Para quem ainda não foi apresentado ao ilustre Steak Tartare, trata-se de uma iguaria que pode chocar à primeira vista: carne de vaca crua, cortada em micro pedacinhos, cebolas e salsas picadas bem pequenas, pimenta do reino e sal. Tudo isso, recebe um ovo cru e azeite de oliva para dar a liga. Alguns já vêm à mesa com todos os ingredientes misturados. Mas em algumas casas, é o cliente quem deve fazer o serviço.
Para acentuar o sabor, molho inglês ou tabasco. Para acompanhar, batatas fritas. Et voilá!
Deixe de lado o preconceito e aproveite a viagem a Paris para experimentar. Mas atenção: o tartare de boi só deve ser pedido em lugares onde você tem certeza da origem da carne e da higiene do restaurante. Portanto, seguem abaixo algumas dicas para você se deliciar sem medo:
- Beef Club: novo restaurante de carnes em Paris, serve steak tartare cortado na ponta da faca. Clique aqui para reservar uma mesa no Beef Club. 58 rue Jean Jacques Rousseau, 75001.
- Brasserie Castiglione: o tarare é um hit do lugar | 23 euros. 235 rue Saint-Honoré, 75001.
- [ESSE RESTAURANTE NÃO EXISTE MAIS] Pinxo: esse lindo restaurante, no 1˚ arrondissement, serve o tartare cortado na ponta da faca acompanhado de foie gras | 24 euros, o prato; ou 9 euros a porção degustação.
- La Closerie des Lilas: este antigo restaurante é um clássico da região de Montparnasse, frequentado por Joyce, Hemingway e seus amigos da década de 20. E o steak tartare é um clássico do menu | 21,50 euros. Clique aqui para reservar uma mesa no La Closerie des Lilas. 171 boulevard du Montparnasse, 75006.
E para quem quer experimentar o tartare de carne de cavalo, reserve já um mesa no bistrô Le Verre Volé.
Alguém tem mais alguma recomendação de bons steak tartares em Paris?
Conheça mais pratos tradicionais da culinária francesa:
- Confit de canard
- Foie Gras
- Sopa de cebola
- Raclette
- Queijos como sobremesa
- Ovo com maionese
- Queijo Mont d”or para os dias frios de inverno
- Vinho quente
- Coquille Saint Jacques
- Salada de abacate
- Morango com pimenta. Aprenda esse segredo dos franceses.
- Como comprar e preparar aspargos
- As tradicionais sobremesas francesas
- Couscous
Obs.: Este post foi publicado pela primeira vez em 2008. Republicamos hoje com as informações e fotos atualizadas e complementares.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
77 Comentários
Jacqueline
Guta
Pode crer que para uma vegetariana foi mais cruel ainda. Carne crua? Mon Dieu!
Mauricio Christovão
Sou um fã de steak tartare, kibe cru, carpaccio, sashimi. Acho que sou tão primitivo que ainda não descobri o fogo…
Sophia
Ai, gente… que mico. Nem tinha percebido que os comentários do post original estavam aqui e acabei “respondendo” um comentário de 2008…
Sophia
Célia Braga, você mora em SP? Se sim, há bons lugares para se comer um tartare por aqui, todos eles “seguros”.
Suely
Eymard, eu também pedi enganada, sabia do prato mas esqueci, me confundi, quando chegou, não tive dúvidas troquei com meu marido, que adora carne crua.
Maria
E o risco da bactéria Salmonella, como é que fica?
Lina
Maria
Se o risco fosse grande, o governo francês proibiria este prato.
eymard
Interessante ver os comentarios mais antigos do post. A Claudia, sempre com razao! O steak confunde. Meu filho pediu. Quando chegou e viu que era “cru”, pediu para passar! (rs) Eu, particularmente, gosto. E irmão da “carne cruda” do Piemonte italiano. Embora, no caso da carne cruda, não tenha ovo para dar a liga. Ja comi um bom steak no cafe de la paix.
Thiciana Ferreira Ducha
Também fui marinheira de primeira viagem, meu amigo francês disse, “pede que você vai gostar!”. Me assustei na hora com a gema do ovo, mas misturei tudo conforme a explicação dele e surpresa… adorei!! Como costumo comer quibe cru no Brasil foi tranquilo. E mais, voltei dias depois e pedi o mesmo prato!! Haha O meu eu pedi no Chez Irene et Bernard, um restaurante super simpático de bairro, nada de muitos turistas, fica no número 58 rue Gauthey no 17 destrito. Recomendo!!!
Evelyn
Sobre o tartare: Apesar de já ter provado aqui em SP (o ovo vinha misturado), quando pedi num almoço na Angelina, assustei com o ovo. Mas foibom demais, e eu tô viva! rs. Recomendo!
Sobre o Blog: Amo!!! Ajudou muito na viagem que fiz ano passado. Era a viagem dos meus sonhos conhecer Paris, e foi tudo ótimo, pena que era só uma semana, queria ficar pelo menos 1 mês, rs. mas ano que vem eu volto com certeza (tenho que voltar!:D), tem muuuuita coisa ainda pra ver!
Kátia
Creeeeeeeeeedo! Eu nunca comeria carne de gado crua! Nem se soubesse onde o boi morava e o que comia… Blarg!