O gigot d’agneau, o pernil do cordeiro, é um dos prato símbolos da cozinha francesa, o prato do domingo nos almoços de família ou nos jantares íntimos entre amigos.
Uns gostam dele perfumado com alho, e neste caso o alho é introduzido em pedaços no interior do pernil.
Outros consideram que este condimento anula o gosto da carne. Estes últimos o preparam com sal, pimenta do reino e alguns galhinhos de tomilho.
Ele deve ser servido dourado e crocante por fora e rosa no interior.
Como pedir este prato nos restaurantes?
Alguns restaurantes preparam as fatias do gigot grelhadas ou fritas. Esta não é a maneira correta de prepará-lo. Ele deve ser assado inteiro e apresentado ao cliente para que ele escolha ou as partes douradas ou as mais cruas.
O acompanhamento será sempre batatas fritas ou em purée, feijão branco ou meio esverdeado – os flageolets – e uma salada de alface.
Onde encontrar um bom gigot d’agneau em Paris:
Le Train Bleu: Gare de Lyon – metrô Gare de Lyon – aberto todos os dias até 23 horas. Clique aqui para reservar uma mesa.
J’GO: 4 rue Drouot, 75009 – metro Richelieu Drouot. Fechado domingo. Aberto até 0h30.
Drouant: 16 place Gaillon, 75002 – metro Pyramides. Aberto todos os dias até meia noite.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
13 Comentários
christiana
Lina,desculpe se o local é impróprio p/ o tema,mas voce poderia me dizer como é o clima no final de março?Ainda é muito frio,usa-se os casacos impermeáveis,luvas,muita lã?Estou chegando dia 23/03 e fico até 02/04.Agradeço muitíssimo sua resposta.abraço.
Patricia Oliveira
Lina
Meu marido adorou esta dica do gigot d’agneau!! Vc conquistou todos nós. Vou conferir estas dicas em breve.
Conhecemos o d’agneau de 7 horas, que comemos sempre no Chez Henri. Beijos
Patricia Oliveira
Mônica
Olá Lina, primeiramente parabéns pelo blog! Como muitos outros, não consigo parar de ler…
Farei minha primeira viagem a Paris agora em abril… como ficarei poucos dias, pretendo fazer o seu roteiro de 4 dias e, na segunda feira de feriado (páscoa) ir à Torre Eiffel e Montmartre. Será que Monsmartre é um bom passeio para um feriado ou estará tudo fechado?
E esse cordeiro hein… já esta incluso no roteiro!!!
Beijos
conexaoparis
Julia
Obrigada. Sou historiadora.
conexaoparis
Laura
Estou para me çançar nesta do twitteer, mas vou deixando passar, com medo de perder os poucos minutos que tenho longe do blog.
conexaoparis
Marcio
Obrigada pela dica.
Marcio André
Oi Lina,
como sempre, obrigado pelas dicas. Estive aí no período de carnaval, e aluguei um apartamento na Rue du Croissant, no segundo arrondissement, como tinha lhe dito antes. Foi ótimo. Ali próximo, na rue du Mail, fica o Chez George, um ótimo bistrot que também tem o gigot d’agneau excelente. E o lugar é pitoresco, com preços de comida e de vinho bem honestos. Vale a pena ir.
Abraços,
Marcio
Laura
Olà, Lina!
Estava lendo uma matéria no Guardian e, lógico, lembrei do seu blog. O Benji Lanyado, reporter de turismo do jornal, fez uma viagem a Paris só com dicas coletadas no twitter. Chegando na cidade, ele twittava dizendo onde estava e pessoas mandavam dicas de lugares para visitar.
Se quiser dar uma olhada, está em http://www.guardian.co.uk/travel/2009/feb/10/paris-twitter-trip-twitrip?page=all.
Julia
Oi Lina (Te chamo assim copiando os outros leitores),
Você é jornalista? Sei pouco sobre você….
Enfim, pergunto isso para aproveitar o gancho e te elogiar pelo excelente trabalho que faz no seu blog!
Parabéns! Parabéns! E parabéns!
Achei seu blog há alguns meses atrás antes de ir a Paris e agora, mesmo depois de ir, tenho vontade de dar uma lida no que você escreve! Olha só o que você consegue! E eu, sinceramente, não sou de ter muita paciência de ficar entrando em blogs e bisbilhotando por aí!
Beijão
Maria das Graças
Delícia! Pernil de cordeiro é um dos meus assados favoritos. Na semana passada preparei um e servi acompanhado de “gratin dauphinois”. Usei alho para satisfazer o gosto do nosso convidado para o almoço. A carne de cordeiro encontrada nos mercados do Rio vem do Uruguai.