No ano passado, convidamos Hugues Heddebault, diretor geral da Air France responsável pelo Brasil e pelo Cone Sul, para escrever sobre sua paixão pelos vinhos. Um ano se passou desde então. Hoje, ele volta a escrever no Conexão Paris. Dessa vez, para explicar o momento da Air France, apresentar os planos futuros da companhia para o Brasil e também oferecer um presente aos nossos leitores.
Por Hugues Heddebault
Desde o dia primeiro de outubro, os aviões da Air France voam novamente cinco vezes por dia ligando Paris a Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Talvez vocês tenham sido impactados durante as duas últimas semanas pela greve de nossos pilotos. Em nome de toda a equipe Air France do Brasil, apresentamos nossas mais sinceras desculpas pelos inconvenientes ocasionados.
Nossas equipes brasileiras, tanto comerciais como nos aeroportos, trabalharam sem parar durante 14 dias para atender da melhor maneira possível os clientes prejudicados.
Meus 280 colaboradores têm hoje apenas um objetivo: reconquistar sua confiança.
Principalmente porque nós seguimos com muitos projetos em andamento para 2015 e 2016, que compartilho com vocês :
- Nossa nova rota Brasília-Paris CDG, inaugurada no final de março deste ano com 3 voos por semana, tem sido muito bem sucedida e passará a operar 5 vezes por semana a partir de junho de 2015.
- Em 16 de fevereiro do próximo ano, nosso primeiro avião equipado com os novos assentos das classes Business, Premium Economy e Economy fará a rota Paris-São Paulo. A partir desta data e nos 18 meses seguintes estes novos produtos serão progressivamente instalados em todos os nossos voos entre a França e o Brasil.
- Nosso novo assento La Première será implementado nos voos entre Paris e São Paulo no final de 2015.
- Continuamos nossos esforços junto aos aeroportos de São Paulo Guarulhos e Rio de Janeiro Galeão para trazer diariamente o Airbus 380 ao Brasil em 2015 ou 2016.
E para concluir este post, tenho o prazer de oferecer aos leitores do Conexão Paris um desconto de 10% para as 200 primeiras passagens Air France por classe (Business, Premium Economy e Economy) compradas via este site (veja abaixo as instruções).
OBRIGADO.
Hugues Heddebault
Diretor Geral Air France KLM Brasil e Cone Sul
A promoção funciona assim:
- A Air France oferece 10% de desconto na compra de passagens aéreas nas classes Economy, Premium Economy e Business pelo site da companhia, entre hoje, 03 de outubro, e terça-feira, 07 de outubro de 2014;
- Para obter o benefício, você precisa utilizar, durante o processo de compra exclusivamente pelo site da Air France, os Códigos Privilégios VIAGEM876 para descontos na Classe Economy, VIAGEM877 para descontos na Classe Premium Economy ou VIAGEM878 para descontos na Classe Business.
- Como usar os Códigos Privilégios? No momento da compra, na página de identificação, abra o campo indicado em Você possui um Código Privilégio? e insira o seu código: VIAGEM876 para Classe Economy, VIAGEM877 para viagens na Classe Premium Economy ou VIAGEM878 para viagens na Classe Business. No passo seguinte, o desconto será atribuído ao valor da tarifa para que você prossiga normalmente com o pagamento.
- O valor da tarifa com o desconto só será exibido após você digitar os Códigos Privilégios.
- O desconto é válido para passagens para os seguintes destinos: Amsterdam, Barcelona, Berlim, Bordeaux, Lisboa, Londres, Lyon, Marselha, Milão, Montpellier, Nice, Paris, Toulouse ou Veneza.
- O desconto é válido para passagens tendo como origem as seguintes cidades: Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro ou São Paulo. Atenção: apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília têm vôo direto. Para as demais cidades, é necessário fazer conexão.
- O desconto é válido para compras dentro do seguinte período: entre 03/10/2014 e 07/10/2014.
- O desconto é válido para viagens dentro do seguinte período: entre 16/10/2014 e 31/03/2015 (data limite do último voo de retorno).
- O desconto é válido para os voos operados pela Air France (AF), e nas conexão domésticas no Brasil, pela Gol (G3) ou Tam (JJ).
