Leitores me pediram alguns artigos sobre os pratos tradicionais, aqueles que fazem parte da história da cozinha francesa, os pratos que todos os franceses conhecem. Discutindo com amigos a conclusão é a seguinte. Se você quiser comer um prato tradicional, uma receita antiga, da velha escola, melhor escolher um bistrot ou uma brasserie. Os chefs celebridade, assim como os novos chefs, estão sempre em uma dinâmica de experimentar, de renovar e inovar – não os vejo preparando pratos a partir das boas receitas das avós.
O primeiro da série será o confit de canard, quer dizer o pato cozido lentamente na própria gordura.
Esta maneira de preparar o pato é deliciosa. A carne de pato tem uma tendência a ser seca e preparada assim ela mantem todo o suco, fica macia, desmanchando. Quando no cardápio do restaurante estiver indicado confit de canard, trata-se normalmente das coxas do pato acompanhadas de batatas sautées.
Se você quiser comprar e preparar em casa ou levar para o Brasil, muito fácil.
Você pode comprar em conserva, lata ou bocal. Em casa, é só colocar em uma frigideira e deixar esquentar lentamente.
Mas acho que em qualquer boa brasserie você vai encontrar este prato.
Conheça mais pratos tradicionais da culinária francesa:
- Sopa de Cebola
- Foie Gras
- Raclette
- Os queijos franceses
- Steak Tartare
- Ovo com maionese
- Queijo Mont d”or para os dias frios de inverno
- Vinho quente
- Coquille Saint Jacques
- Salada de abacate
- Morango com pimenta. Aprenda esse segredo dos franceses.
- Como comprar e preparar aspargos
- As tradicionais sobremesas francesas
- Couscous
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
50 Comentários
Didier Guigue
Erratum
Obvio, onde escrevi “graça”, leia-se graxa…. Aliás, sobra muita graxa, NAO JOGUEM FORA! conserve em vidrinhos! é uma deliciosa e saudável gordura (não provoca colesterol) que poderá ser usada para cozinhar batatas, arroz, ervilhas ou lentilhas, dar um toque para molhos de saladas, etc… Uma maravilha!
Didier Guigue
Ola
Justamente jantamos ontem a noite confit de canard, uma latona de 4 grandes coxas trazida (ilegalmente!!!) por um amigo de volta de Paris.
Acessei este blog para saber se existia alguma importadora desta delícia. Alguma dica?
O preparo, recomendo fazer assim:
– retirar e reservar quase toda a gordura
– fritar a fogo muito baixo as coxas pelo lado da pele.
– aumentar o fogo aos poucos.
– ir retirando a gordura em excesso
– quando a pele estiver bem dourada e croquante, virar e não demorar muito, já estão prontas.
– enquanto isto, “fritem” umas batatinhas cortadas em cubos na graça reservada. As batatas terão sido precozidas “al dente” numa rápida fervura.
– não coloquem sal em nada. Na mesa: sal e pimento no moinho.
– umas folhas de caráter (tipo rúcula) constituem um complemento ideal (quase sem molho).
– e um tinto encorpado (ontem tomamos um Dao).
Então, existe uma importadora por aí?
Abraços
Didier
Fred
Obrigado M. Lina !!!
Adoro ervilhas e vagens e farei a combinação.
Abraço
conexaoparis
Fred
Eu já servi com ervilhas na manteiga, com vagens cozidas e passadas no azeite. Mas acho que um arroz branco com ervilhas deve ficar gostoso.
Fred
Olá caros M. Lina e leitores,
Gostaria de uma sugestão para acompanhar o confit, além das batatas, como na apresentação no blog, e, assim, poder saborear o último “souvenir” de Paris 🙂
Abraços,
Fred
conexaoparis
Emanuel
Uns deixam o confit esquentar na propria gordura, ele vai fritando devagar.
Os restaurantes preparam assim.
Minha cunhada coloca no forno. Assim fica mais leve.
Emanuel Sarinho
Preciso de sua ajuda
Ganhei um Confit de Canard du Perigord 4 cuisses.
Devo esquentar com a gordura ou só colocar as coxas
no forno sem a gordura com a pele voltada para cima ?
Aguardo noticias
conexaoparis
Sandra
Nunca falei nada sobre roteiros gastronômicos porque não pesquisei ainda estes roteiros.
Por isto por enquanto ainda não cito nada nesta área.
Sandra
Olá,
Conheci o seu blog pesquisando sobre o que fazer em Paris, e confesso, toda vez que alguem quer ir a Paris dou uma olhada para ver o que há de novo, as dicas ….assim me mantenho informada.
Trabalho em uma agencia de viagens e estou montando um roteiro gastrônomico pela França. Voce poderia me ajudar com algumas dicas de cidades muito interessantes para montar esse roteiro?
Obrigada.
Um abraço,
Sandra
isabelle
Oi M.Lina
Eu sou igual a Cris ,to sempre lendo as novidades do blog
Antes eu não sabia nada de Paris.Agora parece que já estive lá várias vezes,graças a vc,qdo for pra lá ano que vem ,não vou me sentir perdida,já sei aonde ir e como ir.Brigadão.beijo
Em tempo,como se pronuncia :Buffet com u ou biffet com i,rsrsrs…