Para quem ainda não foi apresentado ao ilustre Steak Tartare, trata-se de uma iguaria que pode chocar à primeira vista: carne de vaca crua, cortada em micro pedacinhos, cebolas e salsas picadas bem pequenas, pimenta do reino e sal. Tudo isso, recebe um ovo cru e azeite de oliva para dar a liga. Alguns já vêm à mesa com todos os ingredientes misturados. Mas em algumas casas, é o cliente quem deve fazer o serviço.
Para acentuar o sabor, molho inglês ou tabasco. Para acompanhar, batatas fritas. Et voilá!
Deixe de lado o preconceito e aproveite a viagem a Paris para experimentar. Mas atenção: o tartare de boi só deve ser pedido em lugares onde você tem certeza da origem da carne e da higiene do restaurante. Portanto, seguem abaixo algumas dicas para você se deliciar sem medo:
- Beef Club: novo restaurante de carnes em Paris, serve steak tartare cortado na ponta da faca. Clique aqui para reservar uma mesa no Beef Club. 58 rue Jean Jacques Rousseau, 75001.
- Brasserie Castiglione: o tarare é um hit do lugar | 23 euros. 235 rue Saint-Honoré, 75001.
- [ESSE RESTAURANTE NÃO EXISTE MAIS] Pinxo: esse lindo restaurante, no 1˚ arrondissement, serve o tartare cortado na ponta da faca acompanhado de foie gras | 24 euros, o prato; ou 9 euros a porção degustação.
- La Closerie des Lilas: este antigo restaurante é um clássico da região de Montparnasse, frequentado por Joyce, Hemingway e seus amigos da década de 20. E o steak tartare é um clássico do menu | 21,50 euros. Clique aqui para reservar uma mesa no La Closerie des Lilas. 171 boulevard du Montparnasse, 75006.
E para quem quer experimentar o tartare de carne de cavalo, reserve já um mesa no bistrô Le Verre Volé.
Alguém tem mais alguma recomendação de bons steak tartares em Paris?
Conheça mais pratos tradicionais da culinária francesa:
- Confit de canard
- Foie Gras
- Sopa de cebola
- Raclette
- Queijos como sobremesa
- Ovo com maionese
- Queijo Mont d”or para os dias frios de inverno
- Vinho quente
- Coquille Saint Jacques
- Salada de abacate
- Morango com pimenta. Aprenda esse segredo dos franceses.
- Como comprar e preparar aspargos
- As tradicionais sobremesas francesas
- Couscous
Obs.: Este post foi publicado pela primeira vez em 2008. Republicamos hoje com as informações e fotos atualizadas e complementares.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
77 Comentários
Lara
Que delícia! E para quem acha que acha que vai comer carne crua, vá tranquilo que os temperos cozinham a carne.
renata
oi lina,
o steak tartar mais incrível que eu já comi foi aí em paris, num restaurante chamado le petit marche, que fica no marais.
você conhece?
sou apaixonada por esse lugar!
abs
Lina
Renata
Não conheço este restaurante. Anotei o nome.
Gil
Lina,
como se traduz alcaparras para o francês para eu pedir um steak tartare sem esse salgado acompanhamento?
Abs
Gil
Lina
Gil
Tradução: câpres.
Mauricio Christovão
Continuo procurando um meio de fazer fogo…
Enquanto isso, lembrei-me também do ceviche!!!
Abaixo, o link para os restaurantes de Lima, Peru.
http://oglobo.globo.com/boa-viagem/natureza-cultura-no-cardapio-de-lima-8470687
Tess
Oi Pessoal! Acho que faço parte da tribo do Mauricio Cristovão (risos)… Chegamos de Paris 18/05 depois de dias maravilhosos pontuados por dicas do Conexão! Adoramos steak tartare e comemos em dois lugares: primeiro no L’Atelier (os outros pratos estavam divinos mas o tartare não encantou, tinha excesso de alcaparras e de mostarda que ofuscaram muito o gosto da carne) e no Mini Palais, maravilhoso! Ah, sentimos falta do hamburguer de magret com foie gras do Mini Palais, tiraram do cardápio talvez pela época.
Vou anotar as outras indicações no moleskine, pra próxima!
Vivian Mara Côrtes Camargo
Steak tartare é a versão chique da “carne de onça” curitibana, servida sobre uma fatia de broa de centeio…risos! Por aqui faz muito sucesso, assim como seu primo refinado em Paris. Não como carne crua de jeito nenhum, então estas delícias não me tentam!
Pedro Figueiredo
Lina, não sei se conhece, mas o melhor steak tartare que já comi foi no La Chaise au Plafond (10, Rue de Trésor, 75004).
O que mais gostei é que os temperos vêm todos separados e você se serve com o que gosta, na quantidade que quiser. Para quem não se importar em temperar o próprio prato, é o ideal.
Adorei o post! Deu até vontade de repetir…
Lina
Pedro Figueiredo
Quando morava no Marais, La Chaise au Plafond era meu ponto de encontro. Há anos não vou lá. Preciso voltar.
Tania Baiao
Mauricio Christovão: somos dois!!!
Gosto de tudo cru ou mito mal passado!!!
Adriana Pessoa
Maurício Christovão…morrendo de rir com seu comentário!!
Gil
Lina,
steak tartare sempre vem com alcaparras? É o único ingrediente que não me agrada no prato, mas ainda assim, gostei do que comi no restaurante Les Ministères, perto do restaurante do Joel Robuchon, na Rue du Bac. Abs
Lina
Gil
alcaparras é opcional.