Cham é francês e leitor histórico do Conexão Paris. Hoje ele assina este artigo sobre a raclette.
Hoje em dia esta receita é preparada com aparelho especial raclette. Vocês o encontram no BHV, na Lafayette Maison ou em qualquer loja de eletro-domésticos.
Eu penso que a raclette pode ser realizada com queijo mineiro. Na França nós utilizamos queijo especial raclette feito à base de leite de vaca.
E os seguintes ingredientes:
. embutidos como presunto, presunto cozido com ervas, copa, bresaola;
. batatas cozidas no vapor ;
. pepinos e cebolas em conserva ;
. uma salada de alface ;
Cada um possui sua pazinha para fundir o queijo. Quando ele estiver completamente derretido, coloque-o sobre a batata cozida acompanhado dos embutidos, salada e conservas.
Um vinho branco acompanha este prato calórico, ideal para o inverno e muito apreciado pela moçada.
Leia também:
- O fondue dos franceses
- Tartiflette: prato do inverno francês
- Qual vinho casa melhor com fondue e raclette?
- Saibam onde degustar raclette em Paris
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
44 Comentários
Maria das Graças
Não tive clima (ainda não estava tão frio) para me deliciar com uma raclette. Ficará para a próxima viagem.
Mas pela 1ª vez tive a oportunidade de comer uma galette em uma ótima creperie em Paris. Fui na Little Breizh, na 11, rue Gregoire de Tours, 75006 Paris, tel 01 43 54 60 74.
Ambiente pequeno, simples mas com um atendimento excepcional e uma galette de 1ª acompanhada de uma deliciosa sidre. A galette finíssima, cheia de furinhos, crocante, com pouco recheio, dobrada nos quatro lados e no centro o ôvo frito com a gema mole, brilhante. Acompanhada de sidre me fez voltar no tempo à Rennes e à Saint Malo.
Para nós brasileiros galette e crepe é a mesma coisa. Para eles não. Galette é com trigo negro e crepe é com o branco.
Mauricio Christovão
Cham levantou e Jean Marc cortou!!! Ponto para a França!!!
Delícia das delícias!!!
Monica Breuer
Olá Lina,
Sempre pensei que raclette fosse um prato típico da Suiça!
conexaoparis
Mônica
Origem suiça sim. E agora bem francês.
Patrícia V.
Cham
Engordei só de olhar. Mas é uma delícia, adoro!
ORLANDO
Jean-Marc
Grato pela lição …
Beth Lima
Cham
Que delícia! Mais uma excelente dica para a próxima viagem.
Essa cidade é uma perdição gastronômica!
Também vou aguardar as dicas dos melhores restaurantes.
Obrigada.
sandra abrahim
Que delicia… onde podemos comer uma raclete aí em Paris ?? nos de esta dica Lina… estarei aí em novembro , e seria um ótima idéia já que estará bem frio !!!
Vil Muniz
Uhhhhhhh!!!!!!! deu água na boca!!!! e com um gostoso vinho então, ulalá!!!!
beijocas!!
Adriane
Adoro Raclette e quando fiz curso de frances em Paris a casa em que eu morava a familia colocava também nas pazinhas salmão defumado e cream cheese. Hoje no Brasil faço muito mas ja nacionalizei o produto e coloco diversos paes, pates e até pedaços de carne.
Estou indo a Paris daqui uns dias onde seria um lugar bem bim para comer Raclete? Sei que tem várias opções perto da Sacre Cour, mas não sei qual seria a melhor. Abs
Jean-Marc Gayman
La raclette est plutôt une spécialité helvétique du Valais. LE raclette (au masculin) étant un fromage de la même région.
Voir la page wikipédia :
“Le Raclette du Valais a obtenu en 2003 en Suisse une AOC limitant la production du raclette au seul canton du Valais, fixant un cahier des charges précis pour sa fabrication (lait cru, …) et protégeant les termes: Raclette du Valais, à la coupe et à rebibes, ainsi que le terme raclette. Attaquée par un recours déposé auprès du Tribunal fédéral par différents fabricants d’autres cantons produisant une quantité importante de fromages à raclette, la protection du terme seul raclette a été supprimée en 2007, au motif que raclette désigne une préparation culinaire (la raclette) et non un fromage. Les termes Raclette du Valais, à la coupe et à rebibes restent cependant protégés.”
http://fr.wikipedia.org/wiki/Raclette