Atenção: a promoção é limitada às 200 primeiras passagens compradas na classe Economy, às 200 primeiras passagens na Premium Economy e também às 200 primeiras passagens na Business.
E lembre-se: o desconto é sobre a tarifa da Air France. As taxas de embarque e da Infraero não estão sujeitas ao desconto.
Consulte a página da promoção e faça suas reservas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
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37 Comentários
Sophia
Prezado sr. Heddebault,
Tsc, tsc, tsc…
Lição de marketing 101, que costumo ensinar aos meus estudantes de graduação no primeiro semestre: manter clientes é diferente de conquistar novos. Estratégias e ações diferentes são necessárias em cada um dos casos.
Seu problema não é conquistar novos, para o que a ação de desconto de 10% seria útil. É tentar recuperar os que aqui – e em outros lugares! – tiveram prejuízos materiais e stress desnecessário. Que tal tentar de novo? Imagino que o sr. esteja há pouco tempo nessa atividade. Afinal só pode ser essa a explicação para que não domine regrinhas tão básicas de gestão.
Felizmente, não fui afetada pela trapalhada da sua empresa. Mas se tivesse sido, me sentiria absolutamente ofendida de o sr. ter a ousadia (para não dizer outra coisa) de vir até aqui propor uma ação promocional esperando vender mais, em vez de tentar consertar sua imagem com os milhares de clientes que perdeu ao redor do mundo.
Att,
Sophia
Isabela Almeida
Rodrigo, Mariana e toda equipe do CP! Vocês são uns amores! Amo o CP e achei muito corajoso da parte de vcs escreverem um post sobre a Air France, justo neste período após conturbada greve, abrindo espaço para o desabafo dos leitores e compartilhamento das nossas experiências, mesmo vocês sendo o ouvido solícito – porém inadequado – para as nossas reclamações. Informo a vocês que também tentei fazer minha reclamação no site da Air France, mas o link está dando erro, abrindo apenas em formato HTML, mesmo com o restante da página todo normal. Quando o link finalmente abre em formato usual e escrevemos nossa queixa, ela não é registrada nem enviada. Escrevo agora só pra alertá-los do que está acontecendo. Um abração!.
Rodrigo Lavalle
Isabela, obrigado pelo retorno. Vamos entrar em contato com a Air France.
Abraços.
Mariana Berutto
Isabela, repassamos o problema relatado para a Air France. Eles nos informaram que pode ocorrer uma instabilidade na página de formulário de reclamação para os usuários de Internet Explorer. Se você usa o Internet Explorer, você pode tentar por outro navegador (Firefox ou Google Chrome, por exemplo) ou por outro computador, se possível. Se der problema, nos avise aqui.
Mauricio Christovão
A funcionária da Air France em Marseille foi extremamente solícita e gentil e nos orientou corretamente, mas a de Orly, além de arrogante, pouco fez. Por sorte, meu cartão de crédito ainda estava dentro do limite e consegui o vôo de volta pela TAP, via Lisboa e Recife. Perdi dois dias em Paris, além da diária do hotel, já paga, e as despesas de hospedagem em Lisboa e Recife, fora as passagens(REC/GIG foi de TAM).
gardenia lago
Dia 24/09 comprei duas passagens para Florença pelo site da Air France.Sou cliente Flying Blue e sempre escolhi esta companhia pela vantagem que oferece,vez que é possível,como consta inclusive em letras vermelhas e garrafais em seu próprio site,parar em Paris na ida ou na volta,sem alteração da tarifa.Fiz várias tentativas de acrescentar o terceiro trecho em sua página disponibilizada para tal,tanto Florença-Paris como Paris -Florença,mas as tarifas se elevavam absurdamente,para até o triplo do valor inicial.Enfim,sem conseguir falar pelo telefone ou mandar mensagem pelo site,pois ambos não respondiam,desisti e comprei a passagem sem a anunciada parada,pensando em reclamar este direito posteriormente,ao fim da greve.Esta semana finalmente tive o desprazer de conseguir me comunicar com uma funcionária extremamente mal educada,que após alguns impropérios me apresentou nova tarifa absurda,quase o dobro da inicial,em desacordo inclusive com o contrato,que taxa em U$ 120,00 mudanças na passagem. Deixo aqui minha reclamação,esperando que a empresa honre a propaganda que faz,e melhore a qualidade do serviço de seus empregados.Gardenia Lago
Rodrigo Lavalle
Gardênia, sugiro que você faça também uma reclamação na página da Air France: http://www.airfrance.com.br/BR/pt/local/transverse/footer/reclamation.htm.
