No outono e no inverno, a qualidade dos crustáceos e frutos do mar é excelente. Eu aconselho a todos o plateau de fruits de mer do restaurante Le Dôme (clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Le Dôme). Quer dizer, uma grande bandeja colocada no centro da mesa com ostras, camarões, caranguejos, mariscos, bulots (escargot do mar) e uma coleção de conchas comestíveis com nomes simpáticos: clams, praires, coques. Acompanham este plateau, pão de centeio, limão, às vezes um molho de azeite, vinagre e cebola (mas o limão é melhor), manteiga salgada e maionese. O limão é para as ostras e as conchas. A maionese para acompanhar caranguejos e camarões. E a manteiga para acompanhar tudo.
Sobre o restaurante Le Dôme, leiam este artigo aqui.
Todos os anos lembro a vocês que o marron glacé, a deliciosa castanha portuguesa cozida dentro de um saquinho de filó, caramelizada com carinho, sequinha somente por fora e bem macia, é um produto fabricado e vendido no inverno.
Comprem no Fauchon.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
71 Comentários
polliana
Estou com a boca cheia d’agua ………… ! Quero comer Marron Glacé em Paris, caramelizado …aaaaaaah e tb as bombas, um amigo francês me falou que elas são demais, é verdade ? !!
Aonde fica o Fanchon ? Chego em Paris no dia 29/12, enfim ….contando os dias …
Beijos a todos vcs e muito obrigada ..
Polliana
Cláudia Oiticica
Beth, De Gaulle não morreu disso nem de ter governado um país com 365 tipos de queijo.rsrs
Beth
Eymard e Claudia
Meu marido também já comeu o bigourmau, risos. E ele disse que a palourde é a prima morena do vôngole. Ele também é o maior fã dos plateaux de frutos do mar!
Mandou dizer também que não foi disso que o De Gaulle morreu…
Risos e abraços
Cláudia Oiticica
Beth, já comi palourde. Eles aparecem em alguns plateaux de frutos do mar. Acho bem parecidos com os vôngoles, se é que não são. Ao contrário do seu marido, só experimentei após a morte do De Gaulle.rs,rs
O peixe-pizza (achei ótimo e como a Sueli, pensei logo na arraia) turbot, também gosto . Vou continuar a minha saga em busca do ormeau.rs,rs
Eymard, tive vontade de comprar esse livro na época do lançamento e acabei me esquecendo. Boa lembrança,
Eymard
Suely, aqui vamos ficamos fas uns dos outros. Pode ter certeza que a reciproca e verdadeira. Como disse alguem alguns posts atras, ‘e uma grande sala de “amigos”. Procuro levar a vida sempre com bom humor!!!
Beth
Claudia
Meu marido disse que conhece a abalone. Diz ele que é muito usada na culinária italiana,,,
Ele mandou perguntar se vc conhece a palourd. Ele comeu num restaurante bretão chamado Ty Kos, risos. Eu perguntei quaaando??? e ele respondeu que foi na época em que o De Gaulle ainda era vivo, risos.
Bjs.
Beth
Sueli
Descobri!
É o turbot! Em português é rodovalho.
Êta peixe feio…
Bjs.
Beth
Sueli
É redondo mas não é o sole.
Eu vi num site de um restô francês mas não lembro qual. Dá o maior trabalho para tirar a parte aproveitável… Deve ser um peixe importante, risos.
Vc gosta de scargots?
Bjs.
Sueli OVB
O nome do peixe ficou repetido. RAIE
Sueli OVB
BETH
Um peixe que se parece muito com uma pizza é a arraia, raieRAIE em francês e eles usam muito. Seria esse?
Beijo