No outono e no inverno, a qualidade dos crustáceos e frutos do mar é excelente. Eu aconselho a todos o plateau de fruits de mer do restaurante Le Dôme (clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Le Dôme). Quer dizer, uma grande bandeja colocada no centro da mesa com ostras, camarões, caranguejos, mariscos, bulots (escargot do mar) e uma coleção de conchas comestíveis com nomes simpáticos: clams, praires, coques. Acompanham este plateau, pão de centeio, limão, às vezes um molho de azeite, vinagre e cebola (mas o limão é melhor), manteiga salgada e maionese. O limão é para as ostras e as conchas. A maionese para acompanhar caranguejos e camarões. E a manteiga para acompanhar tudo.
Sobre o restaurante Le Dôme, leiam este artigo aqui.
Todos os anos lembro a vocês que o marron glacé, a deliciosa castanha portuguesa cozida dentro de um saquinho de filó, caramelizada com carinho, sequinha somente por fora e bem macia, é um produto fabricado e vendido no inverno.
Comprem no Fauchon.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
71 Comentários
Sueli OVB
BETH
Ia dizer que era o Sole, mas você já o descartou. Não sei. Adoro peixe, mas tenho muito medo de arriscar, pois sou nojenta para comer, embora prove tudo. Bastou nossa experiência com a Andouillette…
Beijos
Beth
Claudia, Sueli, Eymard
Vcs sabem o nome daquele peixe francês que parece uma pizza gorda com olhinho e boquinha? Não é o sole! Outro dia eu vi um site de culinária onde ensinava como cortar… Nunca vi um peixe tão feio!
Abs.
suely
Oi Eymard,sou sua fã,voce é muito divertido,rsrsrs…
Eymard
Dicionario Amoroso da Cozinha Francesa, de Alain Ducasse diz que “Ormeau” ‘e um “gastropode como o bigourneau (caracol do mar).” (risos) Como na musica do zeca pagodinho: “nunca vi, nem comi. Eu so ouco falar” (risos)
Cláudia Oiticica
Sueli e Beth, o “ormeau” é um molusco, que segundo uma amiga minha francesa é delicioso. Ela viu recentemente na minha casa uma concha azul-esverdeada que comprei há séculos e perguntou se eu gostava de “ormeau”. Nunca tinha ouvido falar nesse nome e disse que tinha comprado a concha porque tinha gostado e nem sabia que era comestível o que devia ter dentro. Como ela disse que era comum na Bretanha e eu estive lá em julho, fiquei “passada” porque não me lembro de ter visto esse nome em nenhum cardápio. Acabei de fazer uma pesquisinha rápida na net e a tradução é abalone ou ear-shell em inglês; e também é uma árvore, como bem disse a Sueli. Desculpem a confusão.(rs,rs) É que sou super curiosa e fiquei com esse nome na cabeça.(rs,rs).Bjs.
Beth
Claudia
Boa pergunta!
Mas o que é um “ormeau”?
Risos e abs.
Sueli OVB
Corrigindo: Figueira Rubaiyat.
Sueli OVB
CLÁUDIA OITICICA,
Isso para mim é um Olmo. O que exatamente você quer? Algo como a figueira do Figueira Rubaya em São Paulo? rs
Beijos
Cláudia Oiticica
Sueli, o lotte é tão horroroso que em Portugal também é chamado de peixe-sapo. Mas ele já é servido cortadinho e é tão macio e delicioso que a gente nem imagina a feiúra dele.Bjs.
Alguém conhece algum restaurante em Paris que tenha “ormeau”?
Sueli OVB
MENINAS,
Super obrigada pelas informações. Passarei a apreciar o lotte e o tamboril. Mas são muito feios, os coitadinhos! Como eu adoro Dos de Cabillaud(sabia que era bacalhau fresco) e tenho medo de errar, sempre o degusto e não arrisco nos outros.
Farei a lição de casa na próxima ida.
Beijos