As receitas culinárias também sofrem efeitos de moda. O tournedos Rossini foi um prato chic antes de cair em injusto esquecimento.
Para meu prazer ele está de volta nos cardápios e sites ligados à gastronomia.
Receita simples que conjuga o filé e o foie gras montado sobre uma torrada. Alguns chefes acrescentam molho madeira e trufas. Servido com champignons.
Dizem que a receita surgiu quando o compositor Rossini pediu à um chefe francês um filé acompanhado por uma fatia de foie gras.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
53 Comentários
Beth
LuciaC
Adorei a estória da sua avó e tenho certeza de que ela gostava de vc sim, risos. Avós sempre foram um grande mistério…
Minha avó carioca de origem pernambucana e com um tanto de sangue holandês( coisa normal por lá, risos) era um “doce” mas não sabia fazer nenhum…. Já minha avó austríaca/alemão fazia doces incríveis mas não era nenhum “doce”…
E eu sou uma avó que adoro os “doces” que minha neta faz para mim…
Me derreto toda!
Bjs.
Helena Bäuerlein
Lucia,
Delícia de depoimento.
Confesso que nunca fiz Plum pudding. Na casa da minha amiga Lesley, ele vinha da Inglaterra prontinho. Nós o flabávamos na mesa e era mesmo assim como vc descreve, a magia estava na mesa !
Me contaram na época da dificuldade da receita e sobre um ingrediente, que não era encontrado aqui, uma micro uva-passa, que é a base de tal receita. Procede ?
Bjo.
Loulou
LúciaC
Não tomo como ofensa o seu ‘não gostar’. Questão de gosto, não é? E gosto é como … bem … como … várias coisas – cada um tem o(a) seu(sua). 🙂
Beijos!
LuciaC
Helena e Loulou,
resolvi confessar que a sagrada tradição natalina dos ingleses, o Plum pudding não me agrada, não gosto nem um pouco.
Eu gosto é do féerie, da mágica. O apagar das luzes, a esfera em chamas a caminho da mesa enfeitada . O pedido de mais brandy.
Gostava de ajudar a mexer a massa imaginando maravilhoso futuro e principalmente de encontrar a moeda ao partir.
Acho que era saber do sebo moido, aquela trouxa pendurada o dia todo na panela que me davam aflição.
Uma vez minha avó trocou o sebo por uma mistura de gordura de coco de lata, aquela sólida, com farinha de arroz da Colombo, a receita passou a ser esta. Nunca fiz..
Eu adorava minha avó então estava sempre rodeando, querendo participar e aprender, De onde ela sabia tanta coisa, eu nunca soube. Embora de descendência holandesa ela era de uma rigidez germânica e eu não era das netas preferidas.
Como este comentário é uma confissão, tenho que dizer que apesar de ser também afilhada eu era mesmo a última da lista.
Na minha vivência londrina comprava no Fortnum&Mason chamava-se King George mas dizem que foi Prince Albert, o marido alemão da rainha Victoria, que trouxe a idéia para a Inglaterra e transformou- a em tradição.
Sueli OVB
EDU,
Esse livro do Monet é muito antigo, foi reeditado pela Sextante. Tenho ele e o À mesa com Renoir, da editora Salamandra, há uns 20 anos. São livros lindíssimos.
Vi que a capa está diferente, mostrando uma foto que está em uma das contra capas do livro que tenho. Creio que o conteúdo seja o mesmo. Uma grande prova de que o que é bom, dura sempre.
Helena Bäuerlein
Cláudia,
os doces são um capítulo à parte .
Vc não faz idéia da minha insistência para que as noivas coloquem um ou dois docinhos clássicos, devidamnete repaginados, com design atualizado. As avós, tias e sogras agradecem !
Os que vc citou, as tâmaras em pétalas recheadas com doce de ovos, da infância da Vivian,os ouriços caramelizados espetados com palitos de amêndoas, os camafeus fondados, as tortinhas vienenses e desafio vocês a citarem os docinhos das festas infantis de vcs.
Edu, veja se no seu sex shop preferido, vc não encontra um Plum Pudding pronto, só para vc flambar em casa. É delicioso. Servem com um Custard, o crème patissier inglês .
Cláudia, o livro que vc me deu, com receitas da sua terra, é maravilhoso. Já usei várias receitas dos docinhos alagoanos.
Bjos.
Priscilla N.
Salut, CP !
Faz algum tempo que não comento, tenho trabalhado demaaaais, mas sempre leio os artigos aqui postados!
Como estou indo pra Paris no fim desse mês, fiquei um pouco receosa em relação a comida. Resolvi pesquisar o que vem a ser o ‘foie gras’, meu namorado já disse que é uma das comidas favoritas dele. Eis que surge no Google tudo sobre o foie gras, fiquei horrorizada de ver a brutalidade com que os patos e gansos são tratados apenas para satisfazer o paladar do ser humano. É uma crueldade, fiquei muito triste de saber o que eles fazem com os bichinhos. Este é um dos pratos que eu não vou pedir na França, e sem arrependimento nenhum.
Bisous, à bientôt!
Cláudia Oiticica
Edu,
mas que coincidência,rs! Nos lembramos das mesmas coisas e por conta do filtro, virou uma repetição…bem, pelo menos o meu foi frango,rs.
Loulou
Helena Bauerlein
O Christmas Pudding é uma das melhores lembranças da minha infância. Amo de paixão!!!