marina
Ai! Lina… que lindo esse post. Eu acabei de chegar de Paris. E ja estou com saudades. Ja morei na Inglaterra em Londres, vivo nos E.U.A. perto de NY City, mas Paris ganha disparado das duas em beleza, organizacao e gracas a Deus a maioria dos parisienses que eu pedi informacao foram educados e muitos falavam ingles. Paris e uma cidade linda. E impossivel ir uma unica vez. Meu muito obrigada a voce e a todos os seus leitores que me ajudaram a montar o meu roteiro turistico com diversas informacoes.
Merci!!!!
Jane
Luciana
Se você puder e quiser me passar alguma dica legal sobre Lisboa…estarei lá em breve.Obrigada.
Lina
Desculpe-me pelo desvio de rota, rs
Luciana Cella
Engraçado, Lina, é isso o que eu mais gosto em Paris: a convivência harmônica do novo com o antigo. Acabei de voltar de Lisboa e parece que lá, a cidade baixa parou no tempo. Veem-se muitas lojas com aqueles produtos de antigamente. Tem seu charme, mas tenho medo de que essa parte da cidade acabe sendo deixada apenas para os turistas e que passe a não fazer mais parte da vida da população local, como acontece com alguns outros locais, na Europa ou mesmo no Brasil.
Jane
Post legal Lina!
Pelo menos as edificações estão de pé e os registros ainda mantidos nas fachadas materializam as suas boas lembranças.
Kátia Becho tem presença legal no blog,seja pelos textos ou pelas fotos.
Maurício Christovão
Jorge Fortunato: Você tem razão. A Casa Cavé saiu da Uruguaiana para a esquina contígua da Sete de Setembro, mas a fachada e o letreiro da loja antiga foram mantidos, por ser um imóvel tombado. Foi uma pena as partes(locador e locatário) não chegarem a um acordo e a Cavé ter que se mudar…Devia ser um dos contratos de aluguel mais antigos do mundo!!!
Amanda
Tb fiquei curiosa referente às fachadas…
jorge fortunato
É uma pena não poder contar mais com o comércio antigo. Mas isso é o preço que todos pagamos. Aqui no Rio entao… várias lojas tradicionais sumiram e nem a fachada para recordação. Apenas a Casa Cavé manteve a fachada e no lugar está, curiosamente, uma outra confeitaria, mas nem de perto chega á qualidade da Cavé.