Alho poró ou poireau é um legume muito utilizado na cozinha francesa. Seu gosto se situa entre a cebola e o aspargo. A parte mais apreciada é a que fica enterrada, a parte branca.
A receita tradicional francesa é poireau cozido no vapor e degustado frio temperado com uma vinaigrette.
Mas ele entra na preparação de tortas salgadas, quiches, sopas, carnes cozidas, pot au feu.
O poireau na França é um legume popular e barato. Em alguns pontos do Brasil, o alho poró custa uma fortuna como se fosse legume raro. Mistérios comerciais e incompreensíveis pois dizem que a planta é resistente e a cultura simples.
Passo para vocês receita deliciosa do chefe Alain Passard.
Cortar os poireaux em rodelas e cozinhar com manteiga e um pouquinho de água. Cozinhar lentamente no fogo brando e adicionar mais água se necessário. Quando eles estiverem macios e desmanchando, acrescentar uvas brancas sem sementes e ervas.
Vejam a descrição da receita com fotos no site Papilles e Pupilles.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
24 Comentários
Kika Mello
Maria das Graças
Me deu vontade de comer aspargos! Comparto com vc sua prelição pelos verdes ou brancos.
Outro dia comi maravilhosos aspargos frescos, verdes, gratinados como acompanhamento de um linguado. Estavam divinos! Eu achava que ficariam insípidos mas longe disso! Não esqueça de misturar queijo para gratinar e nem um toque de noz moscada no molho branco. Você vai adorar!
Um abraço
Patrícia V.
Madá
Já tenho tido até algum sucesso, sabe? Por isso ando tão empolgada, rsrsrs! Mas não é sempre que acerto a mão, admito…
Maria das Graças
Não sabia que aqueles aspargos de elástico eram do Peru. Aqui em Porto Alegre custam em torno de R$ 13 no supermercado e nem sempre se encontra. Eu cozinho eles de pé, com as pontinhas fora da água, para que elas cozinhem somente com o vapor. E a minha receita preferida com eles é risoto!
Maria das Graças
Madá, os aspargos peruanos já estão no mercado do Rio há uns 3 anos. É um molho que vem amarrado com dois elasticos roxos e neles vinha impresso “produce of Peru”. Hoje em dia continuam os elásticos roxos mas sem nada impresso. E o último molho que comprei na semana passada já veio em um saco de celofane. São mesmo excelentes. Na feira são mais caros mas no supermercado estão em torno de R$10,00 o molho.
Dos aspargos só descarto uma rodela de um centímetro da base. A parte menos nobre do caule corto em rodelas de meio centímetro e cozinho com arroz, ou refogo e torna-se uma base de souflê, de sopa, etc.
As pontas, oh! as pontas. Essas ou cozinho no vapor ou salteio na manteiga mas muito rápido para que mantenham a cor e fiquem crocantes. Acompanhammento perfeito para grelhados (carnes, aves e peixes).
Madá
Maria das Graças, assim como vc, o alho poró é presença constante na minha lista de compras. Uso em quase tudo.
A Beth tem razão ao lembrar da sopa. A minha mãe fazia uma sopa de Vichyssoise gelada maravilhosa, desde quando eu era pequena, logo devia ter alho poró aqui no Rio pelo menos na década de 60 (rs). Uma delícia para o nosso verão do Rio. Não me lembro de ser um produto raro. Porém, concordo com vc e o Edu que o nosso alho poró, até hoje, ainda está muito longe dos poireaux que a gente encontra nos mercadinhos/feiras de Paris. Preciso usar 4 talos para equivaler a um bom poireaux.
Adorei sua dica dos aspargos frescos peruanos, vou experimentar!
Patricia V, tenho certeza que seus comensais irao adorar o resultado da sua dedicacao nas receitas.
Patrícia V.
Beth
Então vamos lá, escola da vida, rsrsrs! O meu caderno de receitas está recheado!
Maria das Graças
Beth, eu nem sabia que a sopa, através da qual eu fui apresentada ao delicioso alho poró, se chamava Vichysoisse. Isso foi no início da década de 70 e eu nunca tinha ouvido falar de alho poró. No Ceará não tinha disso não.
Uma colega de trabalho trouxe-me dois talos de poró e a receita da sopa. Desse dia em diante o alho poró passou a fazer parte da minha cozinha.
jorge fortunato
Eu gosto muito de alho poró. E invento muita coisa com ele. Gosto de preparar um molho para inhoque com alho poró que fica ótimo. Já foi caro, mas o preço hoje está em média 1,99. De vez emq uando tem promoção no Hortifrutti por 0,99. Já os aspargos continuam caros.
Beth
Eidia
Adoro alho poro!
Coloco em tudo…
É a base de uma boa Vichysoisse, minha sopa predileta.
Quente ou fria!
Abs.
Beth
Patricia V
Meu marido fez um curso de culinária numa escola famosa …
Resultado?
Não recomendo, risos.
Voltou com um monte de receitas e… não muito resultado!
O ue ele aprendeu sozinho é muito melhor…
Risos e abs.
Ana
Adoro alho poró!
Tem um livro aqui no Brasil que chama porque as francesas não engordam, e no começo a autora propõe um fim de semana de choque. Nele só pode comer alho porró, ou uma sopa de alho poró na peneira.
Já fiz váários fim de semanas desses e funciona viu? hahaha
beijoss
ana