Abraços.
Mariana Berutto
Pessoal, a Air France nos informou que no site da companhia, há uma página exclusiva para receber as reclamações. Sugerimos que todos os afetados pela greve entrem em contato com a companhia pelo meio oficial. Para isso, cliquem aqui.
Fátima
Esta greve foi ótima – vou pelo menos 2 vezes por ano a Paris – e agora escolherei sempre outras cias aéreas , terei a oportunidade de rever outras lindas capitais européias, sairei da minha outrora zona de conforto – RJ direto Paris – para me aventurar e desfrutar, sem angústia da minha viagem. Amo a Franca mas os franceses ainda não se aperceberam da nova (e já tão antiga) ordem das coisas! Desole (como ouvi muito nestes últimos dias) a cor do meu suado dinheirinho a Air France não vê mais.
L Dauer
Também sofri com a greve,estava nesta semana em Paris, quando fomos de Madri a Paris 18/09, escapamos porque mesmo comprado pela Air France, o voo foi operado pela Air Europa, após uma semana em Paris, no dia anterior a ida para Roma, recebi o email de cancelamento, Estávamos em apartamento alugado e tinhamos esse ultimo dia livre para passear em locais que não tínhamos ido.
Resultado disto, tivemos que se dirigir para o escritória da Air France próximo ao Jardim de Luxemburgo, e ficamos o dia inteiro na fila, felizmente quando fomos atendidos, o funcionário foi muito solicito e nos deu uma opção para ir pela Alitalia, a diferença é que o voo cancelado sairia as 12:30 e este foi as 07:00, tivemos que ir para o aeroporto CDG as 04:30.
O funcionário da Air France, nos disse que se deve juntar todos os comprovantes de gastos que eles irão reembolsar,tomei a decisão de se dirigir ao escritório, porque enviei um email desesperado para Air France no Brasil(não falo francês) e para minha surpresa me enviaram um email(24 depois, já havia alterado o voo) simplesmente dizendo para mim ligar para Air France em Paris!
Apesar de não ter sido tão traumático, perdemos um dia de passeio, a partir de Roma todos voos foram Alitalia(não houve problema nenhum) porém fico chocado com os relatos dos colegas que foram maltratados, principalmente da Bruna Souza, muito lamentável o que houve com a sua mãe espero que ela esteja melhor.
A empresa pode não estar livre da greve dos pilotos, mas nestas situações teria que fazer tudo para remediar os danos aos passageiros, inclusive sim colocar a mãe dela numa classe superior, qual o problema? esta é minha opinião.
Abs
Rogério
Desculpem-me a franqueza, mas esse senhor está de sacanagem com os seus clientes! Tinha compromissos marcados para o dia 26, no almoço, em Berlim e por conta da greve, tive que ir até Cumbics implorar para me arrumarem outro vôo! A atendente, muito de saco cheio disse que a minha única opção seria ir de KLM e chegar às 18 h em Berlim! Perdi os meus compromissos da tarde de sexta! Quem paga por isso? Meses de negociações e planejamentos… E para quem fosse na hora, não havia mais vôos para embarque, deveriam retornar no dia seguinte, cono bem relatado pelos colegas em outros comentários! Outra, vi pessoas com o vôo marcado tendo que entrar em lista de espera! Sinto muito mas, os meus prejuízos não serão pagos com 10% de desconto… E outra, para voar de Air France? De novo? Na hora da compra, até tapete vermelho… Agora, para se fazer valer o contrato, precisamos nos humilhar? A minha boa educação pede para que eu acredite nas pessoas e em suas boas intenções… Por favor franceses, Paris é linda, sem dúvidas! Mas não subestimem a inteligência dos brasileiros! Cliente mal tratado não retorna!!!
