Quando aqui cheguei para fazer o doutorado, morei treze anos na rue des Ecouffes, pertinho da rue des Rosiers, no Marais. Na época, o coração do então chamado “gueto judeu”. O Marais era um bairro heterogêneo e divertido onde coabitavam judeus, homosexuais, antigos moradores e seus pequenos comércios, novos moradores e seus lofts caríssimos. Eu discutia com o livreiro meu vizinho, tomava sauna na rue des Rosiers, jantava com frequência no restaurante Goldemberg, cortava cabelo do lado de casa e tinha a minha farmácia e minha padaria preferidas
Área central e uma das únicas com traços da elegante arquitetura dos séculos anteriores ao Barão Haussmann, a elitização do bairro era inevitável. E com a chegada de uma população de grande poder aquisitivo, o infernal processo de uniformização foi acionado.
A livraria cedeu seu lugar para Nike.
O conhecido restaurante Goldenberg, palco de um atentado contra a comunidade judaica em 1982 , foi substituído por uma loja de roupas.
O Hamam Saint Paul virou o endereço da marca COS.
A minha boulangerie (padaria) sumiu e hoje vejo somente roupas masculinas.
A farmácia, coitada, vende azeite.
O meu coiffeur (cabeleireiro) foi expulso por uma loja vintage.
E o exemplo que fecha a série. Um antigo comércio de cavalos é o endereço de conhecida marca japonesa famosa pelas suas meias.
Não sou especialmente saudosista. Gosto do presente, do aqui e agora. Mas não posso deixar de pensar com carinho em momento passado, quando este bairro possuía uma personalidade marcante.
Como as fachadas são classificadas, a história das transformações fica registrada.
Fotos Kátia Becho.
Conheça os apartamentos para alugar no Marais da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
58 Comentários
Pujol
Olho de historiador e nostalgia do poeta.
Tocante.
conexaoparis
Pujol
Que elogio! Gostei.
Ione
Lina,
Adorei o post!! Será que a manutenção de elementos da fachada anterior
foi uma exigência da prefeitura ou uma opção dos novos donos?
Um abraço prá você.
conexaoparis
Ione
Alguns exigência do patrimônio histórico.
eidia
O legal foi a conservação das fachadas. Pelo menos isso.
eidia
Chris
Estive me dand conta disse o ultimo domingo. Fui dar uma volta no Marais, sem compromisso ou destino certo, e, como estava na cia de franceses, comecer a perguntar pelas contradicoes das fachadas marcadas com as lojas atuais…
Seria um tema interessante de exposicao, fotos antigas e atuais das lojas do Marais (se eh que ja nao teve uma) 😉
eymard
Lina, mas o que mais achei interessante foi observar que as novas lojas guardaram traços de sua antiga identidade. Já é alguma coisa! Parabens pelo post.
Gerson
Maria Lina.
Eu também voltei no tempo. Minha primeira viagem a Paris foi mais ou menos nessa época. 1984. Ops, não era para falar a data, né?
conexaoparis
Gerson
Claro que pode falar a data.
Eu cheguei no Marais em setembro de 1986.
Eduarda
Adorei esse post!
Amélia
Clap, clap, clap, excelente! Admiro a capacidade dos franceses em preservar a sua memória (nas fachadas), pois parece que a modernização é inevitável…….. Aqui em São Paulo graças a Lei Cidade Limpa, voltamos a ver os prédios mais antigos, pena que alguns já tinham suas características destruidas ou pelo tempo, ou pelo descaso, ou pela ignorância, ou pela falta de $ para investir na preservação …..
|BIA NICASTRO|
Oi Lina. Gostei muito do post. Me senti no Marais mais uma vez. Pq as lj conservaram os antigos nomes? Ah! E para quem nao sabe, as meias japonesas são mesmo ótimas, além de lindas!
Letícia R.
Que viagem no tempo… impressionante. Uma pena ter que pagar o preço dessa fama, não é?
Lina, fiquei curiosa sobre as fachadas ainda mostrarem o que eram os antigos estabelecimentos … por que é assim? Alguma regra parisiense?
conexaoparis
Letícia
Certas fachadas são preservadas pelo patrimonio histórico.