Saint Gobain, uma das mais antigas empresas francesas criada em 1665 por Louis XIV, festeja seus 350 anos.
O ponto alto da comemoração é uma exposição itinerante chamada Sensations Futures. Após Shanghai em janeiro, São Paulo em abril e Philadelphie em maio, os pavilhões da exposição se encontram, até o dia 31 de outubro, na Concorde. A praça Concorde, um dos espaços mais bonitos de Paris, é também um lugar simbólico com sua perspectiva que começa na Pirâmide do Louvre e termina na Grande Arche de La Defense.
Tanto a Pirâmide quando a Grande Arche são duas realizações emblemáticas da Saint Gobain.
A exposição propõe uma experiência sensorial e artística ao grande público, inspirada nas experiências do centro de inovação do grupo. Os pavilhões permitem aos visitantes experimentarem sensações de conforto e inconforto térmico, visual e acústico graças aos módulos sensoriais.
Pavilhão Escutar: mostra as performances acústicas dos materais da Saint Gobain. O cubo capitonado, isola os barulhos externo e oferece uma viagem acústica entre silência absoluto e barulho urbano. As fachadas externas, brancas durante o dia, mudam de cor a noite.
Pavilhão Criar: possui a forma de uma escada helicoidal, um desafio arquitetural. Tecidos de alta tecnologia iluminam as superfícies murais interiores. À noite, os ângulos sublinhados por LEDs criam um movimento infinito.
Pavilhão Colorir: um carrossel de vidro, um caleidoscópio que colore o espaço. O vidro é um grande savoir faire da Saint Gobain. Este pavilhão associa vidros tradicionais e vidros do futuro que integram um tecido fornecido pela Glassolutions.
Pavilhão Ver: homenageia ainda o vidro, material histórico do Grupo. Ele é composto de inúmeros espelhos incrustados de LEDs. Durante o dia, seu aspecto evolui de acordo com a luz. De noite, ele se transforma em cubo de luz em perpétuo movimento. No interior, o público sente a impressão de estar suspenso no espaço e no tempo.
Duas últimas informações: Saint Gobain construiu também o piso de vidro da torre Eiffel, assim como o piso de vidro da passarela da Tower Bridge de Londres.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
3 Comentários
Otavio Leandro
Estive na semana do dia 15 de outubro, é muito grande, contrasta com as construções antigas, mas é bonito se ver, o ontem e o hoje ali.
Cristiane Pereira
Vi a montagem da exposição no começo de outubro, e não consegui descobrir do que se tratava. Achei que fosse algo relacionado à Fiac, feira de arte contemporânea. Adoraria estar em Paris para, agora, conferir o resultado e visitar essas instalações!
Mauricio Christovão
O vidro é uma das grandes descobertas da Humanidade. Que venham os próximos 350 anos…