A bouillabaisse é uma sopa originária da cidade de Marseille, preparada com peixes pequenos, ditos peixes de rochedos e com peixes de primeira qualidade como o Saint Pierre. Os peixes nobres ficam inteiros e os pequenos são moídos para formarem um caldo espesso.
Detalhe importante deste prato é o molho que o acompanha e que se chama rouille. Molho feito com ovos e azeites em maionese, colorido com açafrão e perfumado com alho crú.
Serve-se o caldo, coloca-se a rouille em cima de torradas e estas dentro da sopa. Por fim acrescenta-se os peixes em pedaços e sem espinhas.
Onde comer uma boa bouillabaisse em Paris?
Le Dôme: 108 boulevard Montparnasse, 75014. Preço da bouillabaisse, 46 euros por pessoa. Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Le Dôme. Leiam o artigo que escrevi sobre este restaurante de Montparnasse, clique aqui.
La Méditerranée: 2 place de l’Odeon, 75006 Paris. Preço da bouillabaisse, 29 euros por pessoa. Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante La Méditerranée. Leiam o artigo que escrevi sobre este restaurante de Saint Germain, clique aqui.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
16 Comentários
Eduardo
Olá
alguém já experimentou a Bouillabaisse do “Le Dôme” em Paris ?
gostaria de uma opinião
merci
Claudia Reis
Lina, só queria corrigir os nomes, pois escrevi todos eles para não esquecer. Errei nos macarrons e no bigorneau. Ah! o Mont d´or estava fora de época… Obrigada.
Claudia Reis
Lina,
passei 20 dias em Toulouse na casa de amigos.
Ao ler sobre os pratos franceses comecei a ver a gentileza de meus amigos, pois comi quase todos e mais alguns: a salada de Chevre Chaux,os beignoles,confit de canard, fois gras,os peixes diferentes,èclat du cafe,os melões ( que delicia), os queijos ( fui até a Cave Rocheford),o cassoulet de Toulouse, as ostras em Arcachon, o macaron de St,Jean de Luz…
conexaoparis
Luana
Frequente os restaurantes italianos. Eles tem pratos com queijo quente. Já dei uma dica de um italiano perto de casa. Arquivado na categoria restaurantes.
luana
obrigada, vou anotar sua dica, mas tem algum prato quente de queijo? nao queira comer só salada, adoro massa
conexaoparis
Luana
A salade de Chevre Chaux. Salada com torrada e queijo de cabra gratinado.
Em todos os restaurantes e brasseries você tem vários opções de saladas e legumes cozidos. O haricot vert, a vagem, está em todos os cardápios.
luana
ola, adoro seu blog, estou louca para provar algo frances mas eu sou vegetariana, ovolacto, apenas vejo pratos com carne, poderia me indicar algo com queijo ou verdadura? obrigada
Dé
Oi Claudia, deve ter sido porque tentamos ir nos restaurantes do Guia Michelin. Queriamos comer “A” bouillabaisse! Como eu não tinha outro guia de restaurantes (estavamos apenas de passagem) ficamos com receio de cair num restaurante para turista. Acabamos achando um bistrozinho muito simpatico com um Aïoli delicioso!
Alias, adorei Marseille e gostaria muito de voltar la’ para conhecer melhor a cidade e os arredores. E enquanto isso posso matar a curiosade aqui mesmo em Paris la’ no Dôme.
Cláudia Oiticica
Já tomei a bouillabaisse algumas vezes,meu marido é fanático por frutos do mar.Ele sempre fala que apesar do Brasil ter uma enorme variedade de peixes,crustáceos e afins ,a maneira como eles são expostos na França é
imbatível . Vou experimentar o Le Dôme da próxima vez.
Dé ,nunca aconteceu isto comigo. Mesmo em Marseille já
pedi e tomei sem ter que pedir com antecência.Normalmente,
é um prato que tem que se pedir para duas pessoas.
Já fiz algumas versões desta receita em casa,mas não fica tão igual porque os peixes são diferentes ou não acertei.
Bem, quem não tem a bouillabasse,fica com a caldeirada que também é uma delícia.
Dé
Dica anotada, Lina. Nunca comi uma bouillabaisse.
Quando fomos à Marseille tentamos reservar um dos restaurantes do guia para comer uma boa bouillabaisse mas todos disseram que para comer a bouillabaisse tinha que fazer a reserva com um minimo de 48h! Eu nunca tinha visto isso!
Espero que no Le Dôme não seja assim. 🙂