Veja as diferenças e similitudes entre a Praça do Hotel de Ville hoje e a mesma na Idade Média. Algumas características subsistem. Outras não.
Esta é a praça do Hotel de Ville, a prefeitura de Paris. Desde 1982 ela é reservada aos pedestres e é um espaço para eventos, festas, encontros. Ela se transforma em terreno de volley no verão, em pista para patins no gelo no inverno. Topamos aí com as manifestações para a doação de sangue, com os telões para a Copa do Mundo ou para o Roland Garros, com concertos gratuitos, com barracas de informações sobre a vida estudantil, etc.
Se fizermos uma viagem no tempo e aterrisarmos na idade média vamos descobrir diferenças e similitudes.
A praça do Hotel de Ville medieval se chamava Place de Grève e grève nesta época nomeava uma areia misturada com cascalho que cobria toda a esplanada. A grève facilitava o transporte das charretes com mercadorias entre a praça e o cais do Sena. Porque a praça, nesta época, estava ao lado do principal porto de Paris e aí acostavam os barcos que abasteciam a cidade em lenha, farinha de trigo, carvão e vinho. Nesta época o Hotel de Ville era bem menor (no centro na foto).
A Praça de Grève era também um local popular, movimentado onde aconteciam eventos e festas. Aí era festejada a noite de São João com enorme fogueira acesa pelo rei em pessoa e era aí que aconteciam os suplícios e as execuções na forca ou na fogueira.
Aliás a primeira execução foi em 1310, quando uma herética chamada Marguerite Perrete foi queimada viva. E em 1971 o bandido Cartouche foi supliciado. A primeira execução por guilhotina aconteceu aí também, em 1792, durante a Revolução Francesa.
Tanto no século 21 como no passado, esta praça sempre foi o coração de Paris. Hoje, o Hotel de Ville é mais imponente, mais grandioso que na época da realeza. O Sena, coitado, perdeu sua função primordial e os portos desapareceram. As fogueiras, forcas e guilhotinas foram substituídos por fontes, telões, obras de arte e patinadores felizes.
E saibam que a origem da palavra greve se encontra na Idade Média. “Fazer greve”, naquela época, era o seguinte: a Place de Grève era ponto de encontro dos desempregados que aí passavam o dia na espera de propostas de trabalho. O “fazer greve” evoluiu para o sentido que conhecemos hoje, ou seja, interromper o trabalho para obter um aumento salarial.
Veja mais fotos de Paris na Idade Média clicando aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
10 Comentários
Regina Alice Correa.
Adoro essas informações do”Conexão Paris”.Sou apaixonada por Paris.Vou todos os anos desde 1977 quando fui pela 1a.vez.Sempre fico em ap.em Saint Germain ,que considero o melhor bairro(arrondissement).Ja morei lá,estudei ,mas essas informações sempre me acrescentam muito.Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Regina, obrigado pela audiência!
Jauaperi
Muito bonito
Jacqueline
Joffrey de Peyrac queimado na Praça de Grève…Anne e Serge Golon pesquisaram em mais de 500 livros para escrever A Marquesa dos Anjos. Eu já era apaixonada por Paris quando conheci a obra. Depois só aumentou a paixão. Não tem cura.
Sophia
“fotos de Paris na Idade Média” é uma construção divertida!
Anne
Poxa que interessante !amei saber, estive lá fazem três anos e cheguei ao Hotel de Ville andando desprenteciosamente!muito obrigada pelas informações !!;)
LuciaCarneiro
Lina,
fico sempre encantada com a história de Paris e com a oportunidade de cada vez aprender mais sobre a vida da cidade. Reverencio cada passo que faço imaginando, através dos tempos, os acontecimentos escondidos em prédios, monumentos e no chão cimentados.
Desta vez, agora neste Outubro, voltando para Saint Germain desde o Marais a pé, chovia, mas fiz questão de atravessar a Place de L’Hotel de Ville, olhar, rever apreciar. Descobri que agora, do quai de Gesvre até a Rivoli, a praça passou a ser chamada de ‘Esplanade de La Libération’. Foi decidido rebatiza-la em homenagem a Resistência, aos que se insurgiram contra a ocupação alemã, aos aliados que lutaram e ajudaram na liberação de Paris em WWII. Foi dali que, em discurso à população, De Gaulle proferiu as palavras que ficaram célebres:
‘Paris outragé! Paris brisé! Paris martyrisé!
Mais Paris libéré,…’
É de arrepiar!
Bianca
Fico fascinada com a história da cidade. Enquanto aqui no Brasil precisamos buscar a história, na Europa as pessoas respiram história!
Vivian Mara Côrtes Camargo
Muito interessante esta viagem ao longo do tempo, gostei de ver as fotos antigas e as transformações pelas quais passou a região.