As receitas culinárias também sofrem efeitos de moda. O tournedos Rossini foi um prato chic antes de cair em injusto esquecimento.
Para meu prazer ele está de volta nos cardápios e sites ligados à gastronomia.
Receita simples que conjuga o filé e o foie gras montado sobre uma torrada. Alguns chefes acrescentam molho madeira e trufas. Servido com champignons.
Dizem que a receita surgiu quando o compositor Rossini pediu à um chefe francês um filé acompanhado por uma fatia de foie gras.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
53 Comentários
Sueli OVB
LOULOU, querida
Tenho pensado em você. Também estou com saudade.
LINA,
Fui procurar na net uma receita de Tournedos Rossini e de cara encontrei exatamente essa foto, num site maravilhoso, que já foi para os meus favoritos e cuja receita me pareceu deliciosa.
Como disse o chef Patrick Asfaux, que a preparou: “Pour qu’une grande recette continue a vivre il faut que les générations de cuisiniers la fasse évoluer, voici ma version qui n’est pas un dogme mais une réflexion personnelle”. Como eu havia dito antes, são os grandes e criativos chefs que mantêm as boas comidas sempre na moda.
Beth
Eymard
Gostei dessa de colocar a culpa no Rossini, risos.
O tournedor em sua homenagem desde que bem feito é sempre muito bom!
Loulou
Sueli OVB
Também não entendo – e nem ‘compro’ – essa de comida ‘fora de moda’. Esse conceito não se aplica à culinária – principalmente à boa culinária. Clássico é clássico e pronto! Saudades de vc …
Beijos!
Sueli OVB
FABIANA RODRIGUES
Sua alegria é contagiante. Que sua viagem seja maravilhosa, cheia de alegria e descobertas.
Abraço
Sueli OVB
O que isso deve estar bom!!!!!!!!!!!!!!!
Não gosto desse negócio de comida ser tratada como roupa e, de repente, sair de moda. Por quê comida tem que estar na moda? O que é bom sai de moda?
Clássicos não saem de moda. Mas a vulgaridade e a mania da adaptação, onde cada um dá a sua interpretação e o prato acaba descaracterizado, quando não, mascarado, são grandes vilões.
Mas basta um chef famoso incluí-la no cardápio, com critério, que ela volta a ser “top model” e os holofotes reacendem.
Vinda longa ao Tournedos Rossini! Esse da foto está de chorar!
Fabiana Rodrigues
Galera, só queria compartilhar com vocês minha alegria.
Finalmente iremos para Paris, acabei de comprar as passagens, iremos de Tam e ficaremos hospedados no Apartamento da Val, estamos muito felizes pois fazer uma viagem dessa todos sabem que não é tão fácil assim. Foi uma programação de vários anos que agora finalmente dará certo.
Agradeço muito todas as informações de todos principalmente da Lina que é um doce de pessoa, super prestativa. Já comprei os dois Guias e estamos nos acabando de tanto ler.
É só um desabafo…rsssss
Afinal ninguem melhor do que vocês para eu compartilhar.
bjs bjs bjs..
eymard
Quanto mais simples a receita, mais os produtos têm que ser muito bons. Essa é a sabedoria desses grandes pratos clássicos. Repetir a receita sem o foie de qualidade; a carne certa; os champignons frescos, pode ser um desastre total. Depois coloca-se a culpa no pobre Rossini…Esse da foto está um espetáculo!!
Renato
Estou indo hoje para Paris, e confesso que gostaria de ter encontrado seu blog há mais tempo. Dicas absolutamente fantásticas! Parabéns pelo trabalho!!
Kinha
Olá amiga
Está tudo muito lindo por aqui.
A decoração da place Vendome, simplesmente maravilhosa e esse prato é de dar água na boca.
Bjo