As receitas culinárias também sofrem efeitos de moda. O tournedos Rossini foi um prato chic antes de cair em injusto esquecimento.
Para meu prazer ele está de volta nos cardápios e sites ligados à gastronomia.
Receita simples que conjuga o filé e o foie gras montado sobre uma torrada. Alguns chefes acrescentam molho madeira e trufas. Servido com champignons.
Dizem que a receita surgiu quando o compositor Rossini pediu à um chefe francês um filé acompanhado por uma fatia de foie gras.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
53 Comentários
maria cristina
Helena,
adorei tua pergunta final e me senti chamada a aumentar a lista:
qual foi a última vez que comeram “um arroz à grega, uma salada russa e um Príncipe Alberto”?
bjs.
M.Cristina
eymard
Tambem estava dando pela falta do Hugo!
Mas por falar em filet a Rossini, acho que o prato esta mesmo em alta. Por coincidencia recebi um e-mail do Chez Benoit de NY (Alain Ducasse) onde o prato do mes é exatamente o filet a Rossini (com foie e trufas negras) – 48 dolares.
jorge fortunato
Rossini estava inspirado. Será que foi antes ou depois de compor a maravilhosa “O Barbeiro de Sevilha”?
flavio
Esquecimento…porque conjuga ingredientes com diferentes tempos e tipos de cocção e, apesar de “simples” requer, dessa forma, preparo atento.
Mais uma vez parabéns pelo blog.
Eduardo Luz
Cá pra nós: parece um hamrbugão chic!! 🙂
O negócio é ir pra cozinha e fazer alguma coisa parecida.
Bom final de semana pra todos.
roberta
Ola!! adoooro seu site!! Ja tem algum tempo que tenho entrado, no ano que vem planejo ficar com a familia 15 dias em Paris. Ate la tenho anotado tudo!! A pouco criei um blog ( http://blessmom.blogspot.com/ ), e coloquei o Conexao Paris na minha lista de favoritos!!
ANA LUIZA
Chegou o meu Guia CP 2!!!!!
Agora, contagem regressiva: faltam 30 dias para colocar em prática as dicas da Lina , de todos colaboradores e pitaqueiros…
Helena Bauerlein
Oi gente,
Linda e apetitosa foto !
Os TOURNEDOS ( é esse o nome Hugo, pelo menos até ontem ) Rossini são um clássico da cozinha francesa, sim, que assim como tantos outros sairamm de ”moda’ ‘: Coq au vin, Boeuf Bourguignon( ou Boeuf à la Bourguignonne), Bavarois , Fillet sauce Béarnaise e inúmeros outros exemplos.
Eu também acho uma pena, mas quer queiramos ou não , é assim que as coisa acontecem na gastronomia.
Há moda sim na cozinha. Os pratos e as tendências vão e vêm tal qual nossas roupas guardadas no Baú : mais cedo que esperamos elas estão up to date de novo !
O Petit Gâteau ( moelleux na França) , o Crème Brülée, o Crêpe Suzette também já tiveram seus dias de glória.
Nas faculdades de gastronomia, graças a Deus, a cozinha , assim como os preparos clássicos, são ensinados aos novos chefes.
Cabe a nós, não deixarmos que esses pratos caiam em esquecimento.
Aqui em casa, volta e meia um deles volta à moda. O Tournedo Rossini , então, é um que faço sempre, pois é muito simples e agrada a todos.
A propósito, qual foi a última vez que vocês comeram um Stroganoff ? E um Coctail de Camarões ???
Sueli OVB
HUGO
Em francês é “”tournedos”, mas já vi escrito tournedor e não sei a origem.
Sumido, hein?
HUGO F DE CARVALHO
LINA E SUELI OVB
Dúvida Sincera:
No momento nã tenho um dicionário à mão para pesquisar, mas pergunto: o nome do prato (na verdade o corte do filé) não seria TORNEDOR ou TOURNEDOR ???