Rodrigo Lavalle
Rogério, sugiro que você faça também uma reclamação na página da Air France: http://www.airfrance.com.br/BR/pt/local/transverse/footer/reclamation.htm.
Abraços.
Vinicius
Olá,
primeiramente, parabéns pelo site, ele está sendo o meu guuia para a minha viagem.
Estarei em Paris de 13/10 a 23/10 agora e posso dizer que montei meus roteiros a partir daqui.
O que me leva a comentar é que fiz uma besteira, comprei, sem querer, 5 ingressos para torre eiffel para o dia 18/10 pelo site da torre, mas só preciso de dois, e não achei nada lá sobre a política de cancelamento/reembolso. Tem como realizar? Estou precisando muito dessa ajuda, afinal estarei indo com minha namorada e apenas nós!!!
Desde já agradeço
Rodrigo Lavalle
Vinícius, nesse link http://www.toureiffel.paris/contact-the-eiffel-tower.html você pode solicitar um reembolso.
Abraços.
Bruna Sousa
Me desculpem, mas o comportamento da air France durante a greve foi inaceitável. Entendo o problema da greve e a falta de vôos que esse evento causou, mas nada justifica a maneira na qual fui tratada pelos funcionários da air france em Paris. Cancelaram todos os meus vôos durante a viagem, os primeiros consegui resolver depois de horas esperando no telefone, mas o da volta foi pior: depois de esperar para a confirmação do vôo que foi cancelado em menos de 24h, e de ligar repetidas vezes para a linha sem sucesso, fui ao aeroporto tentar resolver (estava em apto alugado e teria que desocupa-lo de qualquer maneira naquele dia). Fui mal tratada por funcionários, que simplesmente me falaram com grossura que não existiam vôos e ponto final, que eu me virasse para pagar minhas despesas em Paris. Iria voltar em um vôo direto paris-brasilia dia 26/09 e me ofereceram vôo somente dia 02/10. O funcionário que me atendeu simplesmente me deixou falando sozinha e foi embora, pois de acordo com ele era horário de almoço dele. Estava com meus pais, ambos idosos e uma prima que não possuía cartão de crédito. Se estivesse só ela iria literalmente passar fome em Paris, pois não possuía mais dinheiro. Depois de entrar novamente na fila uma atendente conseguiu um vôo para a África do Sul, depois São Paulo e só depois brasilia. Fiquei 2 dias viajando. Minha mãe faz tratamento para câncer de mama e por causa de um medicamento que toma corre grande risco de trombose em vôos longos, por isso leva um medicamento injetável para tomar antes dos vôos longos. Como nosso vôo era direto para brasilia ela só levou uma injeção. Na volta que nos propuseram tivemos que fazer 2 vôos longos, de mais de 10h cada. Apresentei minha preocupação a um funcionário e esse me respondeu que não tinha nada com isso, se estivéssemos preocupados que contatássemos nosso seguro saúde. Pedi para ao menos em um vôo colocarem peloenos minhaae na busness class para ela ter mais espaço para se movimentar. O funcionário respondeu rindo que eu não tinha pago por isso e claro que não iriam dar upgrade. Que isso não se faz comercialmente. Fora quando quis desistir do vôo via África do Sul depois de ter ligado para o medico da minha mãe, ouvi a resposta de que se desistisse teria que pagar e que não teriam vôos até o dia 10/10 (uma hora antes tinham oferecido um vôo dia 02/10). Procurei na internet e mostrei vôos da tam e TAP saindo no outro dia, mas a resposta que recebi foi: compre vc então a passagem para esses vôos.
Cheguei em casa 3 dias depois do planejado sem receber nenhum tostão da air france e muito preocupada com a saúde da minha mãe, que recebeu medicação assim que chegou em brasilia, no aeroporto mesmo (o medico a estava esperando com o medicamento).
Desculpem o comentário longo, mas vi uma oportunidade para desabafar e alertar a todos sobre como fui tratada pela air france. Repito: o problema não foi a greve e sim como eles trataram as pessoas durante a mesma.
Obrigada pelo espaço
Rodrigo Lavalle
Bruna, nós sentimos muito e sugerimos que você faça uma reclamação no site da Air France: http://www.airfrance.com.br/BR/pt/local/transverse/footer/reclamation.htm.
Abraços.